- LIMPEZA DE CÃES
- REMÉDIOS NATURAIS PARA AS PULGAS DOS CÃES
- ONDE VIVE A PULGA
- DANOS CAUSADOS POR PULGAS
- COMO RECONHECER AS PULGAS
- COMO SE LIVRAR DAS PULGAS
- COMO SE LIVRAR DAS PULGAS NOS CÃES DE FORMA NATURAL
- QUE CHEIROS É QUE AS PULGAS DETESTAM?
- COMO É QUE AS PULGAS DOS CÃES ATACAM OS SERES HUMANOS
LIMPEZA DE CÃES
Com o pulgas O óleo de lavanda, o vinagre de vinho branco e o limão: são as melhores soluções naturais para eliminar os inimigos mais perigosos da saúde do nosso animal de estimação. Evitar os pesticidas, que podem ser muito tóxicos.REMÉDIOS NATURAIS PARA AS PULGAS DOS CÃES
São o verdadeiro calcanhar de Aquiles da cães e o gatos são ainda mais vulneráveis. pulgas podem realmente causar sérios problemas, especialmente nos meses de verão e outono, quando estes parasitas se tornam galopantes. Considere-se que a pulga fêmea é capaz de se deitar no corpo do animal até 20 ovos por dia A propósito, a pulga, de cor preta ou castanha escura, tem um corpo minúsculo, de 1 a 3 milímetros, e até seis patas, duas das quais na parte de trás do corpo, o que lhe permite ser muito ágil, esquiva e capaz de se deslocar rapidamente de uma parte do corpo e da casa do animal para outra.
ONDE VIVE A PULGA
Não é verdade que as pulgas se encontrem apenas em ambientes campestres ou em jardins e áreas exteriores da casa. Elas nidificam muito facilmente no sofás no âmbito do tapetes entre os tapete e no mesmo canis para animais de companhia No exterior, no entanto, a pulga escolhe locais húmidos, desde jardins a sebes, sendo muito raro encontrá-la numa zona solarenga.
LER TAMBÉM: Remédios naturais contra as pulgas dos gatos
DANOS CAUSADOS POR PULGAS
As pulgas vivem e acasalam, normalmente à noite, no corpo do cão: mais frequentemente no verão, mas também no inverno, uma vez que o ambiente aquecido de uma casa é um habitat natural das pulgas. A primeira coisa que um cão corre o risco de ter pulgas é uma alergia em particular dermatite alérgica Além disso, são as pulgas que provocam a ténia e, em caso de infestações maciças, até mesmo a anemia, a debilitação e o emagrecimento do cão.
COMO RECONHECER AS PULGAS
Ver o seu cão coçar e mordiscar especialmente no dorso perto da base da cauda, na barriga e nos flancos: as pulgas estão a atacá-lo. Durante o ataque, o cão morde-se e lambe-se frequentemente, perde pelo, as gengivas ficam pálidas. Na cama do seu canil, aparecem também pontos pretos: são as fezes das pulgas.
COMO SE LIVRAR DAS PULGAS
O que fazer? pesticidas e, como prevenção, o coleiras anti-pulgas que, no entanto, não costumam durar mais de 4 meses Mas aqui alguns contra-indicações No entanto, no caso dos pesticidas, trata-se de agentes químicos que são frequentemente muito tóxicos para os gatos, se os tiver consigo. Se comprar produtos comerciais, deve sempre consultar o seu veterinário.
PARA MAIS: Como tratar uma constipação nos cães com remédios naturais
COMO SE LIVRAR DAS PULGAS NOS CÃES DE FORMA NATURAL
Embora existam muitos produtos no mercado para manter as pulgas afastadas dos cães, eis alguns alternativas naturais que podem ser facilmente reproduzidos em casa a um custo muito baixo.
- Sabe como uma coleira natural contra pulgas Aplicando dez gotas de óleo essencial de eucalipto e dez gotas de óleo essencial de alfazema num cordel ou num lenço de pano, que depois se enrola sobre si mesmo. Outros óleos essenciais adequados são os de menta, cedro e erva-limão. Outro ingrediente essencial para manter as pulgas afastadas dos nossos amigos de quatro patas é o vinagre.
- O vinagre de vinho branco é particularmente bom para afastar as pulgas Além disso, o vinagre pode ser utilizado para lavar periodicamente os brinquedos dos nossos cães para os esterilizar contra os parasitas.
- Lavanda , bonito e perfumado, é sem dúvida a primeira forma de autodefesa contra os mosquitos e as pulgas para cães e gatos Mantenha sempre algumas plantas em casa, no terraço, na varanda ou no jardim. São preciosas nesta função de controlo de pragas.
- Evitar lavagens excessivas Reduzem o pH da pele e o sebo protetor, expondo assim os cães às pulgas.
- O remédio natural mais eficaz é utilizar quatro limões espremidos e misturado em meio litro de água com 2 colheres de sopa de bicarbonato: em seguida, passar um pano limpo no pelo do animal.
- Por fim, lembre-se de que é essencial limpar e desinfetar os ambientes frequentados pelo cão Uma solução eficaz é uma solução de água e vinagre.
- Para saber com certeza quando as pulgas estão a aparecer Há um pequeno truque a ter em conta: colocar o cão num lençol branco e escová-lo: se houver pulgas, os seus pequenos excrementos pretos cairão sobre o lençol.
- Em caso de infestações graves É aconselhável higienizar cuidadosamente todas as divisões da casa que o cão frequenta. Em geral, as pulgas no corpo do animal são apenas 5 por cento das que estão em circulação.
QUE CHEIROS É QUE AS PULGAS DETESTAM?
Quais são os odores mais odiados pelas pulgas? Existem alguns cheiros fortes, como o eucalipto, a alfazema, o cravinho e a hortelã-pimenta. Outro cheiro que as pulgas não gostam é o do alecrim, do tomilho, do louro e da salva: uma razão para manter a planta de uma destas ervas perto da área onde o cão dorme. Mais uma vez: cedro. Com o qual se recomendam pequenas camas, úteis precisamente pararepelir a chegada das pulgas.COMO É QUE AS PULGAS DOS CÃES ATACAM OS SERES HUMANOS
Raramente as pulgas dos cães atacam os seres humanos. O mais provável é que estes pequenos mas mortais insectos consigam infestar a casa ou o local onde nos encontramos, mesmo que temporariamente. Neste caso, as pulgas podem chegar aos seres humanos através das partes inferiores do corpo: pés, tornozelos, panturrilhas. Com que danos? Começa com uma comichão normal, mas a situação, se não for tratada com as devidasPara aliviar a dor e evitar que a parte afetada jorre, utilize água fria e um champô específico antiparasitário.Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!
COMO TRATAR CÃES E GATOS COM REMÉDIOS NATURAIS:
- Para lavar os gatos: água muito quente e produtos naturais. Caso contrário, uma toalha ou toalhetes húmidos são suficientes (foto)
- Pelo de cão, tratar com vinagre de cidra de maçã ou com óleo de alecrim e de árvore do chá
- Pulgas de gato: livre-se delas com estes remédios naturais, do vinagre ao limão e ao bicarbonato de sódio (foto)