Tecidos: os melhores corantes naturais

Gosta de cores naturais e tem tecidos para tingir? Para o algodão em particular, mas também para a lã, não é essencial procurar produtos químicos e pode facilmente chegar a cores naturais tintas "faça você mesmo Com uma vantagem suplementar: uma peça de vestuário que estava a pensar mudar, uma vez mudada a cor, voltará a ser sua e não a terá desperdiçado.

COMO TINGIR TECIDOS NATURALMENTE

Cada tecido pode ter a sua própria cor. Natural. Se tem tecidos e têxteis que não o convencem em termos de tom, pode divertir-se, sem desperdiçar nada e sem deitar para o lixo objectos que acha que não vai utilizar ao dar o cor correcta . talvez servindo chá, café, casca de citrinos ou casca de romã.

Por exemplo, os tecidos podem ser tingidos com propriedades corantes de certas ervas: uma técnica muito antiga ainda hoje utilizada como alternativa aos corantes químicos, sem dúvida muito eficaz, mas ao mesmo tempo altamente poluentes O amarelo cebola e o castanho noz são apenas algumas das cores que podem ser obtidas naturalmente. A gama de cores oferecida pela natureza é vasta e é possível fazer tintas com cores únicas e originais a partir de todos os vegetais. .

LER TAMBÉM: Quando a tecnologia se junta à moda, eis um tecido feito de plástico reciclado

TINGIMENTO DE TECIDOS COM FLORES E PLANTAS

O tingimento é uma operação que se efectua geralmente por meio de a infusão de ervas para tingir que, desta forma, podem libertar substâncias corantes que podem alterar a cor dos tecidos. Várias plantas, flores, folhas, raízes, frutos e até cascas podem ser utilizadas para tingir. Por exemplo, da folhas de urtiga fica verde enquanto camomila E ainda: para fazer laranja, pode usar as cascas de romãs ou laranjas, para castanho café para roxo hera Quase todas as plantas podem ser utilizadas para tingir.

COMO TINGIR DIFERENTES TIPOS DE TECIDO

O mesmo número de materiais pode ser tingido de uma forma completamente natural: para além das fibras têxteis, pode utilizar corantes em couro, madeira e peles. Lã e seda são os dois tecidos que melhor se prestam a diferentes colorações, enquanto o algodão requer um tratamento especial para obter bons resultados. Dependendo da relação entre a quantidade de corante vegetal utilizada e a quantidade de tecido a tingir, pode obter-se cores de diferentes intensidades Por vezes, o banho de cor não termina com a primeira imersão: pode acontecer que alguns tecidos necessitem de mais tingimento.

COMO COLORIR TECIDOS

Normalmente, o processo de coloração dos têxteis realiza-se através de uma imersão prolongada dos têxteis em água tingida com elementos naturais. Para obter tonalidades mais intensas, aumentam-se as quantidades de corantes naturais utilizados e os tempos de imersão. Em geral, é um trabalho que exige paciência, mas que produz resultados verdadeiramente apreciáveis.

PODER DE COLORAÇÃO DAS PLANTAS

A capacidade das plantas para colorir o tecido depende também de muitos factores: a conformação do solo, o clima, a época da colheita; as flores, por exemplo, devem ser colhidas de manhã, as bagas e os frutos devem estar maduros e as cascas e as raízes devem ser colhidas no início da primavera.

O processo de tingimento dos tecidos é simples: normalmente é necessário ferver as partes tintoriais das plantas e depois mergulhar a peça de vestuário a tingir. fixação da cor Em vez disso, basta mergulhar os tecidos já tingidos numa solução de uma parte de vinagre branco e quatro partes de água. Só tem de experimentar.

COMO TINGIR UM TECIDO DE PRETO

Tem uma peça de roupa de uma cor que pretende mudar. A escolha mais simples e também mais visível é mudar para preto. Com um procedimento muito simples:
  • O tecido a tingir deve ser lavado, com sabão neutro, antes da aplicação da nova cor e não deve ser seco.
  • Pode utilizar amoras, cascas de noz, borras de café e galhas de carvalho para criar um preto natural.
  • Estes materiais devem ser cortados em pedaços pequenos e colocados numa panela de aço grande que também possa conter a peça de vestuário a tingir. Em geral, a água para demolhar deve ser vinte vezes superior ao peso do tecido a tingir.
  • A água deve ferver e a roupa deve cozer durante cerca de uma hora.
  • Nesta altura, pode filtrar a tinta, colocá-la na panela e voltar a colocar a roupa a ser tingida.
  • Cozinhar em lume brando até o vestido mudar de cor.
  • Quando o vestido estiver preto, pode enxaguá-lo com água fria e deixá-lo secar.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

COMO ELIMINAR OS CORANTES QUÍMICOS:

  • TellSpec: o controlo remoto que pode revelar todos os ingredientes escondidos nos alimentos
  • Corantes naturais nos alimentos, as empresas estão finalmente a levar a sério
  • Calças de ganga, uma peça de vestuário versátil e sempre na moda, que também é amiga do ambiente e não desperdiça
Rolar para o topo