A seguir ao plástico, os têxteis são a segunda maior causa de poluição no planeta. As roupas, os acessórios, os sapatos e, em geral, todos os produtos da chamada fast fashion têm uma meia-vida média e, em geral, a indústria têxtil polui quase tanto como o petróleo.

Compramos muito mais peças de vestuário a preços ridículos e, muitas vezes, abandonamo-las no guarda-roupa em tempo recorde: quantas t-shirts usámos duas vezes e depois esquecemos? Talvez a culpa seja aliviada pelo pequeno dispêndio de dinheiro, mas o que dizer da roupa formal ou de casamento?

O vestido de noiva é a imagem plástica do desperdício da moda: dinheiro, tempo, criatividade, energia gastos numa peça que tem um dia de vida e depois é deixada a ganhar pó e a entulhar as portas de guarda-roupas já superlotados, com um enorme desperdício de beleza e dinheiro.

LER TAMBÉM: O lado negro da moda, quando as empresas fingem ser ecológicas, enquanto 100 mil milhões de peças de roupa vão parar ao lixo todos os anos (foto)

CASAMENTO SOCIAL

A criadora de Sowed, Verónica Bello

Permitir que véus, rendas e laços vistam e tornem bonita outra noiva no seu dia mais memorável, e não desperdiçá-los, foi o pensamento por detrás do projeto Sowed, uma organização sem fins lucrativos inspirada nas lojas de caridade britânicas, onde as pessoas doam roupas que já não usam, mas que ainda estão em bom estado.Além disso, as roupas usadas vendidas nas lojas de caridade são utilizadas para angariar fundos para projectos de utilidade social.

A ideia subjacente é dar uma segunda vida a roupas e acessórios, provando que a moda também pode ser sustentável e amiga do ambiente.

PROJECTO SEMEADO

Sowed, uma crase bem sucedida das palavras Social e Wedding, não é apenas um nome, mas uma verdadeira declaração de intenções: "SO" representa a alma social e pretende indicar o compromisso social, enquanto "WED" abrevia o termo wedding, e fala da intenção de ligar projectos socialmente úteis ao mundo dos casamentos. A presidente e criadora do projeto, Veronica Bello, depois deFormada pela Accademia del Lusso, mudou-se para Londres para trabalhar na área da moda, perseguindo os seus sonhos. Em 2014, tomou a decisão final de regressar a Itália e combinar a sua paixão pela moda com o seu desejo de fazer o bem e o seu espírito ambientalista.

Por isso, fundou a Sowed, um verdadeiro atelier de vestidos de cerimónia com uma missão de grande impacto - sentir-se bem fazendo o bem - e uma forma de trabalhar algo peculiar: comprometem-se a recolher doações de ateliers, estilistas, lojas de retalho ou particulares de vestidos de noiva e de cerimónia e acessórios e colocam-nos à disposição de quem ainda os quiser usar por umO produto da venda é utilizado para apoiar projectos de caridade.

Os vestidos de noiva, de homem ou de senhora, os acessórios, os sapatos e até os fatos para os padrinhos ou os vestidos de cocktail para as damas de honor são armazenados com um preço mínimo de donativo que varia em função da data, do tecido e das características dos vestidos. Os compradores conhecem bem o objetivo social da Sowed e talvez, como explica a criadora Verónica, a escolham precisamente porisso.

PARA MAIS: Um casamento verde e alegre em nome da reciclagem. Do vestido aos convites: tudo é divertido (foto)

SEMEADO DE ONLUS

Sustentabilidade ambiental e atenção aos mais fracos, estes são os pilares da empresa: Verónica e os seus sócios acreditam na força das mulheres, tanto que querem ajudá-las ao máximo, dando-lhes novas oportunidades com cursos de formação profissional e projectos que visam a reintegração social, através do mundo do trabalho.Dez delas foram seleccionadas para um projeto de estágio após um curso de maquilhagem, e o projeto seguinte é um concurso de estilistas. A vencedora receberá uma oferta de tecidos e o modelo de mala de mão selecionado será confeccionado pela alfaiataria da prisão de San Vittore, com tecidosCom as receitas da venda das pochetes, a Sowed pretende financiar outros projectos de renascimento de mulheres referenciadas por casas de família ou associações.

Dádiva, solidariedade e amor: quem escolhe um vestido na Sowed recebe muitas vezes um cartão ou uma carta da pessoa que doou essa peça ou esse acessório. As noivas que doam desejam a mesma beleza e felicidade a quem compra o seu vestido de sonho. E perante os olhos de Verónica, concretiza-se o que ela sempre quis: colocar o amor, aquele que tem umcapital.

(Imagem em destaque e texto que a acompanha retirados da página de Facebook da Sowed Onlus)

SOLIDARIEDADE E MODA SUSTENTÁVEL:

  • Fashion renting: moda para alugar. Para roupas de sonho que respeitam o ambiente e a sua carteira
  • Spazzuk, uma história de moda sustentável protagonizada por uma mulher de Molise: Alessandra está de volta a Itália, venceu o cancro e produz roupa sem desperdício (foto)
  • Roupas, jóias, acessórios: um catálogo de moda completo feito de materiais reciclados
  • Piñatex: couro feito de ananás, ecológico, ético, sustentável e económico
  • Sapatilhas feitas a partir de resíduos de pastilhas elásticas, fabricadas na Holanda (foto e vídeo)
Rolar para o topo