- COMO RECICLAR ROUPA USADA
- RECICLAGEM CRIATIVA DE ROUPA USADA
- ONDE VENDER ROUPA EM SEGUNDA MÃO ONLINE
- COMO DOAR ROUPA USADA?
- ASSOCIAÇÕES PARA DOAR ROUPA USADA
- FESTA DE TROCA
- RECOLHA DE ROUPA USADA
- QUANTO TEMPO DURA A ROUPA?
Por um lado, a reciclagem criativa ou a venda em algum mercado (mesmo em linha), por outro lado, a dádiva pura e simples. Tudo menos o desperdício. É necessário muito pouco para evitar o esbanjamento escandaloso de roupa que fazemos todos os anos, deixando nos nossos guarda-roupas roupa não utilizada que poderia fazer alguém feliz.
COMO RECICLAR ROUPA USADA
Todos os anos damos por nós com as mãos no armário a ter de organizar as mudanças sazonais : o momento em que nos apercebemos de que cerca de um terço do nosso guarda-roupa nem sequer é utilizado durante um dia. E todos os anos nos apercebemos de que há tantos vestidos que já nos cansámos, que talvez estejam fora de moda ou que já não se enquadrem, e a tentação de as deitar fora ou de as queimar é realmente quase irresistível. Mas e se, em vez de as deitarmos fora, as reciclássemos de forma criativa? Ou se os doarmos aos pobres?
LER TAMBÉM: Cabides DIY, como fazê-los com 7 ideias originais e criativas de reciclagem (Foto)
RECICLAGEM CRIATIVA DE ROUPA USADA
Não é preciso muito para transformar os jumpers que já não utiliza em bonitos tampas de chávenas em confortável aquecedores de mãos e tampas ou mesmo num lâmpada. Camisas Lise e meias partidas As t-shirts velhas podem tornar-se t-shirts muito pessoais para a limpeza doméstica. biquíni. Até os botões podem ser reutilizados para criar fantásticas cortinas ou o originalíssimo almofadas e com as meias de lã é possível criar maravilhosas tapetes. Se depois tiver pilhas de calças de ganga que já não usa porque está fora de moda, pode cortá-los e fazer dehli calções, criar capacidade sacos ou pintá-los com a técnica do stencil estilo tatuagem velha guarda .
ONDE VENDER ROUPA EM SEGUNDA MÃO ONLINE
Se, por outro lado, precisa mesmo de libertar o seu guarda-roupa por falta de espaço, A Internet está repleta de sítios onde pode vender os seus artigos em segunda mão: para além do famoso Ebay, Há uma outra aplicação que está cada vez mais na moda entre as bloggers de moda. Estamos a falar da Depop, graças à qual pode carregar fotografias dos artigos que pretende vender, editá-las com os filtros relevantes e esperar que alguém interessado o contacte em privado. Mas não é a única aplicação para comprar e vender artigos em segunda mão: as mais populares atualmente são Shpock, que é recomendado para quem procura algo vintage, e Etsy, apreciado sobretudo pelos mais pequenos.
A plataforma social Facebook é um "local" ideal para vender ou trocar os seus artigos, participando em grupos criados para o efeito, tais como Esvaziar o armário Este grupo foi criado em 2013 por Federica Romanazzi, com a intenção de ajudar todas as raparigas a vender ou trocar as suas roupas, estritamente em segunda mão, a preços baixos. Atualmente Esvaziar o armário tem mais de 80.000 membros e é certamente um dos maiores grupos.
LER MAIS: Roupa barata, como é que um vestido pode custar apenas 7 euros? Podemos confiar nele?
COMO DOAR ROUPA USADA?
A doação é, sem dúvida, a alternativa mais nobre, mas é preciso ter cuidado: se a roupa de que se vai desfazer estiver realmente em mau estado, é melhor reciclá-la de outra forma. Por isso, lave as que estão mais "novo e informar-se sobre os pontos de recolha na sua área. contentores Os amarelos, que são utilizados precisamente para a recolha de roupa, são recolhidos por cooperativas sociais, como a Caritas, e transferidos para o centros de triagem A recolha de contentores permite às cooperativas dar trabalho a pessoas em dificuldades e desvantagem social Quando chegam aos vários centros, as associações entram em ação e verificam e classificam as peças de vestuário. As roupas que ainda estão em bom estado são depois revendidas nos feiras da ladra os que já não são utilizáveis são, em vez disso, enviados para reciclagem para produzir novos tecidos .
Existem também lojas de solidariedade presente em muitas cidades italianas, onde pode doar as suas roupas e fazer com que sejam "compradas" sem dinheiro por pessoas menos afortunadas. Aqui está uma lista dos pontos de venda.
PARA MAIS: Coleção de roupa em segunda mão, os clãs deitaram-lhe a mão, mas nós somos mais fortes (foto)
ASSOCIAÇÕES PARA DOAR ROUPA USADA
Existem associações que, entre as suas múltiplas actividades, se dedicam também especificamente à recolha e triagem de roupas usadas. Ao contactá-los, terá a garantia de que o seu presente não será desperdiçado. - Cruz Vermelha Italiana . tem pontos de recolha fixos, em diferentes zonas, por exemplo, nas grandes cidades. Depois há as recolhas extraordinárias. previstas no calendário durante o ano ou em situações de emergência como a guerra na Ucrânia. - Comunidade de Santo Egídio A Comunidade de Sant'Egidio também está na linha da frente na assistência aos pobres, em duas vertentes: ajuda no local (por exemplo, nas estações onde dormem muitos sem-abrigo) ou com o alojamento dos pobres nas casas da Comunidade destinadas a este serviço. Em ambos os casos, é preciso roupa e vestuário de todo o tipo, e muito. - Caritas Todas as roupas e peças de vestuário doadas à Cáritas são higienizadas, limpas e triadas antes de serem entregues às famílias carenciadas através da rede paroquial ou diretamente por triagem nos Centros Cáritas. Humana De pessoa para pessoa Em Itália, 1.200 municípios assinaram um acordo com esta organização humanitária presente em vários países do mundo. Os doadores recebem caixas de cartão com roupa, acessórios e artigos para a casa. Depois, tudo é levado para centros de triagem e os artigos são divididos em duas categorias: uma parte é entregue diretamente às famíliasOs projectos humanitários são financiados com as receitas obtidas.FESTA DE TROCA
Mas o movimento das roupas duplamente vivas não se fica pela reciclagem. Em Nova Iorque, os chamados festa de troca encontros dedicados ao mundo das mulheres e baseados na troca. Uma espécie de mudança de guarda-roupa a baixo custo que também está a alastrar em Itália, onde o chamado segunda mão "A moda vintage já não é objeto de preconceitos como outrora. De facto, os pontos de venda e os eventos vintage estão a aumentar.
RECOLHA DE ROUPA USADA
Apesar da Lei Ronchi em 1994 sancionou o seu tratamento como resíduo reciclável, apenas o 12% Na Europa, compram-se em média 15 a 20 quilos de roupa por ano, em Itália 14. Também na Europa conseguimos recuperar cerca de 7 quilos, mas a média italiana é muito mais baixa, cerca de 1,3: o objetivo é aumentar a taxa de recolha, para chegar pelo menos a 5", explicou Edoardo Amerini, presidente da Conau, sobre a questão da recuperação, sublinhando também a benefícios ambientais da reciclagem de vestuário usado Está provado que a recolha de um quilo de tecido reduz a emissão de Co2 consumo de água, Se as actuais 80 toneladas de roupa recolhida em Itália pudessem ser reduzidas a 240, poupar-se-ia 36 milhões de euros sobre a eliminação de resíduos".
QUANTO TEMPO DURA A ROUPA?
Enquanto nós guardamos as roupas que não usamos, deixando-as apodrecer nos nossos guarda-roupas em vez de as darmos, a indústria mundial do vestuário fez o seu milagre da obsolescência programada, tal como a dos electrodomésticos. Nos últimos 15 anos, a produção duplicou (lembre-se que são necessários 11 000 litros de água para fazer um par de calças de ganga, por exemplo), tal como o volume de negócios, enquanto aA esperança média de vida diminuiu para metade. É a economia do desperdício, lindo.A SEGUNDA VIDA DOS TECIDOS DESTINADOS AO CAIXOTE DO LIXO:
- Pedaços de tecido e pano, reciclados em brincos e almofadas DIY (foto)
- Reciclagem criativa de tecidos: ideias para não desperdiçar roupa (Fotografia)
- Como reutilizar uma camisa de homem: muitas dicas para não desperdiçar tecido