- DERMATITE DO RELVADO
- O QUE É A DERMATITE DO RELVADO
- CAUSAS
- ÁREAS AFECTADAS DO CORPO
- SINTOMAS
- PLANTAS MAIS ARRISCADAS
- REMÉDIOS NATURAIS PARA A DERMATITE DO RELVADO
- COMO TRATAR A DERMATITE DO RELVADO
- COMO PREVENIR A DERMATITE DOS RELVADOS
- COMO SABER SE É ALÉRGICO À ERVA?
DERMATITE DO RELVADO
Com a chegada do primeiro tempo quente, o desejo de se sentar numa prado Mas atenção: para algumas pessoas, estes momentos agradáveis podem mais tarde transformar-se num incómodo doença de pele Poucas horas após o contacto direto de giro com o vegetação pode surgir nódoas , avermelhamento e comichão intensa Com estes sintomas surge o chamado dermatite do relvado . vamos conhecê-lo de perto.
LER TAMBÉM: Dermatite seborreica, sintomas e remédios naturais para a combater Atenção: o stress e a ansiedade agravam o problema
O QUE É A DERMATITE DO RELVADO
A dermatite dos relvados é um tipo de irritação provocada pela fotocumarinas Estas substâncias estão presentes em quantidades mais ou menos abundantes nas folhas de relva e em muitas plantas comuns, como as prímulas e os gerânios. Quando nos deitamos num pedaço de relva, a pressão que exercemos sobre a relva faz com que estas moléculas vegetais se libertem e se depositem na nossa pele nua.
CAUSAS
Nesta altura, entram em ação os raios ultravioletas do sol, que actuam sobre as fotocumarinas, tornando-as irritantes para a pele, o que provoca o aparecimento de estrias avermelhadas, que causam comichão e ardor. No entanto, sem exposição direta aos raios solares, estas substâncias não são activadas, não provocando qualquer reação.
PARA MAIS: Dermatite por frio, evite-a bebendo muita água e vestindo roupa com tecidos não sintéticos. À mesa, abunde em cenouras e espinafres
ÁREAS AFECTADAS DO CORPO
As zonas mais afectadas pela dermatite dos relvados são pernas , o armas e o mãos Pode acontecer que crianças pequenas entrem em contacto com a relva e toquem no rosto, transferindo assim inadvertidamente as fotocumarinas também para esta zona da pele.
SINTOMAS
I sintomas de dermatite do relvado A comichão causada pelo próprio fenómeno irritativo desaparece em poucas horas. No entanto, podem ser tomadas algumas medidas simples para reduzir o desconforto remédios naturais .
PLANTAS MAIS ARRISCADAS
As plantas mais susceptíveis de provocar dermatites nos relvados são as compostas, como as margaridas e girassóis, e ranunculáceas, com flores como o ranúnculo e a peónia. Quanto às flores, as que mais frequentemente provocam alergias de contacto são o crisântemo, a gerbera, a tulipa e o narciso.REMÉDIOS NATURAIS PARA A DERMATITE DO RELVADO
Pode passar um pouco de gelo Em alternativa, pode tomar um banho dissolvendo um pouco de amido na água, uma substância conhecida pelos seus efeitos calmantes que ajudam a aliviar a comichão.
LER MAIS: Dermatite da traça da procissão, sintomas e tratamento de um perigo para a pele escondido na floresta. Cuidado com os animais de estimação
COMO TRATAR A DERMATITE DO RELVADO
As únicas complicações podem ocorrer em pessoas com pele muito sensível ou com predisposição alérgica. Nestes casos, os sintomas da dermatite do relvado podem ser prolongados, pelo que é aconselhável consultar um dermatologista. O especialista poderá indicar o tratamento específico, que normalmente envolve a aplicação de um creme à base de cortisona durante alguns dias.
COMO PREVENIR A DERMATITE DOS RELVADOS
Não existe uma verdadeira prevenção no sentido literal do termo para contrariar o aparecimento da dermatite dos relvados. O único expediente é evitar a contacto direto de couro nu com o vegetação utilizar um cobertor ou uma toalha quando se está deitado numa relva. Uma forma simples e segura de proteger a pele, sem ter de enfrentar consequências desagradáveis.
Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!
COMO SABER SE É ALÉRGICO À ERVA?
A alergia às gramíneas pode ser reconhecida por sintomas bastante óbvios: comichão no nariz, olhos lacrimejantes, espirros e congestão nasal, dor de garganta Estes sintomas agravam-se quando se corta a relva, uma vez que o pólen se espalha pelo ar e pode afectá-lo mais facilmente. As prevenções sugeridas incluem: usar luvas quando se corta a relva ou se faz jardinagem; um duche antes de ir para a cama quando se passou algum tempo num prado durante o dia; um creme natural calmante para calêndula, a aplicar à noite.REMÉDIOS NATURAIS PARA O CUIDADO DA NOSSA PELE:
- Preparar a pele para o sol: as regras para um bronzeado saudável e perfeito já na primavera
- Limpeza facial: da massagem aos cremes certos, passos simples para tornar a sua pele saudável, radiante e bonita
- Cuidados com o rosto e a pele no tempo quente: 10 dicas, da melancia ao chá verde