Caspa - 10 remédios naturais para se livrar dela

Caspa, maldita seja caspa Um incómodo nada desprezível, tendo em conta a comichão que provoca e que afecta uma em cada duas pessoas. Um golpe para a estética, sobretudo quando chove na gola de um casaco ou nos ombros de um pulôver. Mas a "queda de neve", como é chamada na gíria a invasão da caspa, pode ser interrompido evitando o desperdício de processos morosos e dispendiosos. E isso pode ser feito com uma mistura de remédios naturais produtos correctos e bons estilos de vida, começando, como sempre, pela fonte de alimentação .

TIPOS DE CASPA

Em primeiro lugar, a caspa não é contagiosa e, na verdade, causa dois problemas. O primeiro é físico: a comichão e a vontade de coçar a cabeça. Daí, se exagerar, o risco de escoriações na pele. O segundo é psicológico: os flocos que caem no casaco, na camisa e na roupa dão uma sensação de sujidade, desagradável à vista. Caspa Também, é de dois tipos, seco e oleoso A caspa seca manifesta-se através de escamas muito finas, brancas e desidratadas e provoca comichão e irritação. A caspa oleosa apresenta-se com escamas maiores do que a caspa seca e é de cor amarelada.

REMÉDIOS NATURAIS PARA A CASPA

Do fonte de alimentação o champô mais adequado, para não falar de toda uma série de compressas e remédios naturais que podem ser úteis para a prevenir e combater. Eis como vencer de vez a caspa irritante.

LEIA TAMBÉM: Como fortalecer o cabelo das crianças de forma natural

COMO ELIMINAR A CASPA

Aqui, então as 10 maneiras correctas de acabar com a caspa . com uma premissa: se há irritação no couro cabeludo Se a caspa for muito grave, com crostas amareladas, áreas avermelhadas e escamosas, especialmente na nuca, por baixo da linha do cabelo, então já não tem de lidar com um incómodo, mas sim com uma verdadeira doença. Não é por acaso que se fala de caspa grave, conhecida como dermatite seborreica. E aqui os remédios não são suficientes, é preciso começar pelo médico e pela sua terapia.

  • Não finja que o problema não existe

Seja como for, não ignore a sua caspa. Fingir que não tem caspa não resolve o problema e também permite a acumulação de pequenos flocos no couro cabeludo. Além disso, coçar demasiado pode magoar o couro cabeludo e abrir caminho para a infecções .

  • Lavar o cabelo com frequência

Os especialistas são unânimes neste ponto. Lave o cabelo com frequência: mesmo todos os dias, se necessário. Muitas vezes, um champô suave e não medicamentoso é suficiente para controlar a situação. A caspa é geralmente causada por um couro cabeludo demasiado oleoso: lavar o cabelo frequentemente com um produto neutro diluído em partes iguais de água destilada pode manter a gordura sob controlo semconsequências para a pele.

  • Dupla lavagem com champô

Faça sempre duas passagens com um champô anti-caspa. Aplique-o e massaje-o na primeira vez assim que entrar no duche, para que tenha tempo de atuar. Deixe-o atuar até terminar a lavagem. Em seguida, enxagúe o cabelo com muito cuidado e aplique rapidamente uma segunda passagem. Por fim, enxagúe imediatamente. Quando tiver encontrado o champô só para se livrar da caspa, não a mude.

OUTROS REMÉDIOS NATURAIS CONTRA A CASPA

A utilização de auscultadores e os tratamentos com azeite, vinagre de maçã, vinho branco e infusão de urtiga são também importantes.

  • É melhor usar auscultadores

Depois de ensaboar o champô, cubra o cabelo com uma touca de banho, deixe-a no lugar durante uma hora e depois enxagúe como habitualmente.

  • Tratamento com azeite

O excesso de oleosidade no couro cabeludo é um problema, mas, de vez em quando, um tratamento com óleo O azeite quente pode amolecer e soltar os flocos de caspa. Aqueça um pouco de azeite no fogão até ficar morno. Molhe o cabelo (caso contrário, o azeite vai ensopar o cabelo em vez de chegar ao couro cabeludo) e aplique o azeite diretamente no couro cabeludo com uma escova ou algodão. Mova os fios, de modo a que apenas o couro cabeludo seja tratado.Em seguida, lave o óleo com um champô anti-caspa.

  • A alternativa com vinagre de maçã, vinho branco e infusão de urtiga.

Um dos remédios caseiros que pode ser utilizado contra a caspa é o vinagre de vinho branco o do vinagre de cidra de maçã: faça uma compressa para deixar atuar durante a noite, envolvendo a cabeça numa toalha quente antes de ir dormir. Algumas gotas de vinagre podem ser diluídas em água morna e usadas para massajar o couro cabeludo Também muito eficaz contra a caspa é a infusão de urtiga .

  • Sumo de limão

Outra possibilidade, em termos de remédios naturais, é o sumo de limão: ajuda a livrar o couro cabeludo das escamas secas da caspa. A compressa deve ser aplicado no couro cabeludo húmido Para o preparar, basta misturar 2 colheres de sopa de sumo de limão fresco, 2 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de água.

  • Abrir caminho para o sol

O sol é bom contra a caspa. Quer uma prova científica? De qualquer forma, a caspa diminui durante o verão. Claro que não é exagero: meia hora ao sol pode ser suficiente, embora seja sempre bom usar um creme protetor.

  • Finalizar com bálsamo

Após o champô anti-caspa, que deve ser sempre tomado distinguindo a caspa oleosa da caspa seca, e após a aplicação de um remédio natural, entre os que indicámos, completar o trabalho com o bálsamo Em alguns casos, o champô anti-caspa pode ser muito forte para o couro cabeludo.

  • Massajar o cabelo

Faça-o antes, durante e depois do tratamento com remédios naturais ou champô. Com uma recomendação: massajar, não coçar, o que provoca escoriações. Estas são piores do que a caspa.

LER TAMBÉM: Cabelos brancos: os remédios da avó para pintar o cabelo de forma natural

ALIMENTOS ANTI-CASPA

Os alimentos à base de vitamina A são muito úteis no combate à caspa , Antioxidantes e minerais. O ómega 3 também dá um contributo valioso. Por outras palavras, contra a caspa deve comer fruta, legumes e peixe, e evitar os fritos, as carnes vermelhas e as bebidas alcoólicas. Os chás de ervas, como a valeriana, a erva-cidreira e a passiflora, ou uma infusão de chá verde, também são imprescindíveis.

PORQUE SURGE A CASPA

A caspa, na maioria dos casos, é um sintoma de outras doenças e não uma doença.
  • Alergia de contacto
  • Dermatite seborreica
  • Ictiose
  • Dermatofitoses
Pode também haver uma predisposição física, ligada a factores genéticos ou a uma condição de stress particular. Stress físico e emocional. Não se deve subestimar as oscilações hormonais e a má alimentação, com abuso de álcool e uma dieta pobre em zinco e vitamina B. Finalmente, a caspa pode ocorrer devido à irritação causada pela utilização de produtos capilares, como géis, champôs ecosméticos.

COMO CUIDAR BEM DO SEU CABELO :

  • Máscara capilar nutritiva com óleo de coco: como prepará-la em casa
  • Queda de cabelo, trave-a com os alimentos certos e uma poderosa loção de alecrim
  • Cabelos brancos: os remédios da avó para pintar o cabelo de forma natural
Rolar para o topo