- EFEITOS POSITIVOS DO FRIO
- BENEFÍCIOS DO FRIO
- PARA QUE É QUE SERVE O FRIO?
- VANTAGENS DO FRIO
- PORQUE É QUE O FRIO É BOM PARA A PELE?
- O QUE É QUE ACONTECE AO CORPO QUANDO ESTÁ FRIO?
- AS MULHERES SÃO MAIS FRIAS
- O QUE COMER QUANDO ESTÁ FRIO?
- OS RISCOS DO FRIO
- O FRIO CONSTIPA-O?
EFEITOS POSITIVOS DO FRIO
Com a chegada das baixas temperaturas, o corpo precisa naturalmente de estar ativo e, por isso, queima mais calorias e também mais depressa. Pela mesma razão, no frio são produzidas mais endorfinas, as hormonas da felicidade, e a nossa concentração aumenta.
LER TAMBÉM: Grande frio, dicas para se defender da queda brusca de temperatura
BENEFÍCIOS DO FRIO
O frio tem vários aspectos positivos, muito importantes para a nossa saúde, o nosso bem-estar e o nosso estilo de vida. Mas vejamos mais detalhadamente quais são os principais benefícios do frio:
- A pressão aumenta As temperaturas elevadas são o pior inimigo de quem sofre de tensão arterial baixa. O calor tem um efeito vasodilatador e permite que o sangue bombeie com menos pressão. Com o tempo frio, dá-se exatamente o fenómeno oposto. Isto alivia o desconforto, como as pernas pesadas e inchadas. Ao mesmo tempo, o frio aumenta a concentração.
- O ar torna-se limpo Um dos efeitos positivos mais importantes do tempo frio é a favor da respiração. De facto, as baixas temperaturas ajudam a purificar o ar, tornando o céu limpo, também graças aos fortes ventos sazonais. A melhor maneira de tirar partido disto é respirar fundo para encher os pulmões de oxigénio "limpo".
- Perde peso O tempo frio exige um maior dispêndio de energia porque o corpo tem de queimar mais calorias para manter uma temperatura corporal constante. Por esta razão, se tivermos o cuidado de não exagerar à mesa, é mais fácil perder peso do que noutras estações do ano.
- Provoca menos alergias uma vez que há menos pólen no inverno.
- O desporto é mais eficaz O frio também aumenta o coeficiente de fadiga que exercemos quando praticamos desporto. De facto, as baixas temperaturas contribuem para aumentar o gasto de energia e a tonificação muscular. O importante é cobrir-se adequadamente e não ficar ao ar livre depois de terminada a atividade física.
Benefícios do frio
PARA QUE É QUE SERVE O FRIO?
O frio é bom para muitas coisas: melhora a qualidade do nosso sono, torna-nos mais brilhantes, livra-nos dos insectos mais irritantes e, entretanto, a nossa pele fica mais firme, os nossos poros diminuem e há também benefícios contra as estrias.
Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!
VANTAGENS DO FRIO
- Dorme-se melhor. Todos sabemos que, para uma boa noite de sono, o calor não ajuda. A temperatura ideal no quarto de dormir deve situar-se entre os 15 e os 19 graus Celsius. Desta forma, o nosso corpo, debaixo dos lençóis, consegue atingir o grau certo de calor e adormecemos mais depressa, também graças à melatonina, uma hormona que regula o sono e é estimulada por temperaturas baixas.
- Mais lúcido. Quando está muito frio, mas suficientemente quente, o nosso cérebro também é afetado positivamente. O calor excessivo, de facto, abranda os nossos processos cerebrais e torna-nos mais nervosos. A razão é química: as temperaturas elevadas tendem a esgotar as nossas reservas de açúcares, essenciais para a energia mental.
- Adeus insectos. O inverno é também a estação em que muitos insectos desaparecem para reaparecerem na primavera e no verão. E é inegável que a ausência de, por exemplo, mosquitos tem benefícios óbvios para a nossa paz de espírito, especialmente à noite.
PORQUE É QUE O FRIO É BOM PARA A PELE?
- A pele fica mais firme. As baixas temperaturas também ajudam a tonificar a pele. Uma das técnicas mais eficazes para tirar partido deste benefício é ir a um spa e entregar-se a tratamentos que alternam entre o quente e o frio. Estas práticas, muito populares no norte da Europa, não só ajudam a firmar a pele como também melhoram a circulação sanguínea.
- Contra a celulite Um dos tratamentos mais eficazes contra estas imperfeições é, de facto, a aplicação de gelo ou neve nas coxas, que tem o mérito de reativar a micro-circulação e que produz resultados visíveis.
- Os poros diminuem. Por fim, a pele do rosto: o frio também tem o mérito de diminuir os poros, dando-lhe uma pele firme. Se quiser aumentar ainda mais este benefício, à noite, depois de ter tirado a maquilhagem, passe um cubo de gelo pelo rosto antes de ir dormir.
O QUE É QUE ACONTECE AO CORPO QUANDO ESTÁ FRIO?
O nosso corpo, em condições normais, é capaz de assegurar que o ar frio é humidificado e aquecido no nariz e na primeira parte do trato respiratório. É importante que a atividade respiratória aumente para apoiar a produção de calor. O tecido adiposo, especialmente no pescoço e perto das vértebras, também produz calor. A verdadeira vantagem para o nosso corpo, quando oO facto de o corpo estar frio faz com que tenha de trabalhar muito para se aquecer, pelo que queima mais calorias para produzir energia. Isto não se traduz imediatamente em perda de peso, mas ajuda certamente a eliminar o excesso de calorias e, com o tempo, a perder peso.
PARA MAIS: Mãos gretadas pelo frio, os melhores remédios naturais: do óleo às batatas
AS MULHERES SÃO MAIS FRIAS
As mulheres são mais frias do que os homens por três razões biológicas específicas: têm uma pele mais fina, que arrefece mais facilmente; têm menos músculos do que os homens e, por isso, protegem-se menos do frio (as células musculares produzem calor); o corpo feminino, devido à sua conformação, dispersa mais calor.
O QUE COMER QUANDO ESTÁ FRIO?
Quando está frio, é sempre melhor comer pratos quentes. São os mais adequados para criar as condições naturais para que o corpo produza calor. O caldo quente fornece líquidos e proteínas de fácil digestão. Depois, há as massas, as leguminosas e os legumes, sob a forma de sopas quentes. E o leite a ferver com mel, quando se está com gripe ou arrepios. Para amortecer o desconforto da constipação, são recomendados alimentos com vitamina E.Quanto aos líquidos, é importante beber muita água (dois litros por dia), sumos de citrinos espremidos na hora (especialmente laranjas), chá quente e chás de ervas.
OS RISCOS DO FRIO
Na vida quotidiana, o frio continua a ser um inimigo potencial contra o qual se deve defender: traz consigo as constipações, as gripe a dor de garganta Mas vejamos em pormenor os riscos mais graves da constipação.
- O frio provoca vasoconstrição e reduz o fornecimento de sangue e oxigénio à pele. Daí o risco de provocar frieiras queimaduras pelo frio e hipotermia.
- É certo que agravou algumas doenças crónicas, nomeadamente cardiovasculares e respiratórias, pelo que as pessoas que sofrem destas doenças devem ser mais bem protegidas do frio.
- Aumenta o risco de infecções, especialmente do trato respiratório.
- Aumenta as hipóteses de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.
- Reavivar alguns doenças reumáticas .
- Aumenta o risco de ferimentos devido ao congelamento do solo e a acidentes rodoviários.
Aqui encontre as dicas mais eficazes para se proteger do frio.
O FRIO CONSTIPA-O?
Ao contrário do que se poderia pensar, apenas boatos, o frio não constipa Na verdade, pode acontecer o contrário: apanhamos gripes e constipações num ambiente quente e fechado. A constipação é uma infeção viral, logo está relacionada com um vírus e não com as temperaturas A única combinação com o frio vem do facto de que com o inverno, especialmente quando as temperaturas descem muito, as nossas defesas imunitárias diminuem e ficamos mais expostos a ataques de vírus.COMO COMBATER A CONSTIPAÇÃO COM REMÉDIOS NATURAIS:
- Como prevenir uma constipação sem recorrer imediatamente a medicamentos: 10 remédios naturais
- Truques simples para evitar que as crianças fiquem doentes com o frio
- Mãos queimadas pelo frio: remédios naturais para acalmar e nutrir a pele