Sabonetes DIY: as melhores receitas

Poupança, mais saúde e menos resíduos . o sabão caseiro que também é uma excelente ideia de presente, tem uma enorme vantagem: é muito fácil de fazer, muito barato e é um bom substituto para os sabonetes industriais, que também podem ter algumas contra-indicações para a nossa pele, especialmente quando custam muito pouco, muito caro e têm materiais de base propensos a irritação.

SABÃO "FAÇA VOCÊ MESMO

O melhor sabão para usar todos os dias? caseiro Existem várias receitas e, de entre as muitas, propomos duas que são imbatíveis pelos resultados que oferecem. A primeira é para fazer um sabão natural, sem soda cáustica O sabão de Marselha é igualmente precioso para todas as limpezas domésticas e para combater a cochonilha mortal que destrói as nossas plantas.

LER TAMBÉM: Detergente "faça você mesmo" para pavimentos domésticos, como prepará-lo com ingredientes naturais

Vejamos os ingredientes e a preparação:

INGREDIENTES

  • 250 ml de sabão de Marselha, de preferência sem perfume
  • 220 ml de água destilada
  • 11 ml de óleo vegetal (pode ser utilizado qualquer tipo de óleo vegetal, azeite, óleo de sementes, óleo de jojoba, óleo de amêndoas)
  • 5-6 gotas de óleo essencial
  • Corantes naturais ou especiarias

PREPARAÇÃO

Reduzir lascar o sabão com uma faca ou um ralador e derretê-lo num tacho pequeno em banho-maria, mexendo bem com uma colher de pau.

Quando o sabão tiver atingido um bom nível de densidade, adicione a água um pouco de cada vez, mexendo sempre, depois o óleo vegetal escolhido, as gotas de óleo essencial e as substâncias corantes.

Depois de adicionar todos os ingredientes, verter para os moldes onde repousará durante 6 semanas, após o que o sabão caseiro estará pronto.

PARA MAIS: Reciclagem criativa de garrafas de detergente, muitas ideias simples e originais

SABÃO CASEIRO COM SODA CÁUSTICA

Uma segunda receita, no entanto, vem do blogger Stefania Rossini e campos laranjas , canela e azeite :

REQUISITOS

  • Um par de laranjas
  • canela em pó
  • lixívia
  • azeite

PREPARAÇÃO

Obter um pouco de farinha de casca de laranja e canela em pó, obtida por secagem de laranjas não tratadas. Misture depois com um pau de canela partido em pedaços pequenos. Na segunda tigela, coloque a água que utilizou para lavar o copo misturador.

Depois de usar máscara, luvas e óculos de proteção, coloque 600 g de canela e laranja em pó da segunda tigela num tacho e 250 g de soda cáustica; misturar bem e deixar arrefecer. Numa segunda panela deitar 2 kg de azeite, colocar tudo no fogão e levar o azeite a uma temperatura de 45°.

Mexer frequentemente a água com a soda para baixar rapidamente a temperatura: quando esta também tiver atingido 45°, deitar o óleo na panela com o caldo e a soda no interior; com a ajuda de um misturador de imersão, misturar muito bem (ter o cuidado de o manter no fundo da panela para evitar salpicos perigosos).

Quando o ponto da fita é atingido Nota-se que se forma uma espécie de crosta gelatinosa à superfície.

Despejar a farinha de laranja e a canela. Mexa novamente para misturar e verta nos moldes desejados (os moldes de silicone são excelentes para facilitar a remoção do sabão 3 dias após a produção, mas os recipientes reciclados, tais como iogurtes, tabuleiros de frutas e legumes e vários queijos para barrar também funcionam bem). Guarde num local fresco e seco e retire os recipientes após cerca de 3 dias,se necessário, cortar nas formas desejadas e colocá-las em grelhas para amadurecer.

Após a maturação no mínimo em 4 semanas terá obtido um sabão natural, biodegradável, amigo do ambiente, com zero quilómetros e de baixo custo.

LER TAMBÉM: Como reciclar guardanapos velhos

COMO FAZER SABÃO DA AVÓ?

Em tempos, as mulheres, sobretudo no campo, enquanto os maridos trabalhavam, dedicavam-se ao preparação de sabão natural O procedimento continua a ser muito válido e fácil. Os materiais básicos são três: 300 gramas de água, um quilo de azeite e 136 gramas de soda cáustica. Coloque a soda na água e use luvas de látex para se proteger. Leve a mistura a 45 graus e, à mesma temperatura, aqueça o azeite deQuando ambos tiverem atingido 45 graus, deite lentamente a soda com água no óleo e misture bem. Quando o sabão estiver bem misturado, pode continuar com a varinha de imersão durante cerca de 3 minutos. Desligue e misture com a varinha, depois volte a ligá-la até o sabão atingir a consistência desejada. Nessa altura, pode colocá-lo nos moldes e deixá-lo num ambiente fresco e secar durante seis semanas. Depois, pode finalmente utilizá-lo.

COMO ERA FEITO O SABÃO NA ANTIGUIDADE

Os romanos estavam familiarizados com o sabão, embora a química ainda não tivesse chegado. A palavra deriva do latim sapo Mas as origens do sabão são muito mais antigas e remontam a 3000 a.C., quando na Mesopotâmia de fabricou dois tipos de sabão O primeiro era uma mistura de óleo e cinzas de madeira de faia: era utilizado para a limpeza doméstica. O sabão duro, por outro lado, era obtido através da mistura de óleo vegetal com soda feita a partir de cinzas de algas marinhas. Era depois perfumado e utilizado para a higiene pessoal. Este sabão, até à chegada da produção industrial propriamente dita, era sempreconsiderado um género de luxo.

DETERGENTES NATURAIS CASEIROS A CUSTO (QUASE) ZERO:

  1. Detergente "faça você mesmo" para a limpeza da casa de banho: soluções eficazes, ecológicas e económicas
  2. Detergente para a loiça "faça você mesmo": a preparação eficaz e amiga do ambiente que respeita a pele
  3. Detergente "faça você mesmo" para o chão da casa: como prepará-lo com ingredientes naturais
Rolar para o topo