- TAURINA
- O QUE É A TAURINA
- PARA QUE SERVE A TAURINA
- BENEFÍCIOS DA TAURINA
- EM QUE ALIMENTOS SE ENCONTRA A TAURINA?
- QUE QUANTIDADE DE TAURINA DEVE SER TOMADA?
- O QUE ACONTECE QUANDO SE TOMA DEMASIADA TAURINA?
- TAURINA PRODUZIDA SINTETICAMENTE
Grande parte do nosso desempenho mental e físico depende da taurina um aminoácido valioso produzido naturalmente pelo corpo humano em quantidades significativas no cérebro, no coração, na retina e nas plaquetas. O seu nome deriva do latim taurus, pois foi isolado pela primeira vez por um grupo de cientistas alemães a partir da bílis de um touro.
TAURINA
A taurina é valiosa e alguns alimentos, em particular, contêm quantidades elevadas de taurina. A melhor forma de a suplementar, quando necessário, é através dos alimentos certos, exceto se houver necessidades especiais que exijam a utilização de suplementos específicos recomendados por um médico.
O QUE É A TAURINA
Taurina é um aminoácido com enxofre, explica a Farmácia Blasi, que se encontra na forma livre e "não pertence ao grupo dos aminoácidos que constituem as proteínas". Presente em vários órgãos e tecidos, mas especialmente no coração e nos músculos.
Uma vez que o organismo não consegue sintetizar toda a taurina de que necessita, esta pode ser suplementada através do consumo de alimentos adequados, desde ovos a carne e marisco, ou através de suplementos, que devem, em qualquer caso, ser prescritos por um médico. A taurina está também presente em muitas bebidas energéticas, mas é melhor evitá-la.
PARA QUE SERVE A TAURINA
A taurina está envolvida na formação da bílis, ajuda a acelerar o metabolismo, contribui para a saúde da retina e dos olhos, ajuda a fortalecer o cabelo, evitando a sua queda, melhora o desempenho físico e dá energia ao corpo.
Além disso, segundo a Farmacia Blasi, tem uma ação antioxidante, regula a contração muscular, melhora os níveis de colesterol e de lípidos no sangue, é benéfico para o sistema cardiovascular e desempenha um papel na osmorregulação.
BENEFÍCIOS DA TAURINA
A taurina pode ajuda em casos de fadiga e é frequentemente recomendado aos desportistas porque aumenta a força muscular .
Além disso, como já foi referido, possui várias propriedades benéficas:
- reduz os níveis de colesterol mau
- é antioxidante
- reforça o nosso sistema imunitário
- é bom para o sistema cardiovascular
- ajuda a prevenir a queda de cabelo
- ajuda a manter a retina e os olhos saudáveis
EM QUE ALIMENTOS SE ENCONTRA A TAURINA?
A taurina pode ser consumida através de uma dieta equilibrada e variada que inclua possivelmente os seguintes alimentos:
- ovos
- leite
- carne
- frutos do mar
Os legumes contêm muito pouco, razão pela qual não se encontram entre os alimentos recomendados para a sua suplementação, embora, obviamente, o seu consumo seja sempre bem-vindo na dieta diária.
LER TAMBÉM: Manter a forma: dez bons hábitos para o fazer sem esforço e da forma correcta
QUE QUANTIDADE DE TAURINA DEVE SER TOMADA?
Em geral, as pessoas com uma alimentação saudável e variada não devem ter uma carência de taurina ou de adrenalina. Mas pode ser útil para quem pratica muito desporto, especialmente para os atletas, a quem é frequentemente recomendado em combinação com minerais e vitaminas.
No entanto, mesmo neste caso, não se deve exceder certas doses para evitar efeitos secundários. A Omnia Salute recomenda, para os desportistas, doses máximas de 8 gramas por dia, variando de pessoa para pessoa.
O QUE ACONTECE QUANDO SE TOMA DEMASIADA TAURINA?
No caso de doses excessivas, a Omnia Salute chama a atenção para o facto de poderem ocorrer ocasionalmente fenómenos de hipertensão, perturbações gastrointestinais e reacções cutâneas.
Deve também prestar-se especial atenção às bebidas energéticas, uma vez que estas contêm não só taurina, mas também outras substâncias estimulantes que, em conjunto, podem causar efeitos indesejáveis. A Omnia Salute refere também, por exemplo, dores de cabeça e aumento da tensão arterial e do ritmo cardíaco.
TAURINA PRODUZIDA SINTETICAMENTE
Muitas bebidas energéticas contêm taurina produzida sinteticamente, em média 400 mg por lata. E quanto mais se consome, maior é o risco de dependência, resultando na necessidade de consumir quantidades cada vez maiores.
Já para não falar da perigosa mistura de estimulantes frequentemente contida nessas bebidas, que é melhor substituir por bebidas energéticas naturais. Por exemplo, água de coco, chá de erva-mate, sumo de tomate, sumo de maçã quente, batido de banana.
taurina
RECEITAS QUE DÃO ENERGIA:
- Hambúrguer de beterraba, a receita de uma óptima alternativa ao hambúrguer clássico
- Salada de frutas com nozes, a receita para uma sobremesa saudável e saborosa, também perfeita para o pequeno-almoço
- Kiwi Centrifugado, a receita de um remédio natural perfeito para prevenir as constipações