A amizade deve ser cultivada para durar

Temos à disposição, todos os dias e de forma gratuita, um dos medicamentos mais extraordinários Estamos a falar de amizade, de um amor privilegiado, verdadeiramente eterno, mais protetor e carinhoso do que os laços entre cônjuges, namorados e amantes. A amizade tem uma dimensão única que tende a ser cada vez mais reconhecida, e em tempos de prolongamento da vida, de queda das barreiras etárias, de recuo da velhice, há uma nova barreira de queda sobre a amizade. O da idade .

AMIZADE

As amizades sólidas, não nascidas na escola, mas construídas nos últimos tempos, são cada vez mais comuns. E com diferenças de idade muito grandes Duas mulheres, uma de 30 anos e outra de 70. Dois homens, um de 40 e outro de 80. Relações impensáveis, com raras excepções, quando outros factores, como o contacto físico, entram em jogo com os sentimentos. Mais uma razão para procurar no álbum das nossas amizades nunca considerá-la fechada e preenchida e investir na amizade com os esforços que são necessários.

LER TAMBÉM: Uma vida com os outros, o oxigénio dos amigos contra a asfixia da solidão. A história deste livro

IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Quantos amigos temos? Como é que os descobrimos? E como é que as cultivamos? Estas são questões essenciais para uma vida sustentável, onde a qualidade das relações humanas conta de forma decisiva. amizade O amor genuíno. Os cientistas classificaram com grande precisão o que é preciso para que as nossas amizades decolem, não se desperdicem e não se evaporem com o tempo. Muitas vezes por pequenos e grandes descuidos.

A DIFERENÇA DE IDADE NA AMIZADE

Comecemos por um primeiro facto: o desejo de companhia não é infinito mas, pelo contrário, tem limites, ligados não só ao carácter de cada um de nós, mas também ao tempo que somos capazes de dedicar às nossas relações humanas. De acordo com uma investigação do MIT (Massachusetts Institute of Technology), um indivíduo conhece em média entre 250 e 5.500 pessoas . conhecidos reais, também feitos de fisicalidade e contactos, e não apenas de partilhas e ligações virtuais, as da web. E agora vejamos quantas destas pessoas conhecemos e depois tornam-se amigos Nesta transição, tornamo-nos muito selectivos: de facto, de entre milhares de conhecidos, os amigos tornam-se, em média, um círculo de 121 homens e mulheres e destes, os confidentes ou amigos íntimos aqueles que gozam da nossa total confiança, são no máximo 10-20 E aqui chegamos ao terceiro fator determinante para descobrir a qualidade da amizade: o tempo a dedicar à luz que ela acende. Para uma ligação profunda entre as pessoas, são necessárias muitas horas e não apenas a navegação instantânea na Internet. PARA MAIS: Pequeno Príncipe, as 10 frases mais bonitas para recordar

COMO CULTIVAR A AMIZADE

Um estudo da Universidade do Kansas identificou três níveis de socialização pelo menos 50 horas para que um conhecido se torne um amigo superficial, outros 40 horas entrar no círculo de amigos, num sentido genérico, e finalmente não menos de 200 horas Não ponha o seu relógio na mão para calcular o tempo que dedica a cuidar e a ocupar-se das pessoas através do canal da amizade, mas tente estabelecer uma aposta na sua vida sustentável que seja ampla, muito ampla em termos de relações, curiosidade e sentimento. Sem a generosidade de tempo que disponibilizamos a um amigo ouum amigo, talvez mesmo apenas para engolir todas as suas explosões, incluindo as mais aborrecidas e repetitivas, o local de aterragem de uma amizade autêntica é, de facto, impossível. O naufrágio da nossa relação humana é quase um dado adquirido. Amar, e repitamos: a amizade é um amor o tempo é uma componente essencial, que não deve ser desperdiçada, mas sim posta na mesa da vida com extrema generosidade. LER TAMBÉM: A importância da empatia no mundo dos distraídos. Quando ouvir significa deixar de estar sozinho

OS ITALIANOS E A AMIZADE

Infelizmente, os italianos, pessoas que são por natureza empáticas e abertos a relações, decidiram desperdiçando o valor do amizade. Da forma mais parva: construindo o álibi de não ter tempo para estar na companhia de amigos próximos. Esta é a opinião de um em cada três italianos com base num inquérito a 1200 pessoas, homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos, utilizando a metodologia Woa (Web opinion analysis). E porque não temos tempo para cultivar aquilo que Cícero considerava ser " o bem mais valioso do homem "Por ordem: mobilidade excessiva relacionada com o trabalho, em que se muda frequentemente de local e de posição de trabalho ; estilos de vida diferente; porque entretanto se casou e tem uma família; por causa da ritmos demasiado frenéticos relacionados com os compromissos quotidianos.

LER TAMBÉM: Carpa koi, origens, simbolismo, variedades, doenças e cuidados a ter

VALOR DA AMIZADE

No entanto, desperdiçar a amizade, não lhe dedicar o tempo que merece, significa não dar ouvidos ao que os cientistas psicológicos e médicos apontam cada vez mais com as suas investigações no terreno: este tipo de relação é uma medicina natural para a nossa saúde psicofísica Em particular, a amizade prolonga a vida, mas a sério, graças ao endorfinas Nas mulheres, a amizade favorece a produção de progesterona O tempo passado com os amigos, de acordo com vários estudos oncológicos, se for abundante, pode reduzir a dor e aumentar a hipótese de recuperação de algumas formas de cancro por um fator de quatro. Depois, há os aspectos mais emocionais da amizade.

PARA MAIS: Permitir, obrigado, com licença, as três palavras para viver bem segundo o Papa Francisco

AS REGRAS DA AMIZADE

Raffaele La Capria La Capria, um escritor de quem gostamos muito, escreveu páginas muito bonitas sobre a amizade, enaltecendo-a de forma redonda, e sublinhando a sua importância. Não desperdiçá-la. Na prática, La Capria recorda a maravilha deste sentimento (lamenta que se fale pouco, muito pouco), destinado no entanto a resistir, se o soubermos cultivar, sejam quais forem as ondas do tempo. Tanto assim é que a amizade, e aquicitação literal, segundo La Capria é um " sentimento inteligente "Isto é, movido não só pelo coração, mas antes de mais pelo cérebro. Por isso, ainda mais precioso e completo, e muito delicado de preservar. Um amor sustentável, no sentido pleno do termo. A amizade, é quase banal dizê-lo, deve ser cultivada E também pode mudar de perfil ao longo da vida: à medida que envelhecemos, por exemplo, a rede de relações próximas, de amigos íntimos, diminui. Mas isto não significa que os nossos sentimentos estejam a desaparecer, simplesmente temos tendência para selecionar mais as pessoas que nos rodeiam.

PARA MAIS: Estamos com demasiada pressa até no amor, o livro sobre como os nossos verdadeiros sentimentos se deterioraram

COMO MANTER A AMIZADE

A solidão é um mal terrível, mas também sem idade e intemporal, e a amizade é definitivamente o seu melhor antídoto Para a cultivar e para a tornar mais sólida, mais duradoura e mais estável, eis algumas aconselhamento e alguns regra essencial :

  • Aceitar os amigos pelo que eles são. E não tente sempre torná-los à sua imagem. Não seja sempre crítico e aceite a riqueza das diferenças, mas esforce-se sempre por ser autêntico no seu comportamento.
  • Não os negligencie. Os contactos físicos, de carne e osso, e não apenas os contactos através da Internet ou de uma chamada telefónica, são indispensáveis. E seja generoso: se o seu melhor amigo não lhe ligar, seja ele a pegar no telefone (ou no telemóvel).
  • Cultivar a amizade desde a adolescência. Esta é a idade certa para estabelecer amizades sólidas, que podem durar toda a vida. Explique bem isto aos seus filhos, até porque não se isolar, talvez num smartphone, é bom para o corpo e para a mente. E reduz muito as hipóteses de stress, ansiedade e alterações de humor.
  • Ouça-os e seja prestável. São dois conceitos relacionados. Dar, sobretudo sem contrapartidas, é um gesto de amor e, por conseguinte, de verdadeira amizade. E dar, antes de mais, quando o seu amigo precisa. O quê? Tudo, até o tempo. E lembre-se de que, para ser realmente próximo de um amigo, tem de saber ouvir. Mesmo que seja com palavras curtas.
  • Amizade para os idosos. É essencial ultrapassar a solidão e ter sempre companhia quando a velhice nos afasta naturalmente dos outros. Basta pensar: o isolamento na velhice é pior do que a diabetes e provoca hipertensão. Em contrapartida, os amigos ajudam a retardar o declínio cognitivo.
  • Qualidade e mais qualidade. Ao crescermos, apercebemo-nos de que, na amizade, a qualidade conta mais do que a quantidade. Não se trata de um jogo de fãs nas redes sociais, mas de uma aposta na vida real. E, no final, os amigos realmente próximos são sempre poucos.
  • Não apresses os teus amigos. Para cultivar a amizade, em qualquer idade, é preciso tempo. Sempre. E pode ter a certeza: não o está a desperdiçar.
  • Lembra-te desta palavra: desculpa. Na amizade, como em qualquer relação amorosa, pode surgir uma desavença, que pode passar de banal a explosiva, perturbadora, ao ponto de quebrar o vínculo. Como evitá-la? Com uma regra básica: quebrar a cadeia de ressentimentos no primeiro passo, e ser capaz, perante um amigo irritado ou ofendido, de dizer duas palavras secas: "Desculpa".

QUAIS SÃO OS VALORES SUBJACENTES À AMIZADE?

A amizade é um amor tão vasto que engloba muitos valores, difíceis mesmo de selecionar. Mas três parecem-me essenciais. A confiança, que não significa apenas "não trair" (o que é sempre possível quando estão em jogo os nossos sentimentos volúveis), mas antes de mais mostrar solidez em relação ao outro. A troca de uma confiança desinteressada, sem contrapartidas e sem esperarA amizade não é um banquete num mercado ao ar livre. Depois, há a resiliência. Os amigos perduram no tempo, mesmo quando se vêem com pouca frequência: partilham um entendimento para não se perderem. Nunca. E sabem que estão sempre lá quando é preciso. O amigo não desaparece apenas quando a sua presença é necessária. Finalmente, a amizade é um esforço constante para empatia dessa capacidade de sentir empatia na pele dos outros e de não ficarmos sempre fechados no nosso ego e no nosso narcisismo. A amizade leva o olhar muito acima do umbigo.

BENEFÍCIOS DA AMIZADE

Entre os vários benefícios da amizade, um deles pode ser resumido da seguinte forma: prolonga a vida e mantém afastado o declínio cognitivo natural do ser humano, até ao ponto de doenças neurológicas degenerativas. Universidade Estadual de Michigan mostra que as pessoas com boas amizades envelhecem menos e mais lentamente. Conseguem manter uma mente jovem, com uma memória mais viva e nítida do que os seus pares. Também correm menos riscos de sofrer de doenças de Parkinson e Alzheimer e de depressão. Numa palavra: a amizade prolonga a vida.

DIFERENÇA DE AMIZADE ENTRE HOMENS E MULHERES

Existe uma diferença substancial entre a amizade entre os homens e a amizade entre as mulheres? Um estudo do Centro de Investigação sobre Questões Sociais, Oxford A amizade entre as mulheres é "cara a cara", direta e íntima. Baseia-se numa linguagem privada, uma linguagem secreta que as mulheres sabem exprimir muito bem entre si, graças também ao uso da conversação. A amizade entre os homens, pelo contrário, é "lado a lado", cotovelo a cotovelo Surge com base em actividades partilhadas, por exemplo, um desporto ou um interesse específico, e quase nunca consegue abranger toda a intimidade das pessoas, como no caso das mulheres.

AMIZADE FRASES FAMOSAS

  • Epicuro
Epicuro reúne dois círculos em torno da amizade: a sabedoria e a felicidade. Sabedoria, porque a amizade não se alcança apenas com o coração, mas também com a cabeça, com algo que nos empurra racionalmente para o outro e nos aproxima dele. Felicidade, porque o amigo é o oxigénio da vida, um antidepressivo natural, aquilo que nos acompanha em direção a esse sentimento, nunca completo erealidade última, chamada felicidade.
  • Cícero
A amizade é uma luz natural, não artificial, e quem a desperdiça condena-se à escuridão, a uma vida antinatural, enfadonha e opacamente solitária.
  • Alphonse Karr
Nesta frase do escritor francês há um segredo da amizade: o esforço que não se pode deixar de fazer para implantá-la e fazê-la crescer. Na amizade não há nada de mecânico, e a reciprocidade é a primeira engrenagem de um motor que nunca morrerá.

PARADIGMAS PARA AMAR E SER AMADO:

  1. Descubra os prazeres e o bem-estar que a bondade proporciona. A sua saúde melhora
  2. O elogio e a virtude da paciência numa época em que se vive demasiado depressa: como não a desperdiçar
  3. A importância de pedir desculpa - uma palavra-chave que eliminámos
Rolar para o topo