Agapanthus: como cultivá-lo no solo ou num vaso

Popular pelas suas flores azuis em forma de sino Reunidos em umbelas hemisféricas, os agapantos embelezam, sobretudo no verão, os jardins mediterrânicos. Existem cerca de dez espécies e outras tantas subespécies, de 30 a 60 centímetros de altura, todas originárias da África do Sul, com folhas carnudas, em forma de fita, geralmente sempre verdes. Cada caule pode dar até 25-30 flores.

AGAPANTO

A planta do agapanto é muito antiga, originária da África do Sul e difundida nos jardins europeus a partir de 1600, e o seu nome deriva do grego Agapanthus, ou ágape , significado o amor e a convivência fraterna e antros , flor De facto, a bela flor de agapanto, com a sua inconfundível cor azul e a sua longevidade, sempre foi um símbolo do amor. Na África do Sul, as mulheres usavam colares feitos de flores e raízes secas de agapanto no dia do seu casamento e após o nascimento dos seus filhos.

COMO CULTIVAR AGAPANTOS

Hoje em dia, o agapanto é uma flor muito cultivada, mesmo em Itália, e é fácil fazê-lo quer no jardim quer num simples vaso: a sua beleza torna-o visível em todo o lado. A planta cresce muito rapidamente e deve ser plantada na primavera, a uma distância segura do período de geada do inverno. a sementeira deve ser efectuada na primavera .

LER TAMBÉM: Como cultivar magnólia em vasos e no jardim

COMO CULTIVAR AGAPANTOS NUM VASO

Para melhor cultivar o agapanto num vaso, é preciso escolher pequenos contentores O segredo do vaso pequeno e estreito (que evita o repotenciamento) está relacionado com o facto de o agapanto crescer bem, e mais depressa, onde vive em contacto estreito com outras plantas da sua espécie.

EXPOSIÇÃO E CLIMA

Não totalmente rústico, os agapantos devem ser tratados com precaução em regiões com um clima invernal rigoroso Nestas zonas, também pode viver a pleno sol, enquanto que nas zonas mediterrânicas é preferível uma meia-sombra clara, por exemplo, na base de árvores com folhagem esparsa. A planta não é particularmente complicada no seu crescimento, mas é bom saber que não gosta de golpes de vento nem de sol direto.

CUIDADOS COM O SOLO E A CULTURA

O agapanto prefere um solo rico em matéria orgânica O agapanto deve ser plantado em terreno fértil, com bastante areia para garantir uma boa drenagem, e necessita de uma cobertura vegetal espessa de estrume velho, folhas e turfa no outono. Quando o agapanto é plantado, deve ser trabalhado, por escavação, a uma profundidade de 30 centímetros. As raízes devem ser enterradas a 15 centímetros de profundidade, deixando uma distância de 40 centímetros de uma planta para a outra.

PARA MAIS: Como cultivar girassóis

ANÚNCIOS

O agapanto gosta de uma rega generosa abril a setembro Não é necessário regar em demasia e é importante evitar o encharcamento, que pode causar problemas. Para estar seguro, regue quando vir o solo seco.

SEMENTEIRA E FLORAÇÃO

As novas plantas podem ser obtidas por propagação vegetativa, dividindo os tubérculos em março e replantando-os imediatamente, ou por semente. plantação de bolbos A floração ocorre entre julho e outubro, e algumas conseguem mesmo florescer duas vezes durante a mesma estação.

PODA

Também o poda O tratamento do agapanto é muito simples: basta retirar as flores secas, murchas ou podres para que as outras flores cresçam livres e viçosas.

AGAPANTOS NO INVERNO

O agapanto não é uma planta que resista a temperaturas muito baixas, abaixo de zero. Por isso, sobretudo se for da variedade perene, é aconselhável colocá-lo num recipiente e levá-lo para dentro de casa para o proteger das frio Aqui, deve ter uma boa exposição à luz e ao sol que se filtra nos dias bonitos, estar bastante seco até à chegada da primavera e deixar de adubar nessa altura. De novembro a abril, o agapanto está em repouso vegetativo. O único cuidado que deve ter é livrar a planta da folhagem amarelada.

LER MAIS: Como cultivar a begónia em vasos e no jardim

DOENÇAS E REMÉDIOS

Os agapantos podem estar sujeitos a certos tipos de cogumelos devido a humidade excessiva do solo Se for esse o caso, reduza drasticamente a rega. Cuidado com os caracóis e as lesmas que chegam quando as folhas da primavera saem. Mais uma vez, o excesso de água pode estar na origem do problema e a solução mais eficaz é evitar a rega excessiva.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

FLORES PARA CULTIVAR NO JARDIM:

  • Como cultivar íris e cuidar delas
  • Como cultivar o lírio
  • Como cultivar cravos no jardim e em vasos
Rolar para o topo