Os 10 alimentos que ajudam o intestino

Água, fibras, enzimas lácteas, leguminosas... Estes são apenas alguns exemplos de alimentos que podem ser decisivos no combate à obstipação. Ao contrário dos alimentos mais gordos, como o queijo, os enchidos e o açúcar, que tornam os movimentos intestinais mais lentos. Eis os alimentos que ajudam o intestino.

OS 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM O INTESTINO

La prisão de ventre pode ter várias causas, temporárias ou crónicas, e, em qualquer caso, não se deve exagerar no uso de laxantes, que estão entre os produtos mais vendidos da indústria farmacêutica. A verdadeira ajuda para o funcionamento do intestino vem dos alimentos A água também entra nesta categoria e, em particular, por 10 alimentos que têm as características ideais para ajudar um órgão muito delicado do nosso corpo. LER TAMBÉM: O açafrão aumenta a boa disposição e protege a visão. Um excelente antioxidante que estimula o fígado e os intestinos

ÁGUA

L' água com uma dose de pelo menos dois litros por dia, é certamente uma ajuda fundamental para a atividade do intestino. Também contido no fruta e no vegetal A água de que o intestino necessita deve ser natural e não gaseificada. E não se engane: as bebidas gaseificadas e os gelados não têm a mesma função positiva que a água. Quando muito, abrandam a atividade do intestino.

FIGS

Um fruto por dia é suficiente para melhorar a ação intestinal. Rico em fibras vegetais e mucilagem Os figos podem combater os problemas de obstipação e favorecer o bom funcionamento do intestino. Cuidado para não exagerar nas quantidades. De facto, a sua ingestão em excesso pode provocar efeitos secundários. Isto deve-se à presença de açúcares, que favorecem o aumento de peso e de gordura corporal. Não é certamente a solução ideal para quem sofre de açúcar elevado no sangue .

ALFACE E ESPINAFRES

Consumidos como parte de uma dieta equilibrada, acompanhados de outros nutrientes, estes vegetais são um toque saudável para a saúde intestinal. As fibras estimulam o órgão responsável pela assimilação das propriedades dos alimentos e facilitam todo o processo digestivo. Além disso, são leves e fornecem uma carga de vitaminas, antioxidantes e minerais que também ajudam outras partes do corpo.

LEGUMES

Lentilhas , grão-de-bico , feijões , ervilhas Estes não são apenas ingredientes ricos em fibras vegetais Para evitar problemas de meteorismo, é aconselhável comer puré de leguminosas.

LER TAMBÉM: Os alimentos mais ricos em fibras

AZEITE VIRGEM EXTRA

Uma solução alternativa aos alimentos é o azeite virgem extra, que tem um efeito laxante bastante moderado, mas apenas se for introduzido no organismo de uma determinada forma. Pegue numa colher e deite cerca de 35 ml de azeite Tomar apenas com o estômago vazio e com precaução.

PRUGNE

Provavelmente o fruto laxante mais conhecido do mundo, a ameixa é um vitalizador para o intestino e, graças às propriedades nutricionais que contém, pode estimular a ação intestinal. Comer 2 ou 3 por dia, sem nunca exagerar, permite melhorias evidentes em poucos dias. Certamente, dos alimentos que ajudam o intestino, é o príncipe.

SEMENTES

As sementes de linho não se destinam a ser uma solução laxante, mas sim a ser consideradas como emolientes. Quando entram em contacto com a água, as sementes libertam mucilagem que amolecem e facilitam o percurso intestinal.

LER TAMBÉM: Sementes de linhaça: propriedades, benefícios, contra-indicações

IOGURTE

Lo iogurte Os fermentos lácticos, em quantidades equilibradas, ajudam o intestino a absorver o fósforo, o cálcio e o magnésio. Os fermentos lácticos são, de facto, importantes para fortificar e regular o flora bacteriana intestinal O trabalho efectuado por estas bactérias permite um melhor funcionamento do intestino, regularizando assim o processo intestinal.

GINGER

Lo gengibre é um dos alimentos que mais estimula o intestino. É preciso saber racionar a quantidade a consumir diariamente e é importante não o consumir em caso de cólon irritado. De facto, neste último caso, podemos ser afectados por uma motilidade intestinal excessiva e efeitos gastrointestinais.

ZUCCHINE

A curgete é um alimento multifacetado. Fácil de cozinhar e utilizável em inúmeras receitas, este vegetal ajuda o organismo em várias tarefas, entre as quais a efeito laxante No entanto, não exerce uma ação agressiva, mas permite regularizar a atividade intestinal de forma não invasiva. É por isso que, ao contrário do gengibre, não provoca irritações incómodas nem problemas gastrointestinais

PARA MAIS:

  • Chás de ervas para a obstipação: três receitas eficazes
  • Prisão de ventre e barriga inchada: remédios naturais
  • Como limpar o corpo naturalmente
Rolar para o topo