Redes de água: até 64% da água é perdida

Todos nós, mas mesmo todos, desperdiçamos água, muita água, que certamente não falta em Itália. No pódio do os resíduos como um sistema e como paradigma do funcionamento de todo um país, colocamos os estragos que provocamos na água pública, que chega às nossas casas através de redes de peneiração O último relatório do ISTAT mostra que atingimos um recorde de perdas, liderado pela Basilicata, onde 64% da água que circula na rede é desperdiçada. Além disso, 60% dos 452mil quilómetros de tubos foram colocados há mais de trinta anos e vinte e cinco por cento há mais de meio século.

DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA REDE DE ÁGUA

Um problema de desperdício que, no verão, combinado com a crise climática e a seca em algumas zonas do país, sobretudo no Sul, se torna uma verdadeira tragédia. Como se estivéssemos num país subdesenvolvido do mundo, como se não tivéssemos, pelo menos no papel, uma rede de água E, logo a seguir, a esta descoberta junta-se o escândalo de uma outra emergência nacional, como o mau cuidado da terra, que nunca foi resolvido: o desperdício da água pública, a água de todos. A água que perdemos em instalações que, se decidíssemos pôr em prática, poderiam tornar-se, para as obras necessárias, fontes deinvestimento, crescimento económico, emprego, bem-estar e uma melhor qualidade de vida.

RESÍDUOS DE ÁGUA PÚBLICA EM ITÁLIA

Continuamos a fingir que o problema não existe Depois, de vez em quando, em ciclos periódicos, alguém acorda e recorda-nos, num tom semelhante ao dos gritos de Manzoni, o absurdo desperdício de água, boa e pública, que se consome todos os dias em Itália. O último grito vem do Autoridade para a Energia o que nos dá o seguinte número: cerca de 25 por cento, um quarto, dos Rede italiana de água tem mais de 50 anos. Meio século. Coisas de outro mundo, outra vida, outro planeta.

LER TAMBÉM: Consumimos demasiada água porque esta se perde nas redes de afundamento

COAR AS CONDUTAS DE ÁGUA

As perdas globais na rede hídrica italiana ascendem a 42% (fonte: Istat) da água canalizada (nalgumas zonas do sul de Itália, chegam a 50%), com um desperdício de água insustentável (apesar daqueles que ainda pregam a sustentabilidade). É necessária a manutenção, uma palavra que em Itália saiu do vocabulário do poder público e também da esfera dos nossos estilos de vida.vida privada e investimentos. Os peritos calculam uma despesa de 80 euros por habitante A água é um bem comum, e quem o nega é estúpido antes de ser ignorante, mas isso não significa que a sua gestão e distribuição devam ficar fechadas nas mãos de quase2.000 gestores (1.957 para ser exato), desde a mais comum do país até à maior sociedade gestora de participações sociais cotada na bolsa.

COMO É QUE A ÁGUA É DESPERDIÇADA?

É necessário racionalizar, reduzir o desperdício e a ineficácia, encontrar um equilíbrio justo e transparente entre o público, dominus no que diz respeito à proteção dos interesses dos cidadãos, e os privados que acreditam, com a carteira aberta e não com a ideia de embolsar rendas, no potencial económico do sector. E é necessário investir, investir e voltar a investir.O ponto de partida deste raciocínio é o seguinte: só o governo pode pôr em marcha as acções necessárias para virar a página. Uma grande oportunidade vem dos fundos do PNRR, que em parte (630 milhões de euros estão atualmente previstos) deverão ser utilizados para corrigir o A rede italiana de colectores de água Mas será necessário muito mais dinheiro, com investimentos em modernização e manutenção que terão de se prolongar por anos, décadas, e aos quais o sector privado não poderá renunciar. E será inevitável uma consolidação do sector, com a redução das empresas que gerem o serviço, no interesse dos cidadãos em primeiro lugar e acima de tudo .

DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA AGRICULTURA

A maior parte do consumo de água é absorvida por 22 por cento da indústria É, pois, nos campos que os sistemas de rega devem ser modernizados para reduzir o desperdício de água. E depois nas hortas, urbanas e domésticas. Aqui o paradigma é o da Itália, que, desperdiçando, não olha para a frente, e continua a utilizar sistemas de rega obsoletos, sem recuperação e reutilização da água, com métodos da Idade Média e desperdícioA tecnologia tem feito grandes progressos para reduzir o desperdício de água no cultivo agrícola, o que também afecta o preço final de um produto ao consumidor, e entre elas, a irrigação por gotejamento, por exemplo, é uma técnica muito eficaz. Podemos também utilizá-la nos nossos jardins , em varandas, no jardim e em vasos que albergam plantas.

PARA MAIS: Lavar ou não lavar? dilema estúpido. o importante é não desperdiçar água em casa

CONSUMO DE ÁGUA PER CAPITA EM ITÁLIA

As contas sobre o consumo, e portanto o desperdício, de água não batem certo, mesmo no universo do consumo doméstico. Mais uma vez, os números falam. Todos os italianos consomem em média, 236 litros de água por dia ( Dados do Blue Book 2022 Será que somos mais limpos do que os franceses e os alemães? É difícil sequer imaginar, somos provavelmente mais esbanjadores e temos dificuldade em absorver as poucas mas essenciais formas de poupar e não desperdiçar a água que depois pagamos nas nossas facturas.

ÁGUA PEGADA ALIMENTAR

Para reduzir o desperdício de água, mesmo com algumas mudança de estilos de vida temos de estar mais conscientes dos água pegada alimentar De acordo com dados da fundação Utilitatis, a pegada hídrica de um quilo de massa é de 1.710 litros de água; a de um quilo de carne de frango é de 4.300 litros; e para uma simples t-shirt são necessários 2.700 litros de água.um ovo necessita de 135 litros de água, uma fatia de pão de quarenta litros. A produção de carne absorve uma grande quantidade de água destinada à agricultura: estima-se que cerca de um terço do consumo de água de todos os habitantes da Terra se destina à indústria da carne. Em geral, a carne, os ovos e os produtos lácteos requerem muito mais água do que os legumes e as leguminosas. Isto não significa que devamos eliminar da nossa dieta a carne, incluindo a carne branca como o frango, ou os ovos,mas pelo menos temos consciência de quanta água foi necessária para produzir o que comemos.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

COMO POUPAR ÁGUA EM CASA E NO ESCRITÓRIO:

  • Poupar água em casa, as regras de ouro. O desperdício está ao virar da esquina, mas pode evitá-lo
  • Rega gota a gota: como funciona (vídeo) para poupar água no terraço e no jardim
  • Poupar água, como poupar 8 mil litros de água e 15 euros na sua fatura
Rolar para o topo