A apatia, como vencer o mal obscuro de uma vida que desperdiça emoções e paixões

APATIA

Quem é o apático? E o que é que ele desperdiça da sua vida? Comecemos pela etimologia, que é sempre a melhor pista para compreender do que estamos a falar. A palavra vem de pathos , emoção com um a privativo: o apático reiniciou o campo das emoções E isso, como bem pode imaginar, é um grande desperdício: a vida afunda-se, dobrando-se sobre si mesma, sem a energia vital da emoção que também nos ajuda a superar a dor ou as provações que sentimos estarem para além das nossas possibilidades.

LER TAMBÉM: A importância da empatia no mundo dos distraídos. Quando ouvir significa deixar de estar sozinho

CAUSAS DA APATIA

Empobrecido pelo pathos a nossa condição psicológica é conduzida, como um barco à deriva, para o pântano da indiferença, onde os outros se tornam fantasmas, figurantes. Estamos rodeados de deserto, e não encontramos em parte alguma a fonte de onde jorra a água do amor. O nós não está em parte alguma do nosso horizonte, e o eu é uma mistura de solidão e abandono . com a habitual auto-piedade inútil.

COMO RECONHECER OS APÁTICOS

A apatia pode ter muitas causas, incluindo psicológico e neurológico Podemos considerá-lo um estado psicológico, com diferentes matizes, e com duas categorias privilegiadas de vítimas: os velhos e os jovens.

No primeiro caso, a apatia também pode ser combinada com doenças neurológicas (É como se a pessoa idosa nos dissesse: "Chega, não quero continuar..." E depois fecha-se num silêncio gélido, negando o seu interesse por tudo, mesmo pelos seus efeitos mais queridos. Não devemos desesperar. A vida reserva-nos sempre surpresas, por vezes muito agradáveis, e os nossosOs velhos do coração, aqueles de quem cuidamos mais constantemente, devem ser cuidados e acompanhados, sem os deixarmos no seu estado de apatia, mas talvez tentando agitá-los, falando muito com eles, e paciência se eles só respondem em monossílabos.

PARA MAIS: O elogio da gentileza: ser educado é bom para a saúde e prolonga a vida de um casal

SINTOMAS DE APATIA

No caso dos jovens, a situação é mais complexa, devido a factores subjectivos e objectivos. Os primeiros incluem o consumo excessivo de álcool , o toxicodependência (Quem tem estas formas de dependência está, de facto, condenado à apatia. E as suas manifestações são bem claras: o jovem não tem a energia da sua idade, mas parece aborrecido, resignado. Não tem interesse, nem por qualquer atividade, nem pelas relações humanas. Não tem vontade de viver novas experiências. Não está motivadoE, nesse sentido, os aparelhos electrónicos são um apoio precioso: parecem ter sido feitos à medida dos apáticos.

De um ponto de vista objetivo, a apatia afecta a geração mais jovem A pessoa torna-se apática porque não há projeto de vida, não há perspectivas que aqueçam o coração e activem o cérebro. O horizonte é plano. E cuidado para não confundir a apatia com a depressão: há uma "doença da vida" comum, muito mais ligeira no primeiro caso, mas os apáticos geralmente não pensam em suicídio, em sentimentos deculpa, a soluções extremas para o seu desconforto interior.

COMO COMBATER A APATIA

Poderão ser necessárias terapias específicas contra a apatia e a a ajuda de um psiquiatra Antes disso, porém, podemos tentar trabalhar em nós próprios, redescobrir os impulsos vitais que dão à vida um sentido mais excitante. Paixões, curiosidade, interesses. Qualquer pormenor nestas direcções pode fazer a diferença, e nunca devemos desistir. Finalmente, façamos um esforço para nos conhecermos uns aos outros, os novos conhecidos são uma grande ajuda, e para pressionar o físico.A apatia é superada com a cabeça e o corpo.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

VIRT Ú E VALORES A REDESCOBRIR :

  1. A paciência, uma virtude que ajuda a criar laços, mas também a resolver problemas no momento certo
  2. A importância de pedir desculpa - uma palavra-chave que eliminámos
  3. Em louvor do perdão: é bom para a nossa saúde e ajuda-nos a descobrir a melhor parte de nós próprios
Rolar para o topo