Podem também ser gigantes, mas no Mediterrâneo encontram-se geralmente os normais, até 1 metro e 20 centímetros de comprimento, incluindo os tentáculos. As lulas são moluscos É mais fácil capturá-los na primavera, época da desova, quando tendem a aproximar-se da costa. Em geral, é um peixe muito procurado pelos pescadores e utilizado em toda a parte na cozinha. É por isso que é necessário saber como amolecê-los, quando estão realmente cozinhados, quais são as diferençascom lulas e a quantidade de colesterol que possuem.

CALAMARI

Vamos descobrir o que são as lulas, a que espécies pertencem e quais são as mais comuns no nosso país, mas também como as distinguir das lulas e como as utilizar em receitas saborosas, privilegiando sempre os peixes capturados segundo critérios de sustentabilidade.

A QUE ESPÉCIES PERTENCEM AS LULAS?

O nome lula refere-se ao moluscos cefalópodes do género Loligo Existem várias espécies, mas a Lula europeia, Loligo vulgaris A espécie Loliginidae, a mais conhecida nas nossas latitudes, embora também seja comum noutros locais, é um membro da família Loliginidae. Está muito difundida nas águas do Mar do Norte e do Mediterrâneo e é muito popular em termos culinários, sendo utilizada na preparação de numerosos pratos.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado. Clique aqui!

A DIFERENÇA ENTRE LULA E LULA

Antes de mais, o tamanho porque as lulas adultas podem ser muito maiores do que os calamares Para não falar das diferenças físicas, por exemplo a cor mais escura das lulas , e a pena ou gládio, que nas lulas é mais fino Em suma, embora possam parecer semelhantes aos olhos de uma pessoa inexperiente, na realidade qualquer pessoa que saiba um pouco sobre peixes reconhecerá imediatamente as diferenças.

LER TAMBÉM: Calamares à Pantelleria com anchovas e tomates cereja, a melhor receita

QUANTO COLESTEROL TEM UMA LULA?

100 g de lulas contêm 1,38 g de lípidos e, no que diz respeito especificamente ao colesterol, incluem 233 mg Em percentagens, a mesma quantidade contém 23% de gordura, 74% de proteínas e 3% de hidratos de carbono. É evidente que, embora este peixe tenha uma quantidade mínima de gordura saturada e seja muito rico em ómega 3, ácidos gordos, vitamina B e zinco, entre outros, é bastante rico em colesterol. É por isso que é melhor não consumir doses excessivas, evitando exceder 300 mg por dia, ou mesmo 200 mg sesofre de certas perturbações.

LER TAMBÉM: Cavala, para que serve e como cozinhá-la

ONDE ENCONTRAR LULAS GIGANTES

As lulas gigantes existem? Sim, existem de facto e encontram-se, como demonstraram os investigadores do CNR de Pisa, a grandes profundidades (450-1000 metros), especialmente no Atlântico Norte e no Sudeste do Pacífico.

São verdadeiramente monstruosos, pois podem atingir 18 metros de comprimento, embora normalmente sejam mais pequenos. O seu nome é Architeuthis dux, têm olhos gigantes e tentáculos de vários metros de comprimento, tal como contam as lendas, para não falar do seu peso, que pode atingir uma tonelada.

COMO PESCAR LULAS

As lulas são pescadas com isco oppai a montar na linha, de preferência em série. Deve também adquirir uma linha de pesca e eventualmente um kit de pesca para facilitar a pesca, sobretudo se não for particularmente experiente. A melhor altura para as pescar é ao pôr do sol. Se não as pescar, verifique sempre a origem das lulas que compra e a sua proveniência, favorecer os produtos certificados pelo MSC (Marine Stewardship Council), ASC (Aquaculture Stewardship Council) ou biológicos, pescados de acordo com critérios de sustentabilidade.

PARA MAIS: Bolinhas de peixe, a receita para as fazer com anchovas, bacalhau e peixe-espada. E com grão-de-bico cozido (foto)

QUANTO TEMPO AS LULAS TÊM DE COZER

O tempo de cozedura depende da forma como se pretende cozinhá-los. No entanto, em geral, um cozedura rápida de 5-6 minutos porque a sua carne é delicada Eis os tempos médios para outros métodos de cozedura:

  • No forno, é suficiente um máximo de vinte minutos a 200° C.
  • No tacho com o molho sempre cerca de 20 minutos.
  • No grelhador, apenas 6-7 minutos podem ser suficientes.

Em suma, cozinhar é muito rápido e fácil.

COMO É QUE SE SABE SE AS LULAS ESTÃO COZINHADAS?

Dizíamos que a lula demora apenas alguns minutos a cozer e que, para verificar se está pronta, basta picá-la com um garfo. O importante é que esteja sempre macia, que não endureça e que, se for assada, se cubra de uma crosta dourada, mantendo-se tenra por dentro. O tempo de cozedura ideal é, portanto, curto e a lula deve estar tenra e não borrachuda, mas também não dura.

RECEITAS DE LULAS

Lulas fritas, lulas estufadas, lulas em molho - são inúmeras as receitas que as incluem. E todas são deliciosas. Abaixo estão duas receitas deliciosas e fáceis de preparar.

LULA COZIDA

O guisado de lulas proposto por Guglielmo Napoleoni no seu canal do YouTube é realmente delicioso. Como prepará-lo? Tudo o que precisa são os seguintes ingredientes:

  • 400 g de lulas frescas
  • 250 g de tomates pelados
  • 1 ramo de salsa
  • 2 dentes de alho
  • meio copo de Chardonnay
  • malagueta
  • azeite virgem extra.

Frite o alho juntamente com a malagueta, junte as lulas e frite durante 5-6 minutos. Junte um pouco de pimenta, mexendo de vez em quando, deglaceie ao fim de algum tempo com o vinho branco, deixe-o evaporar e junte os tomates pelados. Cozinhe em lume brando, com uma tampa, durante cerca de vinte minutos. A meio da cozedura, junte a salsa.

LULA FRITA

O canal do youtube de Fabio Campoli explica como preparar umas excelentes lulas fritas. Arranje uma lula polpuda, não muito fina, e coloque-a no congelador antes de a fritar. Passe os anéis por farinha, peneire bem a farinha e mergulhe-os em óleo quente. Mas antes de os mergulhar, retire o excesso de farinha e amido passando-os por uma mistura de vinagre e água.

COMO E PORQUÊ ESCOLHER O PEIXE:

  • Como escolher peixe fresco: 10 regras para não cometer erros
  • O peixe é bom para o coração e para os ossos. Benefícios de um alimento que nunca deve faltar
  • Tilápia, prós e contras do peixe mais consumido do mundo
Rolar para o topo