- O QUE É RAMEN?
- MACARRÃO PARA RAMEN
- BENEFÍCIOS DO RAMEN
- O QUE BEBER DEPOIS DO RAMEN?
- O RAMEN INSTANTÂNEO É MAU PARA SI?
Uma sopa muito antiga, típica da cozinha oriental, em primeiro lugar da cozinha japonesa, muito saudável e fácil de preparar. Com alguns ingredientes básicos: massa desidratada, algas marinhas, rebentos de soja, alho francês e legumes.
O QUE É RAMEN?
O Ramen é um prato japonês, preparado com massa de trigo e caldo de carne ou de peixe, podendo também ser utilizados outros ingredientes como a alga nori, a cebolinha verde e a carne de porco. O Ramen pertence de facto, à tradição chinesa da "comida de rua A sua preparação remonta ao início dos anos 1900, quando havia bancas de rua a vender esta sopa na China, especialmente em Xangai e Guangzhou. Existem muitas variações deste prato e cada região do Japão tem a sua própria. O Ramen é um prato muito simples, servido com massa e legumes, utilizando pauzinhos e uma concha para levantar a massa.O Ramen é considerado no Japão como o "alimento da alma", cuja essência é, de facto, uma metáfora para os objectivos que se deseja alcançar na vida. Se nos dedicarmos a preparar o caldo perfeito e a massa perfeita, teremos alcançado um objetivo que fará feliz não só a pessoa que preparou o Ramen, mas também aqueles que beneficiarão do mesmo.O Ramen é servido bem quente.
LER TAMBÉM: Campanha "prato limpo" na China: fórmula N-1 nos restaurantes: dez clientes, nove doses à mesa
MACARRÃO PARA RAMEN
Existem vários tipos de macarrão para Ramen, mas normalmente este macarrão deve ter três características básicas: deve ser feito de farinha de trigo, ter um alto grau de alcalinidade e baixa hidratação. O macarrão torna-se alcalino se for adicionado à massa um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido em água. Desta forma, o macarrão torna-se mais elástico e também resisteOs noodles frescos utilizados no ramen são normalmente preparados com farinha de trigo, ovos (por vezes), sal, água e kansui, uma água alcalina que ilumina os noodles e lhes dá a sua cor amarelada caraterística. Existem diferentes tipos de noodles. Por exemplo, existe o tipo ondulado, que é adequado para o miso (um caldo muito leve) ou o noodles reto, que é utilizado no casar com tonkotsu um caldo muito mais gordo.
BENEFÍCIOS DO RAMEN
Sendo uma sopa feita com caldo de carne, frango ou porco, que também inclui noodles, legumes, cogumelos, cebolinhas e algas marinhas como a kombu, o Ramen pode ser considerado um alimento benéfico para o organismo. A alga kombu, por exemplo (frequentemente contida nesta sopa), é rica em fósforo e potássio, sendo por isso boa para o sistema imunitário. Alga marinha Kombu É também um poderoso antioxidante, promove a circulação sanguínea e previne o envelhecimento das células e a formação de rugas. No Ramen, também encontramos frequentemente katsuobushi, filetes de atum fermentados que são bons para os intestinos.
O QUE BEBER DEPOIS DO RAMEN?
- Se o ramen preparado for particularmente gordo, é aconselhável acompanhá-lo com uma cerveja ácida, azeda e com aromas complexos. Com este tipo de cerveja, o paladar ficará permanentemente limpo do sabor exigente do Ramen.
- Para acompanhar um bom Ramen, também se pode optar por uma cerveja maltada, delicada, com aroma a especiarias e floral, ou seja, com um travo amargo e um final suave.
- Os apreciadores de vinho podem optar por um vinho tinto, que é fresco, ou por um vinho seco com um aroma persistente. Os apreciadores de vinho branco podem optar por um vinho com um aroma aroma tropical ou mesmo para um bom rosé talvez cintilante.
O RAMEN INSTANTÂNEO É MAU PARA SI?
O Ramen instantâneo é normalmente consumido por quem não tem tempo para o preparar e é embalado em duas saquetas: uma com molho de soja ou óleo de sementes e outra com especiarias. As saquetas com o tempero pronto contêm uma elevada quantidade de sal, aromatizantes, açúcar e vários aditivos. Este tipo de Ramen instantâneo contém muito poucas proteínas e fibras. Por esta razão, uma saqueta nãopode dar uma boa sensação de saciedade, pelo que se deve consumir pelo menos duas, mas também aumenta desproporcionadamente a ingestão de sal. De facto, uma saqueta contém cerca de 1,25 gramas de sal, quando não se deve ultrapassar os 2,4 gramas por dia. Demasiado sal provoca desidratação, aumenta a fadiga, provoca dores de cabeça e falta de concentração. Além disso, aumenta o risco dede doenças cardiovasculares e nefrológicas, em suma, comer Ramen instantâneo com frequência não é de todo saudável para o corpo .
CAMPANHAS CONTRA O DESPERDÍCIO ALIMENTAR:
- Em Leeds, um supermercado vende alimentos não vendidos, poupando 6 toneladas de alimentos ainda bons todos os dias
- Como evitar o desperdício desnecessário de alimentos: aqui estão todas as aplicações e plataformas digitais para poupar alimentos
- Rob Greenfield, o mergulhador do contentor do lixo: esvaziar caixotes do lixo e dar comida que ainda está boa