Porque é que comer peixe é bom para si

Porque o peixe E porque é que não o comer, ou comer pouco, é um grande desperdício para a nossa saúde? E ainda: há alguma razão fundamental para que o peixe não falte na alimentação das crianças?

PORQUE É QUE COMER PEIXE É BOM PARA SI

Coração, ossos, cérebro, visão, músculos: tudo fica mais forte Graças ao peixe, tudo se torna objeto de uma forma de prevenção muito significativa: tudo fica menos exposto aos riscos de doenças mesmo graves e, em geral, ao envelhecimento do nosso organismo, com os problemas de riscos e patologias que lhe estão associados. É por isso que o peixe faz realmente maravilhas.

Por outro lado, esta pluviosidade de benefícios está relacionada com o conteúdo essencial do peixe (é evidente que as quantidades e a qualidade variam consoante os diferentes tipos de peixe). Vitaminas Em primeiro lugar, A, B e D. Sais minerais iodo, ferro, selénio e zinco. Ácidos gordos Ómega 3 EPA e DHA, ou gorduras "boas", pois não só não são más para si como são extraordinários elixires da vida. Proteína e também o zinco.

LER TAMBÉM: Bolinhas de peixe, a receita para as fazer com anchovas, bacalhau e peixe-espada. E com grão-de-bico cozido

BENEFÍCIOS DO PEIXE

A certeza absoluta dos benefícios e do bem-estar associados à ingestão de peixe levou a investigação científica nesta área a uma outra fronteira muito interessante: uma vez esclarecida a extensão dos benefícios do peixe, e dada a sua potência, podem estes ser transmitidos de geração em geração até entrarem nos nossos códigos genéticos?a favor do peixe, temos uma resposta positiva da ciência: os benefícios do peixe duram tanto tempo que se transmitem de geração em geração. E alteram o nosso ADN de forma positiva. Mais uma razão para comer peixe desde cedo, para habituar as crianças a uma alimentação com peixe com frequência, para as ajudar a ultrapassar alguns caprichos, comE mais uma razão para conhecer bem, por exemplo, a força do Ómega 3 e que peixes comprar e consumir em diferentes circunstâncias.

COMO ESCOLHER O PEIXE

Ao comprar peixe, é bom preferir o peixe azul e os que vivem em águas frias, como a truta e o salmão, que, de facto, contêm uma maior concentração de ómega 3.

Os mais fino (por exemplo, linguado, dourada, bacalhau, cação e garoupa) contêm menos de 3% de gordura; há ainda os semi-grama (como o espadarte, o atum, a truta, o pargo e a sardinha), que contêm cerca de 5-7% de gordura; e, por fim, os peixes gordos (como o salmão, a cavala ou a enguia). Os peixes gordos nem sempre devem ser evitados, pois são uma boa fonte de vitamina D que permite que o mineralização óssea e estimula a atividade do sistema imunitário .

LER TAMBÉM: Cavala - para que serve e como cozinhá-la

COMER PEIXE É BOM PARA A SAÚDE

Muitas vezes é difícil conseguir que os peixes comam crianças Os principais obstáculos são o cheiro e as espinhas. Para incentivar um maior consumo, pode-se começar por cozinhar os peixes sem espinhas, sem cheiro ou sabor demasiado intensos. O espadarte ou o atum apenas grelhados são óptimos.

LER MAIS: Como reconhecer o peixe fresco, 10 regras para não o confundir com o peixe congelado

QUE PEIXES SÃO MAIS BENÉFICOS PARA A SAÚDE?

Todos os peixes, em geral, são muito benéficos para a nossa saúde, devido ao seu amplo fornecimento de substâncias naturais. No entanto, há certos peixes que são particularmente recomendados pela sua benefícios graças a dois factores: têm um nível muito baixo de lípidos (menos de 1 por cento) e estão muito bem abastecidos de Ómega 3, fósforo, iodo e ferro. A classificação dos seis magníficos é a seguinte: bacalhau , pescada, dourada, linguado, anchova e sardinha. Pode comer estes peixes à vontade.

QUE PEIXE É BOM PARA O CÉREBRO?

Entre os peixes mais benéficos para o cérebro está, sem dúvida, o salmão, devido ao seu elevado teor de ómega 3. Os peixes com elevado teor de fósforo, como o robalo e a dourada, são especialmente valiosos para a memória. Os camarões também têm muito fósforo. Aliás, o fósforo, juntamente com o cálcio, também fortalece os dentes e os ossos.

O PEIXE AJUDA A PERDER PESO?

Não há cura de emagrecimento que não inclua uma boa dose de consumo de peixe. Mesmo todos os dias. Os peixes mais indicados para perder peso são os peixes gordos: salmão, cavala, arenque, sardinha. O efeito destes peixes no organismo é duplo: por um lado reduzir as gorduras saturadas Durante as dietas, o peixe é ideal para menus ligeiros, como o linguado à bianco, que deve ser servido apenas com um fio de azeite e um pouco de limão.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO PEIXE

A partir de 100 gramas de produto, eis as propriedades nutricionais dos peixes mais consumidos:
  • O bacalhau tem 71 calorias, 17 gramas de proteína e 0,3 gramas de gordura
  • O salmão tem 185 calorias, 18,4 gramas de proteína e 12 gramas de gordura
  • A dourada tem 121 calorias, 20,7 gramas de proteína e 3,8 gramas de gordura
  • Le anchovas têm 96 calorias, 16,8 gramas de proteínas e 2,6 gramas de gordura
  • A truta tem 86 calorias, 14,7 gramas de proteínas e 3 gramas de gordura

QUE QUANTIDADE DE PEIXE DEVEMOS COMER?

O peixe tem uma vantagem adicional importante em relação a outros alimentos: podemos comê-lo em abundância. De acordo com as Directrizes Nacionais para uma Alimentação Saudável, o consumo ideal é de três porções por semana, sendo que cada porção deve ter cerca de 150 gramas. Um robalo ou uma dourada pequena, ou mesmo três camarões reais, para se ter uma ideia deste tamanho.Prefira sempre o peixe pequenoque tiveram menos tempo para acumular mercúrio Entre os peixes mais magros encontra-se o linguado, enquanto o bacalhau é pobre em gordura mas rico em iodo.

QUANDO O PEIXE CONGELADO É BOM PARA SI

O peixe congelado também pode ser um produto muito saudável, desde que a sua sustentabilidade esteja certificada, a rastreabilidade seja conhecida pelo consumidor e os valores nutricionais estejam correctos, tudo isto num peixe que não deve ter adição de corantes e aromatizantes, intensificadores de sabor, emulsionantes e estabilizantes.

AS NOSSAS RECEITAS DE PEIXE:

  • Fish fingers, a receita para preparar em casa um dos pratos preferidos das crianças
  • Chowder: as melhores receitas, com vinho branco, malagueta e gengibre
  • Caldo de peixe, a receita para o fazer a partir de restos de comida e com alguns legumes
Rolar para o topo