Porque é que o gato não ronrona?

São muitas as razões que levam os gatos a ronronar, embora este seja ainda um tema de estudo e investigação. Por exemplo, considerando que os gatos começam a ronronar logo após alguns dias de vida A mãe, por sua vez, indica aos seus gatinhos, com o seu ronronar, onde se encontra.

FODA-SE O GATO

Resumindo: o ronronar é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dos gatos. É um ronco constante e suave, quase um ruído de fundo, acompanhado de uma vibração na zona do pescoço onde é produzido. O ronronar, à medida que os gatos envelhecem, torna-se uma forma de procurar a atenção dos donos, de socializar com outros gatos ou simplesmente de expressar contentamento. O nomeO italiano deriva do ruído que era emitido pela roda do fuso, um instrumento para fiação de lã ou de outras fibras têxteis .

LER TAMBÉM: O gato mima-se com massagens

IMPORTÂNCIA DO RONRONAR

Mas também há outras coisas importantes que sabemos sobre o ronronar. Através destas vibrações, os gatos libertam endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro que ajudam o gato a manter-se calmo e de bom humor. Além disso, o ronronar faz parte do repertório linguístico do gato e ajuda-o a compreendê-lo. O momento mais comum para um gato ronronar é quando está acompanhado, e normalmente éuma forma de pedir comida e carícias, ou de exprimir o próprio prazer de ser mimado .

PARA QUE SERVE O RONRONAR DO GATO?

O ronronar de um gato não é apenas bom para o animal de estimação, mas também para os humanos. Alguns estudos demonstraram a gratificação do dono do gato quando está na sua companhia e ouve o gato ronronar enquanto o acaricia. O seu stress é reduzido e a sua pressão sanguínea e ritmo cardíaco estabilizam.

PORQUE É QUE O GATO NÃO RONRONA?

Mas então porque é que o gato às vezes não ronrona? Devemos preocupar-nos? Podemos intervir para o levar a retomar este bom hábito? Em primeiro lugar, não há nada a temer: não ronronar não é certamente um sinal de infelicidade, mas também estamos no mundo da linguagem dos gatos. E não ronronar pode ter significados muito precisos.

  • O seu gato pode ter decidido não ronronar porque, do ponto de vista dele, não funciona. Está a pedir mais, e cabe-lhe a si descobrir o que é e como lho dar.
  • O gato está stressado, produz pouca serotonina, talvez esteja assustado com alguma mudança, ou simplesmente precisa de atenção e
  • Alguns gatos ficam satisfeitos ao contrário de outros: param de ronronar quando estão satisfeitos, porque já comeram e estão saciados ou porque se sentem bem acariciados.
  • Mudanças na casa, desde o quarto onde dorme até ao seu canil, ou outras chegadas, por exemplo, outro gato ou um cão, mas também a simples deslocação da tigela, podem fazer com que o gato deixe de ronronar.
  • As doenças e as lesões podem reduzir o ronronar, mas o ronronar em geral é terapêutico: um gato pode emitir cerca de 25-150 vibrações por segundo e a frequência do som dentro deste intervalo é terapêutica para o alívio da dor ou para a cura de algumas lesões.
  • Com a idade avançada, o ronronar dos gatos diminui.

O QUE FAZER SE O GATO DEIXAR DE RONRONAR

O que fazer se o gato deixar de ronronar? Como reagir? Dito isto não há nada com que se preocupar Há várias coisas que podemos fazer quando nos deparamos com um gato que não ronrona.

  • As carícias podem ajudar muito. Escolha as partes mais sensíveis: atrás das orelhas, debaixo do queixo e nas costas.
  • Fale com o seu gato, e com delicadeza.
  • Faça-o sentir-se confortável, por exemplo, abraçado e deitado numa almofada macia e agradável.
  • Se o gato sempre ronronou, mas depois deixou de ronronar e esta mudança é acompanhada de letargia e de uma diminuição do apetite, então o veterinário deve ser consultado.
  • Tenha também em atenção o tom do ronronar: se for muito alto e firme, o gato está a expressar desconforto.

AS DICAS CERTAS PARA ALIMENTAR OS GATOS

  • Comida caseira para gatos: duas receitas para preparar tigelas saborosas e nutritivas
  • Alimentos a evitar para cães e gatos. Proteja os seus animais de estimação com uma dieta correcta
  • Biscoitos para gatos DIY, a receita saudável e nutritiva com queijo e legumes
Rolar para o topo