Turfa: vantagens e desvantagens e como utilizá-la

É frequentemente misturado com a terra normal para vasos, porque contribui para a sua suavidade e leveza, e favorece o crescimento exuberante de várias plantas ornamentais, apresentando numerosas vantagens na jardinagem, turfa não é sustentável do ponto de vista ambiental.

TORBA

Turfa é formado pela acumulação de resíduos vegetais em ambientes pantanosos (turfeiras) Representa um dos estados mais antigos de formação do carvão, mas o seu processo de formação é muito longo, decorrendo ao longo de séculos.

TURFA: O QUE É E PARA QUE É UTILIZADA

A turfa contém muitos elementos orgânicos resultantes da decomposição de vários organismos. Encontramo-la frequentemente nos solos comerciais para vasos, porque tem um poder fertilizante, é leve, é útil para regular o pH do solo e é particularmente adequada para a plantação de certas mudas (especialmente plantas ornamentais, menos plantas de horta). É também utilizada para promover a germinaçãodas sementes.

TURFA: COMO É UTILIZADA

A turfa é misturada com terra normal para vasos e utilizada para fertilizar as plantas (especialmente flores e plantas ornamentais) e fazê-las crescer melhor. Normalmente utiliza-se um quilograma e meio por metro quadrado. Se for utilizada para germinar sementes, deve ser combinada com areia.

TRIGO: TIPOS

Existem diferentes tipos, consoante a sua cor e consistência, mas também consoante o tipo de legumes de que são feitos. Eis os principais:

  • turfa loura é o mais ácido e é utilizado para plantas acidófilas (por exemplo, azálea, hortênsia e urze) e plantas carnívoras
  • turfa escura é mais antiga do que a turfa loira, é extraída das camadas mais profundas das turfeiras, é macia e favorece a germinação das sementes
  • turfa fina
  • turfa fibrosa

AS VANTAGENS DA TURFA

Ser ácido, a turfa ajuda a regular o pH do solo quando utilizado para fertilizar plantas e flores, especialmente plantas ornamentais. A sua acidez também favorece a produção de rebentos, razão pela qual é frequentemente utilizado para cultivar plântulas.

TURFA: AS DESVANTAGENS

A utilização da turfa não é sustentável, e isso deve-se ao facto de a quantidade que é extraída das turfeiras não é facilmente renovável precisamente por causa do longo tempo de treino, explica o canal de YouTube de Clyo.

Entre outras coisas, as turfeiras de onde é extraída são consideradas muito valiosas para a preservação da biodiversidade e também ajudam a absorver grandes quantidades de dióxido de carbono. Tanto assim é que a extração de turfa foi proibida na Suíça durante anos, uma vez que está ligada ao declínio das paisagens pantanosas.

DIFERENÇA ENTRE TURFA E TERRA PARA VASOS

É frequente a confusão entre turfa e terra para vasos A terra para vasos, que tem diferentes tipos, tal como a turfa, é rica em matéria orgânica, mas, ao contrário da turfa, também tem uma boa quantidade de azoto e é considerada um adubo de libertação lenta, uma vez que liberta os seus nutrientes muito lentamente. A turfa é ácida e é utilizada para baixar o pH do solo e, assim, torná-lo mais adequado para as plantas que gostam de ácido.

ALTERNATIVAS À TURFA

Existem várias alternativas à turfa, ideais para quem prefere uma jardinagem sustentável, a começar pela composto, que podemos preparar facilmente em casa a partir de resíduos.

Mas no mercado também é possível encontrar sacos de terra para vasos sem turfa.

FLORES PARA CULTIVAR NO JARDIM:

  • Como cultivar tulipas no jardim ou em vasos na varanda. Floração a partir de meados de abril
  • Como cultivar orquídeas em vasos
  • Como cultivar camélias em vasos, no terraço ou no jardim
Rolar para o topo