Vitamina A: para que serve e onde se encontra

O corpo humano O nosso corpo é uma máquina extraordinária, com engrenagens que funcionam em sinergia umas com as outras. Como qualquer máquina que se preze, o nosso corpo precisa de uma série de elementos essenciais para funcionar corretamente, evitando problemas de saúde graves ou menos graves.

VITAMINA A

Referimo-nos ao nutrientes substâncias valiosas, tais como minerais, vitaminas e outros, que ajudam a manter o nosso corpo em condições óptimas. A gama destes elementos valiosos inclui também os vitamina A Conhecemos as suas principais propriedades e sabemos como assimilá-las corretamente para evitar défices.

O QUE É A VITAMINA A

La vitamina A também conhecido como retinol Pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis, um grupo que inclui também a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. É uma vitamina abundantemente presente nos alimentos, de tal forma que raramente falta na dieta. A vitamina A é armazenada no fígado e, tal como as outras vitaminas, desempenha numerosas funções essenciais no nosso organismo.

PROPRIEDADES

A lista de propriedades do retinol é bastante extensa. A vitamina A é importante para:

  • a funcionamento correto do sistema visual uma vez que pertence ao rodopsina uma substância presente na retina que assegura a sensibilidade do olho à luz
  • a crescimento ósseo e dentes
  • a manutenção de células epiteliais
  • a funcionamento do sistema imunitário em virtude da sua capacidade de aumentar a resistência às infecções
  • a proteção da pele de danos relacionados com a exposição solar
  • a capacidade de neutralizar os radicais livres e, consequentemente, o stress oxidativo, uma das principais causas do envelhecimento celular prematuro.

A literatura científica também atribuiu à vitamina A uma possível papel protetor contra o desenvolvimento do cancro da próstata .

BENEFÍCIOS

Existem outros benefícios importantes associados à vitamina A
  • Nutre o cabelo e retarda o seu envelhecimento.
  • Melhora a resposta imunitária do organismo.
  • Favorece o crescimento dos dentes.
  • Ajuda a gerar espermatozóides e favorece a conceção.

ONDE ESTÁ

A vitamina A está particularmente presente nos alimentos de origem animal Pode ser encontrada, por exemplo, nos ovos, no fígado, no leite e nos seus derivados, como a manteiga e o queijo.

No entanto, também pode ser derivado de produtos vegetais que contenham carotenóides sendo precursores da vitamina A. Especialmente ricos nestas substâncias são os frutos e legumes vermelhos, amarelos e cor de laranja, Os carotenóides encontram-se também em vegetais de folha verde, como os brócolos e os espinafres, bem como em alimentos de origem animal, como os ovos e o leite.

LER TAMBÉM: Iodo: benefícios para a saúde. Protege a glândula tiroide e é uma panaceia para a pele e o cabelo

Por ser sensível ao calor, a vitamina A tende a perder muitas das suas propriedades durante o processo de cozedura dos alimentos. Por este motivo, os alimentos que a contêm devem ser consumidos crus ou apenas submetidos a uma cozedura curta .

DE QUE QUANTIDADE DE VITAMINA A NECESSITAMOS?

O necessidades diárias de vitamina A Não é absolutamente necessário recorrer a suplementos para atingir os objectivos da vitamina A: a dieta e os alimentos que a contêm são suficientes.

A carência de retinol pode provocar uma série de problemas no organismo, incluindo problemas graves. Pode, antes de mais, provocar defeitos de visão e, se prolongada no tempo, uma deficiência de vitamina A pode levar à cegueira.

LER TAMBÉM: Doença celíaca: sintomas, diagnóstico e dieta sem glúten, que afecta sobretudo as mulheres

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A

A carência de vitamina A pode também:

  • dar origem a malformações fetais no caso das mulheres grávidas
  • conduzir a uma suscetibilidade excessiva a infecções
  • dificultam o processo normal de crescimento do organismo
  • têm efeitos negativos no cabelo, provocando uma alteração da atividade normal do glândulas sebáceas resultando em cabelos secos, caspa e espessamento do couro cabeludo.

A fim de evitar qualquer deficiência de retinol é possível recorrer a suplementos específicos mas apenas sob aconselhamento médico cuidadoso.

EXCESSO DE VITAMINA A

O excesso de retinol acumulado no fígado pode resultar em hipervitaminose Isto pode, por sua vez, levar a uma intoxicação, que se manifesta por sintomas como enxaquecas, náuseas, vómitos e distúrbios visuais. Os sintomas, no entanto, desaparecem num curto espaço de tempo após a ingestão correcta da vitamina. No pior dos casos, o excesso de vitamina A pode levar a lesões hepáticas permanentes e baço.

DICAS PARA SE MANTER SAUDÁVEL:

  • Potássio: os benefícios para o nosso organismo, favorece a diurese e previne os cálculos renais
  • Refluxo gastro-esofágico: remédios naturais para evitar a medicação. Sem cigarros, chá e café
  • Dor de estômago: remédios naturais simples e eficazes Evitar alimentos irritantes e mastigar com cuidado
Rolar para o topo