A compaixão não é um sentimento triste E não podemos reduzi-la apenas aos sinónimos, como a caridade e a piedade, que a ligam aos momentos em que nos deparamos com a escuridão da vida. etimologia da palavra e a sua raiz no latim compatível A sua força de atração, como um íman, para o outro, a sua energia positiva para nos empurrar para o partilha de uma dor, de uma dificuldade, de um drama, mas também de um espaço de luz.
VALOR DA COMPAIXÃO
Sobrepondo-se neste caminho estão dois elementos , um racional e a outra puramente emocional A razão, quando somos confrontados com as dificuldades da vida, incita-nos à compaixão, a usá-la como antídoto contra a dor. Como vivemos o drama dos que são afectados, no círculo dos seus entes queridos mais próximos, por um luto provocado pela Covid-19? Espalhando compaixão. E sabendo que este gesto, a não desperdiçar pela sua força, se transforma numtempo muito mais rápido do que imaginamos em ajuda concreta aos outros A esmola, que neste site consideramos um ato devido, é um pequeno gesto concreto de compaixão. Como as compras suspensas, ou como tudo o que se traduz numa participação na necessidade, seja ela de que natureza for, económica, emocional, social.
LER TAMBÉM: O perdão é difícil, mas faz bem à saúde, traz paz interior e prolonga a vida
IMPORTÂNCIA DA COMPAIXÃO
Ao lado da razão, e ainda estamos na esfera racional da compaixão, há reflexão e responsabilidade Tenho pena depois de ter visto e compreendido o sofrimento. Tenho pena para partilhar algo que, juntos, enfrentamos melhor. E tenho pena não por dever, mas por responsabilidade, no respeito de um código fundamental da vida comunitária. Ele disse Dostoiévski : " A compaixão é a mais importante e talvez a única lei da vida para a humanidade Uma lei que desafia todas as formas de violência. Mesmo quando alguém se aproveita da nossa tendência para a piedade e tenta, como se diz na gíria, "pisar-nos os calos", é a razão que nos leva a manter a calma, o distanciamento, a devida distância das coisas. Não ceder à reação automática da raiva e do ressentimento.
A segunda esfera de compaixão, a emocional, conduz diretamente ao amor . partir da pintura, de qualquer autor clássico que tenha explorado o universo dos mais fracos, por exemplo Caravaggio e observem as mãos, os rostos, os olhares, as posturas, de homens e mulheres que exprimem compaixão. Descobrirão uma simetria perfeita com a linguagem visual do amor, com o vocabulário da ternura. O mesmo se passa com a literatura. O Grande Romano do século XIX está repleto de histórias de compaixão, quase sempre cruzadas e entrelaçadas com histórias de amor. Nem sempre com um final feliz.
CULTIVAR A COMPAIXÃO
Compaixão De facto, pode ter um preço muito elevado O Papa Francisco, em 2016, lançou o seu Jubileu da Misericórdia, outro sinónimo chave de compaixão e amor, e nessa ocasião fez-nos descobrir "os dois aspectos da misericórdia": o primeiro: dar, ajudar,Os dois aspectos são inseparáveis, e ambos evocam um absolutismo de sentimentos, uma aproximação ao outro que quebra o banco de uma pergunta a que, consciente ou inconscientemente, estamos habituados pelo sopro existencial do cinismo: "O que é que eu ganho com isso? Aqui: a compaixão, como a misericórdia, nunca esperar quid pro quo Não os colocam na fatura.
Na sequência do binário razão-amor, a compaixão conduz a diferentes gradações de felicidade Sente-se mais livre, mais forte, mais capaz de dar, sem a expetativa de receber. E tem mais energia e menos preocupações com as angústias do dia a dia. A investigação médica confirma estes factos benefícios Duplica a produção de DHEA, a hormona que combate o envelhecimento, e reduz o cortisol, a hormona do stress, em 23%. Mais razões para não desperdiçar a beleza da virtude da compaixão em liberdade.
COMO MELHORAR AS RELAÇÕES HUMANAS:
- Como aprender a ser paciente, todos os benefícios concretos desta virtude esquecida
- A obediência, porque devemos considerá-la uma virtude. Sem conformismo, mas com humildade
- O elogio e a virtude da paciência numa época em que se vive demasiado depressa: como não a desperdiçar
- A virtude oculta da fragilidade no tempo manifesto da força