Ortorexia; como curar a obsessão por alimentos saudáveis

Uma verdadeira obsessão: pela alimentação saudável e contra o alegado " venenos "Para uma atividade física levada ao extremo, com um esforço constante, com um olhar fixo nas calorias de cada alimento e no peso da forma física. A ortorexia é uma forma de desperdiçar e exagerar os bons hábitos alimentares e físicos, transformando-os em uma armadilha de fixações maníacas .

ORTORESSIA

O homem que classificou este patologia moderna sofreu pessoalmente. Steven Bratman era um nutricionista britânico que enchia a cabeça dos seus pacientes com avisos sobre a suposta toxicidade de certos produtos alimentares e convidava-os a escavar o canto mais escondido de um rótulo para descobrir algo que pudesse fazer mal.

O QUE É A ORTOREXIA

L' ortorexia é um doença como obsessão maníaca por alimentos saudáveis Nessa altura, comer torna-se um problema, muitos alimentos são considerados "perigosos", com base em lendas e teorias pseudo-científicas, e um dos prazeres mais importantes da alimentação é desperdiçado: partilhá-lo em boa companhia. A ortorexia, de facto, leva ao isolamento dos outros e ao enclausuramento numa espécie de bolha alimentar, na qual só entra um determinado tipo de comida.Bratman, que cunhou o termo anorexia em 1997, classificou os homens e as mulheres que sofrem desta doença como pessoas "sobre-reguladas".

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

QUANDO É QUE A COMIDA SE TORNA UMA OBSESSÃO?

O primeiro veículo que conduz à obsessão da ortorexia é a linguagem associada ao pensamento. Os italianos, em média, passam três horas por dia a pensar e a falar sobre a comida: será que faz bem? Como se deve tomar? Com que receita? Devo evitá-la? O resultado é que já estamos em 450.000 pessoas que sofrer de ortorexia Com uma clara prevalência dos homens (11,3%) sobre as mulheres (3,9%), e com um ranking de cidades liderado, por ordem, por Milão, Roma e Turim: um sinal de que a ortorexia afecta mais as classes abastadas, normalmente mais atraídas pelo objetivo de uma alimentação saudável.

SINTOMAS DE ORTOREXIA

I sintomas As características mais evidentes da ortorexia dizem respeito à forma como o doente encara os alimentos. O ortoréxico estuda, como se de um objeto de laboratório se tratasse, toda a sua composição químico-biológica. Foge do que julga serem percentagens excessivas de gorduras e açúcares. Lê os rótulos como se fossem clássicos literários do século XIX, com o cuidado de não perder uma palavra. E considera-se um luminar paratudo sobre a nocividade e a toxicidade de cada produto. O ortoréxico torna-se escravo de uma relação obsessiva maníaco, com a comida e a mesa .

AS CAUSAS DA ORTOREXIA

Os médicos classificam a ortorexia como uma distúrbio alimentar Em todo o caso, estamos a falar de uma atitude que afecta muito a estabilidade das pessoas, o seu lado humano e, acima de tudo, a sua capacidade de se relacionar com os outros. Zero.

O ortoréxico tem as conotações de uma pessoa, homem ou mulher não faz diferença, portador de uma verdade absoluta Talvez por representar uma minoria, sente-se no direito de ser muito agressivo: é difícil e quase inútil contradizê-lo Além disso, não sabe ouvir, não aceita opiniões que não estejam em total sintonia com as suas, pelo menos em matéria de alimentação.

Don't waste é também um sítio criado para cultivar a boa cozinha, os bons hábitos alimentares, os bons estilos de vida em relação à comida. desperdício de saúde e de vida E isso é evidente nas dietas que continuam a multiplicar-se, mesmo através de propostas completamente despropositadas.

IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E COMPLETA

A última loucura é a do " respiriani ", uma categoria de pessoas que afirmam que é possível viver bem sem comer, mas simplesmente "respirando" a energia vital que as rodeia. Uma prática muito perigosa O que os médicos criticam fortemente: para sobreviver, cada um de nós precisa absolutamente da quantidade certa de nutrientes todos os dias, o que só é possível através de uma alimentação saudável, variada e completa.

Uma dieta louca e impossível Na civilização das aparências, a dieta está a tornar-se uma verdadeira fixação e somos inundados por propostas que só nos podem fazer mal. E que nos arrastam, a golpes de obsessão, para o abismo da ortorexia que é uma doença real e muito atual.

LER TAMBÉM: Como ter uma dieta adequada, 10 regras correctas para perder peso bem e sem esforço

SINTOMAS DA ORTOREXIA NERVOSA

Ortorexia é uma síndrome nervosa, designada por ortorexia nervosa ", conduzindo ao obsessão por uma alimentação saudável Em Itália, segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada três cidadãos afirma ter um amigo obcecado por comida. Além disso, um estudo realizado pela associação para a prevenção e conhecimento dos distúrbios alimentares Nutricionalmente de 1200 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, revela que a cidade mais "em risco" é Milão, com 33% de potenciais ortoréxicos, logo a seguir Roma, com 27%, e Turim, com 21%.

RISCOS DA ANOREXIA

Para além dos danos psicológicos, que não devem ser subestimados, a ortorexia tem também graves efeitos secundários no nosso físico. Como já dissemos, conduz ao isolamento , e não apenas à mesa Isto leva a sentimentos de solidão e abandono, e até mesmo à depressão: afinal, a comida também é um remédio natural para o bom humor. Depois, há os danos físicos. Uma dieta obsessiva esgota minerais e vitaminas (por exemplo, a B12 contida em muitas gorduras animais) e isso enfraquece os ossos e o sistema cardiovascular. Há um risco realinútil, uma vez que, no caso da ortorexia, não é compensado por nenhum prazer, mas apenas por um sofrimento adicional que se junta à renúncia a tantos alimentos.

O QUE É A DRUNKORESSIA

Não só a ortorexia: entre as novas perturbações alimentares encontramos também a drunkorexia uma "moda" muito perigosa e cada vez mais difundida entre os jovem levando a comer muito pouco ou para jejum obsessivo de modo a compensar as calorias consumidas com bebidas alcoólicas Os sintomas vão dos vómitos à respiração irregular, da confusão mental (até ao coma etílico) à intoxicação alcoólica. Quanto aos riscos, a lista é infelizmente longa e inclui, antes de mais, úlceras, hemorragias internas, paragem cardíaca, problemas hepáticos, complicações neurológicas e até perda de memória. A drunkorexia, comoA perturbação alimentar, nas suas formas mais agudas, deve ser tratada com a ajuda de um especialista. Se, por outro lado, se sentir forte e ainda estiver na fase inicial da doença, pode tomar algumas medidas muito úteis.

  • Avançar passo a passo, e não planear eliminar completamente o álcool, de um dia para o outro Nesta fase, contente-se em reduzir o seu consumo. Depois, passe à etapa seguinte e elimine completamente o álcool durante certas horas do dia, por exemplo, durante o dia, e só comece a beber algo à noite.
  • Fazer muito exercício Quanto mais o seu corpo estiver sujeito à pressão saudável do esforço físico, mesmo que seja uma simples caminhada diária, menos desejará o álcool. Não sentirá necessidade dele, também porque o álcool piora o seu desempenho físico, incluindo o desempenho sexual.
  • Não sejas tímido com os que te rodeiam Uma ajuda importante, antes de vir do terapeuta, pode vir de uma pessoa que o ama e que o pode ajudar neste caminho difícil, até porque conhece, como você, os seus limites e as suas qualidades. Abandone-se a esta colaboração e terá descoberto uma importante margem para sair do túnel.
  • Deixar de fumar A combinação álcool-fumo é mecânica, quase natural, e o círculo vicioso quebra-se eliminando, ou reduzindo fortemente, um dos dois pólos.
  • O objetivo final deve ser sempre o mesmo, simples e claro: a Fórmula 0-5-30 . zero cigarros, cinco porções de fruta e legumes e trinta minutos de atividade física por dia.

PARA MAIS: Os 10 erros que tornam uma dieta impossível: nunca saltar refeições e não deixar de dormir

O QUE É A PREGOREXIA

Outro distúrbio alimentar que acarreta inúmeros problemas de saúde é o pregoressia Obcecadas pelo medo de ganhar demasiado peso, as futuras mamãs saltam muitas vezes refeições ou calculam demasiado as calorias e submetem-se a dietas hipocalóricas e a treinos prolongados, por vezes até pesados, sem se preocuparem com os riscos para a sua saúde.Nos países ocidentais, a começar pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha, a pregorexia afecta 5% das mulheres que estão à espera de bebé. Os sintomas são os seguintes: tendência frequente para saltar refeições, obsessão com a aparência física, atividade física excessiva, que, de qualquer modo, não é recomendada durante a gravidez, e tendência para calcular constantemente a ingestão calórica dos alimentos,O distanciamento emocional em relação à criança. consequências são os hipertensão , l' anemia risco acrescido diabetes e também um aumento das hipóteses de aborto Quais são os remédios naturais mais eficazes para a pregorexia?

  • Lembre-se de que o nascimento de um filho é o momento mais belo da sua vida, insuperável. Depois, haverá tempo para se ocupar também do aspeto físico: entretanto, não desperdice este prazer único.
  • E uma mãe com pregorexia não é certamente boa para o feto.
  • Informe o seu ginecologista de qualquer forma, mesmo que esteja apenas numa fase inicial da doença: ele recomendar-lhe-á um remédio ou uma visita a um especialista.
  • Peça explicitamente a colaboração do seu parceiro: nunca antes a batalha foi travada a dois.

OS RISCOS DO SALUTISMO EXTREMO

Salutismo extremo o Salutismo talibã Talvez prefira uma palavra mais seca: fixações Este site não faz mais do que dar conselhos sobre como viver melhor, comer de forma saudável, fazer exercício, melhorar a qualidade de vida em geral: no entanto, fico assustado com o número de pessoas que encontro, vejo e ouço que estão obcecadas, como uma verdadeira neurose e, portanto, como um desperdício do seu equilíbrio psíquico, com objectivos de saúde.

Comem pouco , demasiado pouco e, por conseguinte maligno . são sempre em dieta Sucumbem ao canto da sereia do marketing comercial que nos faz sonhar com um físico sem idade, sempre perfeito, uma juventude ininterrupta, uma beleza inalterada como se as mulheres tivessem sempre vinte e poucos anos. Desejos impossíveis, por mais distorcidos que sejam pela indústria da saúde que, tal como as suas respectivas obsessões, corre a toda a velocidade, ao ponto de arrastar tantas pessoas da vã busca do máximo e eternosaúde, ao deslize para o pântano da ortorexia e da vigorexia.

Ainda assim, um pouco é muito bom Lembrem-se, por exemplo, da fórmula bem conhecida: 0-30-5. Zero cigarros, trinta minutos de exercício físico não fatigante por dia, cinco porções de fruta e legumes sempre ao longo de 24 horas. É isso, nada mais do que o saudosismo talibã.

LER TAMBÉM: Distúrbios alimentares, como preveni-los em crianças em idade escolar

OBSESSÃO POR ALIMENTOS SAUDÁVEIS

A nutrição é importante para manter a forma e o bem-estar, pois promove uma sensação generalizada de bem-estar , dá-nos mais energia Desde o sono até à prática de desporto, é fundamental ter o combustível certo à hora certa do dia. Por esta razão comer demasiado saudável é mau para si porque leva à eliminação completa de alimentos da nossa dieta que são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

ORTOREXIA, COMO SAIR DELA

Este distúrbio é induzido em muitas pessoas por uma sociedade em que a beleza e a boa forma física são vistas como um viaticum para o sucesso. Nestes casos, aqueles que não se sentem confortáveis com o seu corpo começam a comer desregradamente na crença de que estão a fazer bem ao seu corpo. Em vez disso, acabam por se tornar viciados num dieta deletéria . como em todos os domínios da vida os bons hábitos tornam-se perigosos quando exasperados Para evitar este risco, é necessário ter sempre cuidado ao tomar a a quantidade certa de proteínas, hidratos de carbono e gorduras A dieta mediterrânica, equilibrada e saudável, é certamente o remédio natural mais eficaz e preventivo contra a anorexia. Uma dieta variada e equilibrada com uma forte presença de frutas e legumes. Se, por outro lado, a situação se agravar, a obsessão se tornar mais forte, então é uma boa ideia procurar a ajuda de um especialista e pensar numa terapia ad hoc para esta perturbação alimentar específica, como no caso dede bulimia e anorexia.

Se quiser saber as nossas dicas sobre uma dieta equilibrada, leia o nosso artigo sobre como comer de forma saudável !

AS NOSSAS DICAS PARA SE MANTER EM FORMA E SAUDÁVEL :

  1. Alimentação vegetariana e vegana: como garantir nutrientes importantes para a saúde
  2. Eliminar as toxinas e purificar o organismo: remédios naturais, a começar pela alimentação
  3. Como reforçar o sistema imunitário com remédios naturais e uma alimentação saudável
Rolar para o topo