Qual é a origem da lenda do Pai Natal?

IMPORTÂNCIA DO PAI NATAL PARA AS CRIANÇAS

Tudo o que precisamos agora é de desmontar, peça por peça, o fábula e o mágico por Pai Natal Seria um enorme desperdício de sonhos, de imaginação e até da criatividade das crianças: tudo em nome da clareza fingida com os filhos e os netos, como se o gosto pelos contos imaginários fosse agora apagado.

Por vezes, na era da pós-verdade, das meias-verdades amplificadas pela televisão e pela Internet, das mentiras passadas por verdade, até as revistas científicas de prestígio perdem o seu prestígio e escorregam na casca de banana do cretinismo. The Lancet Psychiatry excomungar o Pai Natal, uma história descrita como "aterradora", e apelar aos pais e às mães para que ponham termo a esta mentira que tornaria os pais pouco credíveis, privá-los de um papel fantasma de "guardiães da verdade" é simplesmente estúpido Talvez aumente os honorários dos dois psicólogos que defendem esta tese singular (não os nomearei para evitar mais publicidade), mas, no essencial, estamos perante um verdadeiro deslize no pântano das afirmações sem sentido, mesmo antes de serem verdadeiras.

A LENDA DE SANTA CLAUS

De acordo com Lancet todos nós, pais, com filhos e netos a reboque, devemos deitar fora séculos e séculos de tradição, por história , de encantamento de um conto de fadas maravilhoso (é certo que, nalguns casos, reduzidas a mercadorias: mas isso é outra história) e dizer às crianças a verdade amarga. Isto é, O Pai Natal não existe A razão para o fim do ritual? Segundo os dois cérebros anti-Papai Noel, um pai ou uma mãe que consiga mentir sobre um facto tão especial está condenado a ser marcado, pelas crianças, como um mentiroso em série.

LER TAMBÉM: Como escrever uma carta ao Pai Natal, um momento mágico para viver em família

PORQUE É QUE AS CRIANÇAS DEVEM ACREDITAR NO PAI NATAL

Confiar num pai ou numa mãe, reconhecer a sua autoridade e a sua fiabilidade, é poder amar e ser amado, é os pais e as mães fazerem o seu trabalho delicado e fantástico com a competência necessária: nada disto tem a ver com um conto de fadas, cujo valor, como todos os contos de fadas, é universalmente reconhecido pela ciência, a verdadeira, e por qualquer cultura universal.Para além disso, gostaria de fazer uma pergunta simples a cada um de vós: conhecem alguma criança traumatizada pelo conto de fadas Pai Natal? Alguma vez o encontrou em carne e osso, com tanta raiva que desacreditou definitivamente os seus pais? Eu não. Talvez tenha perdido alguns episódios do filme, por isso entreguei a questão a alguns amigos psicólogos e psicanalistas. Todos me deram a mesma resposta: nunca.

A IMPORTÂNCIA DE ACREDITAR NO PAI NATAL

Claro: algumas crianças, ao saberem a verdade, podem ficar zangadas, consternadas, até mesmo tristes. Mas não parecem ser reacções normais, que se treinar para as surpresas amargas da vida? Pelo contrário, graças à magia do conto de fadas do Pai Natal, cria-se habitualmente uma cumplicidade específica e nova entre pais e filhos, que vai dar calor à família. E não é por acaso que este segredo resistiu ao impacto de tantas gerações.

Desfrutemos, pois, sem preocupações, sem abrir debates intermináveis e inúteis sobre a "paternidade", sem nos determos em cada palavra sobre o bem ou o mal das crianças, sobre o dizer ou o não dizer, desfrutemos da beleza do ritual, do seu encanto mais íntimo, na fronteira do mistério E em vez disso, como explicamos neste texto, fazemos escolhas mais sensatas, mais responsáveis, mais úteis para as prendas do Pai Natal aos nossos filhos.

COMO VIVER A MAGIA DO NATAL COM AS CRIANÇAS :

  • Especial de Natal para crianças: dicas, ideias de receitas e trabalhos manuais concebidos para elas
  • Muitas ideias e dicas úteis sobre jogos para jogar no Natal com as crianças
  • Receitas para crianças: uma coleção de ideias para o Natal
Rolar para o topo