O tempo? não é pouco, mas desperdiçamo-lo muito (Lucius Anneus Seneca)

Lucius Anneus Seneca era um filósofo revolucionário Também sobre a vida, sobre o tempo que foge e que nunca conseguimos agarrar, do tempo que passa e nos esmaga s oito a avalanche de brevidade.

IMPORTÂNCIA DO TEMPO

Toda uma literatura, dos gregos aos romanos, foi inspirada por este conceito: a vida é curta, o tempo flui muito rapidamente, é preciso aproveitar o momento. Séneca em vez disso, num texto extraordinário, intitulado não surpreendentemente A brevidade da vida que sugerimos ler na edição de bolso da Einaudi, inverte o paradigma E escreve: Na verdade, não é verdade que tenhamos pouco tempo, mas sim que o desperdiçamos muito A vida que nos é dada é suficientemente longa para realizarmos grandes feitos, desde que seja bem gasta; mas se for dissipada no luxo e na preguiça, se não for utilmente empregue, só quando chegamos ao fim inevitável é que nos apercebemos de que passou sem que nos apercebêssemos. eterno presente .

LER TAMBÉM: O elogio e a virtude da paciência numa época em que se vive demasiado depressa: como não a desperdiçar

NÃO PERDER TEMPO

A modernidade de Séneca é muito poderosa. Na era da pressa, do sempre a correr, do estar preso no tempo, o grande filósofo aponta-nos para uma antídoto à medida viver na plenitude do significado deste verbo: não perder tempo Dar sentido à vida, todos os dias, com a paixão e a energia de quem tem a ambição, no entanto, de deixar uma marca, por mais pequena que seja, escreve Séneca: A vida não é curta, somos nós que a tornamos curta Entendido?

DICAS ÚTEIS PARA NÃO PERDER TEMPO:

  1. Viajar de comboio na Europa: mais barato do que de avião, poupa tempo e dinheiro
  2. Encontrar tempo para si próprio, a maior conquista das mulheres e dos homens...
  3. As nossas vidas estão sempre com pressa: mas será que vale mesmo a pena?
Rolar para o topo