O que fazer se o telemóvel cair na água?

Pode acontecer a qualquer momento: um momento de distração, uma posição errada, um disparo não planeado e o telemóvel acaba na água. Não desanime e não o desperdice. Ainda tem uma boa hipótese de o recuperar se seguir os conselhos dados neste artigo.

COMO SECAR UM TELEMÓVEL QUE CAIU NA ÁGUA

Acontece com frequência e, por vezes, provoca reacções desesperadas: um telemóvel que acaba na água é um problema. Para além dos danos no aparelho, há a agenda, a memória, as aplicações, as fotografias e imagens, as recordações diversas: todo o material que corre o risco de se perder. Mas não desanime, mantenha a calma. Com um pouco de destreza manual, ainda pode conseguir salvar o seu telemóvel: a percentagemde "morte acidental" do dispositivo caído na água é de 11%, por isso não desespere.

O cenário típico é o telemóvel que escorrega das nossas mãos e cai na sanita, no lavatório ou no bidé, ou que fica encharcado depois de uma chuvada. água doce . O maior perigo para os circuitos dos nossos telemóveis é o sal, que os corrói. O fator água doce/água salgada é decisivo para um salvamento bem sucedido, tal como o fator fator tempo Quanto menos o telemóvel estiver exposto à água e às substâncias nela dissolvidas, maior é a probabilidade de os danos não serem tão graves.

LER TAMBÉM: Como utilizar o seu telemóvel para evitar a radiação e como não se tornar um smartphone zombie

TELEMÓVEL CAÍDO NA ÁGUA: NÃO O ABANAR

E se o procedimento para salvar o nosso smartphone não for, infelizmente, um sucesso garantido, há certamente coisas a não fazer: por exemplo, nunca abanar o telemóvel contrária ao instinto, nem bater, muito menos soprar. São gestos que podem empurrar a água ainda mais para o fundo, comprometendo certamente o seu funcionamento.

Mais uma vez, não carregamos em nenhum botão e não tentamos ligá-lo se ele se tiver desligado em contacto com a água.

Outras precauções são manter sempre o telemóvel molhado na vertical, desligar o aparelho e retirar tudo o que for amovível: bateria, cartão SD, capa, etc.

TELEMÓVEL CAÍDO NA ÁGUA: QUANDO TER CUIDADO

A queda de um telemóvel, ou smartphone, na água é uma das primeiras causas de morte destes aparelhos. Trata-se de 11% dos produtos vendidos todos os anos Daí a primeira coisa a fazer: evitar ter o telemóvel ao alcance da mão quando estamos em contacto com locais onde corre água.

TELEMÓVEL SECO E HÚMIDO

Aqui estão dez medidas para tentar limitar os danos causados por smartphones molhados:

  • Retire o telemóvel da água o mais rapidamente possível. Os segundos, e não os minutos, são preciosos e um atraso pode ser decisivo.
  • Desligue-o e não cometa o erro de o tentar ligar de imediato: basta premir os botões para que o líquido se desloque nos circuitos e isso seria o fim.
  • Retirar imediatamente o carregador, a caixa, o cartão SIM e o cartão SD. Separar tudo o que pode ser seco do aparelho, utilizando procedimentos específicos. Os cartões SIM, por exemplo, podem resistir à água, mas certamente não ao calor excessivo.
  • Não utilize um forno para secar o seu telemóvel, nem mesmo partes dele: nem elétrico nem de micro-ondas. O calor pode deformar circuitos e partes internas inteiras do telemóvel.
  • Não utilize um secador de cabelo, que pode causar mais danos ao empurrar a água para o interior do telemóvel.
  • Tenta inalar o líquido, obviamente sem nunca o engolir.
  • Secar o mais suavemente possível com um pano de algodão ou uma toalha de papel.
  • Deixe-o secar, sem o ligar, durante pelo menos 24 horas no verão e 48-72 horas no inverno.
  • Colocar as várias partes numa pequena tigela com arroz seco ou gel de silicone, do tipo que se encontra em saquetas nas caixas de sapatos. Uma noite é suficiente.
  • Volte a montar o telemóvel, com a bateria e os cartões, coloque-o a carregar e volte a ligá-lo.

Última consideração: por vezes pode acontecer que o dispositivo nos engane, voltando a funcionar e depois desligando-se definitivamente. assim que o voltar a ligar, faça uma cópia de segurança .

O QUE FAZER SE O TELEMÓVEL CAIR NA SANITA?

Não vai acreditar, mas entre os locais onde os telemóveis vão parar com mais frequência, molhando-se de uma forma muito arriscada, estão os água e o pia O facto de estarmos debruçados na casa de banho e não termos o telemóvel bem protegido num estojo é provavelmente um fator importante para esta estatística. Mais uma vez, antes de proceder à operação de secagem que indicámos acima, há três coisas a não fazer e três coisas a fazer. Três coisas a não fazer Agite o telemóvel ou toque nele, prima um botão, ligue-o se estiver desligado. Três coisas a fazer Desligue-o, coloque-o na posição vertical, retire tudo o que puder, desde a caixa até à bateria. Pode agora prosseguir com a operação de secagem.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

TECNOLOGIA AMIGÁVEL, SMARTPHONES E VIDA QUOTIDIANA:

  • Uma super aplicação para poupar nas despesas domésticas, evitar o desperdício de eletricidade e gás e ter uma casa mais segura
  • Como evitar o desperdício desnecessário de alimentos: aqui estão todas as aplicações e plataformas digitais para poupar alimentos
  • Consultas médicas no seu smartphone? Agora é possível com a aplicação Babylon Health
Rolar para o topo