- ÁRVORES DE ABRAÇOS
- BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DAS ÁRVORES
- EFEITOS BENÉFICOS ÁRVORES
- PORQUE É QUE É BOM ABRAÇAR ÁRVORES?
- SILVOTERAPIA
Abraçar uma árvore Já o fizeste? Um gesto poderoso um encontro com a natureza que nos ama e regenera, uma procura de bem-estar Não se deve esperar milagres das árvores, que constituem um quarto das 391.000 espécies de plantas vasculares da Terra, mas eles existem e estão cientificamente comprovados, Aspectos terapêuticos da relação entre o homem e a árvore Falámos sobre isso neste artigo e, em geral, indo diretamente ao assunto, a principal riqueza das árvores são os terpenos, contidos na casca e, em menor grau, nas folhas.
ÁRVORES DE ABRAÇOS
São gases que libertam células assassino natural as poderosas defesas imunitárias do organismo, proteínas anticancerígenas E o abraço permite que os terpenos sejam absorvidos diretamente, não só através dos pulmões, ou seja, pela respiração, mas também através da pele, com a contacto físico entre o tronco e o corpo humano E quanto mais apertamos o tronco, onde os terpenos engrossam, mais podemos estimular uma reação no cérebro que produz o neurotransmissores saudáveis .
LER TAMBÉM: Homem do bosque, o naturalista Fèro vive no Trentino a colher ervas silvestres
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DAS ÁRVORES
Mas o abraçar das árvores, que à primeira vista pode parecer um físico de pop-art ou o ato excêntrico de uma seita de habitantes da floresta, não é apenas um gesto inspirado na ideia de produzir, e não desperdiçar, bem-estar físico, muito mais .
Na radicalidade deste gesto, que parece-se muito com a ligação entre uma mãe e um filho entre dois amantes, há o reconhecimento de que a nossa vida não pode ser separada da nossa relação com as árvores. Em todo o lado. Mesmo onde elas são apenas oásis na paisagem urbana: parques, jardins, ruas arborizadas, pequenos recantos de verde. Precisamos das árvores, tal como elas precisam de nós e dos nossos cuidados. equilíbrio da natureza qualquer discurso sobre a sustentabilidade, assentam nesta relação que, infelizmente, tendemos a quebrar, quanto mais não seja por negligência, por indiferença, por ignorância.
EFEITOS BENÉFICOS ÁRVORES
E ao estarmos juntos, ao partilharmos um mesmo espaço, ao sentirmo-nos ligados, através da força de um abraço, também reconheceremos melhor um outro elemento que nos une às árvores: diversidade É realmente impressionante, e fascinante como descoberta, a diversidade que existe entre as árvores, tal como existe entre os seres humanos. faia é sólido, resistente, protetor, mas também implacável e, se se considera em perigo, estende a sua folhagem sobre o vizinho indesejável e rouba-lhe a luz até que este murche. carvalho é granítico, robusto, sábio: resiste também à humidade e à aridez do solo, e vive durante séculos. O bétula Assim que o vento muda e começa a soprar forte, a bétula estende os seus ramos e usa-os como chicotes para manter a árvore vizinha à distância, sem correr o risco de sofrer danos por estar demasiado perto. As árvores não têm as lutas e os advogados atrás da porta, prontos a enviar cartas aomas, mesmo para eles, viver juntos pode ser muito difícil. a lição que nos dão é simples: tentemos . no interesse de todos.
PORQUE É QUE É BOM ABRAÇAR ÁRVORES?
Abraçar as árvores, respirar o ar nas suas imediações, não só é benéfico para a mente, como também ajuda a relaxar, diminuindo o stress e a tensão. Há também efeitos saudáveis em termos orgânicos, como estes:- O número de glóbulos vermelhos aumenta
- A circulação sanguínea melhora
- Os pulmões das pessoas com problemas pulmonares crónicos funcionam melhor e com menos esforço
- O sono e a sua qualidade beneficiam significativamente
- O envelhecimento das células é retardado
SILVOTERAPIA
La silvoterapia é um método através do qual, de uma forma simples mas eficaz, se tenta aproveitar, e não desperdiçar, o benefícios A silvoterapia consiste em abraçar a árvore ou sentar-se ao lado dela, sabendo que, desta forma, estamos a tornar mais proveitoso o contacto próximo com a natureza. Árvores são inteligentes e têm um cérebro semelhante ao dos humanos. Falam e calam-se, protegem-se mutuamente, brigam, riem e choram, e são tão generosos como impiedosos. O seu carácter foi objeto de extensa investigação já no século XIX, graças aos estudos do naturalista e biólogo Charles Darwin E quase dois séculos depois descobriu-se que as árvores inventaram uma Internet muito anterior ao homem É a teia das plantas, uma gigantesca rede de raízes, que lhes permite viver em simbiose Mais uma prova da inteligência das árvores e da sua capacidade de viver em relação, umas com as outras. Aproximemo-nos delas, nem que seja com um abraço: não teremos um impulso erótico, mas receberemos algo.
RECEITAS DE URTIGAS E CASTANHAS
- Doce de castanha: a receita de um creme perfumado, também excelente como sobremesa de colher
- Receitas com castanhas, uma coleção de preparações deliciosas e nutritivas, desde as entradas até à sobremesa
- Como se curar com urtiga, todos os benefícios para a saúde e uma receita para uma sopa nutritiva