Tinta natural, como fazê-la em casa, amiga do ambiente e da carteira

PINTURA NATURAL "FAÇA VOCÊ MESMO

Se tem uma paixão por bricolage e gostaria de renovar as paredes da sua casa ou do seu escritório, deve saber que pode poupar dinheiro com um pouco de habilidade, preparando você mesmo a tinta de bricolage e evitando desperdícios e despesas com materiais e pintores. Ao preparar a tinta natural em casa, pode também evitar solventes, que são normalmente muito agressivos e poluentes.

LER TAMBÉM: Na província de Mântua, tinta vegetal a partir de resíduos agrícolas de cascas de tomate (foto)

TINTA NATURAL OU SINTÉTICA

As tintas naturais caracterizam-se pela utilização de materiais naturais e, na sua maioria, não tóxicos. A base das tintas naturais é uma resina, na maioria dos casos a sandracca, extraído de uma árvore da espécie Tetraclinis articulata, um parente distante do zimbro.

Os aglutinantes utilizados na pintura natural são principalmente aglutinantes orgânicos como a cera de abelha, óleos vegetais como o óleo de linhaça, celulose ou outras resinas vegetais de origem fóssil.

As tintas sintéticas, pelo contrário, são compostas por resinas reproduzidas quimicamente, como as acrílicas, vinílicas e epoxídicas, ou resinas de poliuretano, que libertam componentes voláteis muito nocivos para os pulmões e o sistema respiratório, potencialmente cancerígenos e inadequados para paredes interiores devido à sua elevada toxicidade.

VANTAGENS DA PINTURA NATURAL

Para além de serem muito menos prejudiciais para a saúde, devido à ausência de ingredientes sintetizados quimicamente, as vantagens de escolher uma tinta natural são também e sobretudo ambientais.

Deste ponto de vista, existem muitas razões para escolher uma tinta natural. Em primeiro lugar são inodoros e pode ser utilizado com as janelas fechadas, permitindo-lhe permanecer na divisão repintada mesmo imediatamente após a aplicação. Têm o mesmo rendimento do que um verniz químico, cobrindo-o de forma limpa e uniforme, sem qualquer diferença e sem qualquer problema de transpiração. Até o promovem, mantendo o equilíbrio certo da humidade e garantindo a salubridade da divisão.

Além disso, são isentos de voláteis e irritantes nocivos, o que os torna ideais para tratar os quartos das crianças ou das pessoas que sofrem de alergias ou asma. tração de poeiras finas, sendo quase capaz de recuperar o ar em ambientes domésticos.

COMO PREPARAR UMA TINTA NATURAL EM CASA

O processo é o seguinte:

REQUISITOS

  • 200 g de argila branca
  • 200 g de farinha branca tipo 00
  • 1,8 l de água
  • 200 g de pigmentos

PROCEDIMENTO

- Misturar num recipiente a argila branca e o pigmento da cor que escolheu. A quantidade deve ser doseada de acordo com a intensidade que pretende dar à sua pintura.

- Pigmentos podem ser comprados em qualquer loja de ferragens e são compostos por elementos naturais de terra, vegetais ou minerais.

- Argila em vez disso, serve para reforçar a mistura e tem uma função anti-fúngica.

- Acender o fogo 800 ml de água e a farinha, depois misturar.

- Retirar do lume A mistura antes de ferver vai ficar com algo parecido com barro de criança.

Adicionar pouco a pouco, a água restante, misturando-a até a consistência da mistura ficar mais líquida e sem grumos.

- Adicionar também a mistura de argila e o pigmento.

- Pintura natural nesta altura, está pronto a ser utilizado.

TINTA DE CAL NATURAL

Existe também uma outra receita para preparar uma tinta natural, que tem um ingrediente aparentemente excêntrico: o leite. Na realidade, é um excelente aglutinante e caracteriza-se por uma elevada viscosidade. Além disso, é barato e pode ser encontrado mais ou menos em todas as casas.

Aqui estão os ingredientes para o tinta de leite :

- 8 partes de leite magro

- 1 parte de cal, desde que se evite a cal viva

- 2 partes de óleo de linhaça

- ¼ de parte de sal

- pigmento conforme desejado

- 1 limão

O primeiro passo é obter o coalho, que será a base do nosso verniz. Obtém-se colocando um pouco de leite, pelo menos 75 ml, a repousar num local quente e abrigado, juntamente com o sumo de um limão Nesta altura, adicionam-se cerca de 75 ml de coalho ao água quente, depois a cal, o óleo de linhaça e o pigmento que pretende utilizar.

Para pintar cerca de 30 metros quadrados de superfície são necessários cerca de 255 g de coalho, 75 ml de água quente, 150 ml de giz pulverizado e 75 ml de pigmentos coloridos. O único cuidado é não ter pressa: o giz e os pigmentos devem ser adicionados pouco a pouco e misturar muito bem para evitar a formação de grumos.

COMO ARMAZENAR TINTAS NATURAIS PARA BRICOLAGE

Se houver restos de tinta, Não o desperdice, e muito menos o deite no lixo. Coloque-o num frasco, feche-o bem e cubra-o com água. Desta forma, pode ser guardado durante anos.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

IDEIAS PARA UMA CASA SEM DESPERDÍCIO:

  • Vinis velhos, paletes, pneus: ideias para mobilar a casa com bom gosto e de forma reciclada
  • Como decorar a sua casa ou jardim com a reciclagem criativa de pneus velhos
  • Castiçais "faça você mesmo" com garrafas de vidro, para decorar a casa com uma reciclagem criativa

Rolar para o topo