Todos os anos consumimos, em todo o mundo, 350 mil milhões de pastilhas elásticas, trinta milhões só em Itália. Com todos os efeitos secundários que daí podem advir: danos, em primeiro lugar nos dentes, causados pelos edulcorantes contidos nestes produtos; o facto de os pastilha elástica E ainda: a quantidade excessiva de ar que absorvemos enquanto mastigamos. Mas será que podemos substituir as pastilhas elásticas industriais por pastilhas elásticas caseiras, que são mais saudáveis e têm menos contra-indicações?

PASTILHAS ELÁSTICAS CASEIRAS

As pastilhas elásticas caseiras são certamente mais saudáveis do que as pastilhas compradas em qualquer loja. As crianças e os jovens adoram-nas, têm um sabor agradável, muitas vezes apresentam-se em cores e formas atractivas e, quando são de menta, refrescam o hálito. Por isso, porque não experimentar fazê-las em casa, para ter à mão um produto seguro, feito com ingredientes conhecidos?

Vamos ver juntos como os preparar.

Ingredientes

  • corante alimentar
  • 2 chávenas de açúcar em pó
  • 1/3 de chávena de goma de mascar granulada
  • ½ colher de sopa de ácido cítrico
  • 5 colheres de sopa de xarope de milho light
  • 4 colheres de sopa de glicerina
  • 7 gotas, aproximadamente, de aroma concentrado de rebuçado, a comprar em lojas especializadas

Preparação

  • A primeira coisa a fazer é colocar o açúcar numa tábua de cortar madeira.
  • De seguida, pega numa tigela que possa ser colocada no micro-ondas e coloca os grânulos de base de goma, o xarope de milho, o ácido cítrico e a glicerina. Todos estes ingredientes têm de ser bem misturados.
  • Coloca-se a taça no micro-ondas e cozinha-se a mistura na potência máxima, em intervalos de 15 segundos, até estar completamente derretida. Quando isso acontecer, retira-se a taça do micro-ondas e adiciona-se o corante e o aroma, misturando bem.
  • Em seguida, deite esta mistura no açúcar em pó, que preparou no início. Quando a mistura arrefecer, é melhor continuar a amassar com as mãos até obter uma massa compacta.
  • Finalmente, a mistura de gomas pode ser, por exemplo, cortada em pequenos pedaços e deixada a secar durante meia hora; depois de seca, os pedaços podem ser embrulhados em papel encerado ou em papel de rebuçado.
  • Para um sabor ainda mais intenso, pode polvilhar-se um pouco de açúcar em pó por cima antes de enrolar a goma.

PREPARAÇÃO DE PASTILHAS ELÁSTICAS COM RESINA DE ÁRVORE

A goma de mascar também pode ser preparada com resina de árvore.

Os ingredientes a adquirir são:

  • resina de cerejeira ou de conífera
  • açúcar em pó

Nesta altura, deve ser recolhida a maior quantidade possível de resina e depositada sobre os pedaços de casca, que deve ser colocada num coador que, por sua vez, deve ser colocado sobre uma panela com água. O coador com a casca deve ser tapado com uma tampa e colocado em banho-maria para derreter a resina da casca. Quando a resina se tiver desprendido completamente, deve ser retirada.Os pedaços de resina cortados devem ser polvilhados com açúcar em pó e depois embrulhados em papel de rebuçado para evitar que sequem demasiado. A pastilha elástica feita de resina é muito aromática.

COMO REMOVER PASTILHA ELÁSTICA DA ROUPA

Por vezes, pode acontecer que a pastilha elástica se cole à roupa de tal forma que parece impossível removê-la permanentemente. Em vez disso, existem métodos naturais que facilitam a remoção da pastilha elástica sem estragar os tecidos.

Vejamos quais são.

  • O gelo é um dos sistemas mais utilizados, basta aplicar o cubo na pastilha e esperar que actue durante alguns minutos. A pastilha endurece em contacto com o frio e pode ser removida facilmente. O gelo pode ser embrulhado em película aderente para evitar que molhe a roupa.
  • Pegue em papel de pão e coloque-o sobre a goma colada ao tecido. Depois, passe o ferro quente sobre ele. Após alguns segundos, a goma começa a derreter e a colar-se ao papel.
  • Coloque a roupa manchada de borracha no congelador durante algumas horas. Depois disso, a borracha sairá facilmente.
  • Se colocar um pouco de sabão líquido da máquina de lavar roupa ou sabão para as mãos em cima da pastilha elástica colada à roupa e depois escovar vigorosamente, a pastilha pode ser raspada ao fim de alguns minutos. Deve insistir com mais sabão se a primeira operação falhar.
  • Coloque o vestido sujo numa panela com água a ferver. Esfregue a goma após alguns segundos de molho e, em seguida, retire o vestido da panela, deixe-o secar e, se a goma ainda estiver lá, raspe-a novamente com uma escova ou escova de dentes.
  • Com um pouco de óleo essencial de laranja, misturado com algumas gotas de água morna, pode remover facilmente a pastilha elástica agarrada. O óleo amolece a pastilha elástica e, além disso, liberta um aroma agradável.
  • Se pulverizar laca sobre a pastilha elástica, esta endurece e sai facilmente.
  • Corte um pedaço de fita adesiva e coloque-o sobre a pastilha elástica a remover. Puxe-o com firmeza e a pastilha ficará colada ao adesivo.
  • Deite algumas gotas de qualquer bebida com gás na pastilha elástica, deixe atuar durante alguns minutos e depois remova qualquer resíduo.
  • Aqueça um pouco de vinagre e, em seguida, mergulhe uma escova de dentes nele e esfregue-a na pastilha elástica presa. Esta sairá num piscar de olhos.
  • Cubra a pastilha elástica com manteiga de amendoim, espere alguns minutos e depois esfregue-a. A oleosidade da manteiga amolece a pastilha elástica.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

ONDE É QUE SE DEITA A PASTILHA ELÁSTICA?

Se calcularmos que são deitadas fora cerca de 560 000 toneladas de pastilhas elásticas em todo o mundo, podemos facilmente compreender o enorme impacto ambiental de um produto que parece inofensivo. Por conseguinte, as pastilhas elásticas devem ser sempre colocadas no contentor de lixo indiferenciado. a não ser que se trate de uma pastilha elástica biodegradável, como a Chicza, uma nova pastilha elástica biodegradável, que é fabricada a partir da pastilha elástica natural da árvore Manilkara, a chicle.

Esta planta cresce nas florestas tropicais de Yucatan, no México, e produz um fruto comestível que se assemelha a nêsperas, além de fornecer a "chicle", o líquido emborrachado que é a base para a produção de borracha natural e 100% biodegradável.

PASTILHAS ELÁSTICAS: O QUE SABER

  1. Anna Bullus, a designer britânica que inventou os caixotes de reciclagem de pastilhas elásticas
  2. Sapatilhas feitas a partir de resíduos de pastilhas elásticas, fabricadas na Holanda (foto e vídeo)
  3. Rodas de skate feitas de "lagartas": o projeto replicável de dois estudantes franceses
Rolar para o topo