Reutilização e recuperação de águas pluviais

COMO RECICLAR A ÁGUA DA CHUVA

Houve um tempo em que se dizia: chove, ladrão do governo. Agora, com as alterações climáticas a perturbarem completamente o calendário das estações, podemos dizer: está a chover, vamos a despachar. No sentido em que o água da chuva especialmente quando os recursos hídricos são escassos, é de facto um bem valioso se pudermos reciclá-lo de uma das muitas formas possíveis.

RECICLAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS

Limpar o chão, a loiça da cozinha, o carro, mas também lavar a roupa e puxar o autoclismo. Atenção a uma coisa: com a água da chuva pode fazer e lavar tudo em casa. E também no exterior, ou seja, pode regar as plantas e cultivar o jardim. Sem gastar um euro em termos de consumo.

LER TAMBÉM: Poupar água em casa, as regras de ouro. O desperdício está ao virar da esquina, mas pode evitá-lo

COMO REUTILIZAR A ÁGUA DA CHUVA

Só para dar uma ideia da poupança que se esconde por detrás da recolha de águas pluviais, considere-se que o lavar um carro traduz-se, em média, em um consumo de 150 litros de água Porquê desperdiçá-la e consumi-la através das torneiras? Cada agregado familiar pode cobrir 50 por cento das suas necessidades de água através da recolha de água da chuva. É muito. Com algumas vantagens colaterais, domésticas e gerais. A máquina de lavar roupa, por exemplo, funciona melhor com água da chuva do que com água da torneira. E quanto ao exterior, a reciclagem da água da chuva reduz aPor conseguinte, incorpora um estilo de vida inspirado numa sustentabilidade genuína e não apenas teórica.

O QUE POSSO FAZER COM A ÁGUA DA CHUVA?

A reciclagem e a reutilização das águas pluviais, que, entre outras coisas, ajudariam a resolver os problemas de seca também prevêem outras utilizações da chuva, por exemplo:
  • A água da chuva, que contém menos calcário, é adequada para a limpeza de qualquer eletrodoméstico, incluindo máquinas de lavar roupa e louça.
  • A higiene pessoal também pode ser assegurada com a água da chuva.
  • A água da chuva pode ser utilizada em aparelhos de ar condicionado e bombas de calor.

RECUPERAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Muitas civilizações antigas consideravam a chuva como um acontecimento auspicioso porque não dispunham de redes de água. Hoje em dia, porém, a chuva é uma alternativa à água corrente e pode substituí-la em várias actividades. Contém uma quantidade reduzida de calcário e não contém cloro. duas características que lhe permitem retardar o desgaste da casa de banho e dos electrodomésticos e reduzir o risco de avarias: daí, por exemplo, a recomendação de o utilizar na máquina de lavar roupa.

PARA MAIS: Um mundo sustentável constrói-se com pequenos gestos, é preciso pouco. Ler mais neste livro

ESTAÇÃO DE RECICLAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS

Para beneficiar do vantagens do água da chuva podemos instalar pequenos tanques de armazenamento através do qual é primeiro filtrado e depois, através do processo de decantação, purificado. Em alternativa, podemos utilizar um método "faça você mesmo realização de um garrafa com um funil incorporado Para o obter, precisamos de obter duas garrafas de plástico, com as respectivas tampas, e alguma fita isoladora. Cortamos os topos das tampas, de modo a ficarmos apenas com as virolas, e juntamos as tampas, sobrepondo-as, com fita isoladora para as aparafusar aos gargalos das garrafas. Nesta altura, só temos de colocar a garrafa resultante noCom este método simples, reduzimos a utilização de água potável, limitando-a aos casos realmente necessários.

BÓNUS PARA SISTEMAS DE RECOLHA DE ÁGUAS PLUVIAIS

Um sistema de aproveitamento de águas pluviais, fácil de instalar na nossa própria propriedade, permite reduzir o consumo doméstico de água até 50 por cento E pode beneficiar de uma dedução de até 65%, com um limite máximo de 30.000 euros, abrangendo tanto o sistema como a obra de alvenaria onde é instalado.

AS NOSSAS DICAS PARA NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA:

  • Plantas para regar no verão: para evitar o desperdício de água, escolha a altura certa e aplique cobertura vegetal (foto)
  • Como ensinar as crianças a não desperdiçar água. Cinco regras muito simples
  • Lavar ou não lavar? dilema estúpido. o importante é não desperdiçar água em casa
Rolar para o topo