- O QUE FAZER SE ENCONTRARMOS UM MORCEGO?
- O QUE FAZER COM UM MORCEGO BEBÉ
- O QUE FAZER COM UM MORCEGO ADULTO
- O MORCEGO É INOFENSIVO?
Antigamente acontecia com mais frequência, agora é muito raro encontrar um taco O que fazer? Antes de mais, não entre em pânico: os morcegos são inofensivos e valiosos para o ecossistema. Devem ser protegidos e não maltratados .
O QUE FAZER SE ENCONTRARMOS UM MORCEGO?
Se encontrares um morcego, significa que ele está em grande perigo e está a tornar-se uma presa. Podes salvá-lo, com alguns movimentos simples e muito eficazes.
- Pegue nele com muito cuidado para não danificar o patágio, a frágil membrana da asa, e use luvas, porque estes pequenos animais estão cheios de minúsculos parasitas.
- Depois, leve-o para um local quente e abrigado, longe dos gatos.
- Alimente-o dando-lhe uma minhoca de pesca viva e sacie a sua sede com água à temperatura ambiente colocada num conta-gotas.
- Quando ele for capaz de voar, coloque-o num local elevado, apenas a alguns passos do exterior, onde ele possa voar.
- Se, no entanto, verificar que ele está ferido, leve-o imediatamente a um centro de salvamento.
LER TAMBÉM: Banir os morcegos, melhor não, eles são preciosos e correm o risco de extinção
O QUE FAZER COM UM MORCEGO BEBÉ
O salvamento de um morcego é diferente se se tratar de um gatinho ou de um adulto. No primeiro caso (o seu corpo é minúsculo, com apenas 2-3 centímetros cobertos de pêlos finos), pegue numa tigela com paredes lisas e num copo que cubra com uma meia e coloque de baixo para cima na tigela. Coloque tudo a uma altura segura do risco de um gato atacar e deixar o morcego bebé durante a noite em cima do vidro: ele emitirá sons, a mãe juntar-se-á a ele e levá-lo-á em segurança para o seu abrigo .
O QUE FAZER COM UM MORCEGO ADULTO
Se o morcego for adulto (4 a 5 centímetros), então foi parar à sua região porque caiu ou deslizou mal e não consegue voltar a voar. Verifique se tem feridas, coloque-o numa caixa de cartão com pequenos orifícios para respirar e trate-o. Se não sarar em poucos dias, terá de o levar a um centro especializado.
PARA MAIS: Mapa mundial das abelhas - o mais completo alguma vez produzido para as proteger da extinção
O MORCEGO É INOFENSIVO?
O morcego é inofensivo e não representa qualquer risco para a nossa saúde Este facto foi confirmado por um estudo recente do Ispra, o instituto italiano de proteção e investigação ambiental. O morcego não é agressivo Não ataca nem cães nem gatos, que considera possíveis predadores. A má reputação dos morcegos é uma notícia falsa, fruto de lendas que morrem com dificuldade. E matar um morcego, tão útil para o ecossistema, é um verdadeiro crime.
ESPÉCIES A PROTEGER:
- Camurça de Abruzzo: desta vez corre o risco de ser extinta devido à emergência climática
- A foca-monge, também de volta a Itália, deve ser protegida para evitar a sua extinção
- WWF, no Mediterrâneo os "tubarões" somos nós: mais de 20 espécies em risco de extinção