Náuseas na gravidez: causas, sintomas e remédios

NÁUSEAS NA GRAVIDEZ

La náuseas é um dos problemas com que todas as mulheres se debatem nos primeiros meses de gravidez. gravidez Também conhecido como enjoo matinal, é, na verdade, um problema que pode ocorrer ao longo do dia e que só desaparece durante a noite.

Um mal-estar que pode persistir até ao parto e que, por vezes, corre o risco de se transformar numa problema de desativação capaz de complicar até a mais simples ação quotidiana, como ir para o trabalho ou andar na rua.

LER TAMBÉM: Nutrição adequada na gravidez, o que comer e os alimentos a evitar

CAUSAS

Quer seja ligeiro ou mais pronunciado, mais de 80 por cento das futuras mães Durante os primeiros três meses de gestação, as mulheres debatem-se com este mal-estar provocado por alterações hormonais. De facto, esta continua a ser a explicação mais comum para o mal-estar: náuseas e vómitos A náusea na gravidez é a consequência de um aumento súbito e significativo dos estrogénios, da progesterona e da beta-HCG. De um modo geral, a náusea na gravidez surge de manhã, mas também pode surgir à noite, ao deitar. Vários estudos demonstraram que certas categorias de mulheres têm um risco mais elevado de náusea prolongada na gravidez. E em particular: mulheres sensíveis aE, por último, a investigação sugere que as náuseas durante a gravidez afectam mais as mulheres que dão à luz uma menina ou que têm um parto gemelar.

QUANDO CHEGAR

As náuseas são um dos sinais clássicos da gravidez, juntamente com o aumento dos seios e do peso corporal. a quinta e a sétima semanas da gravidez e o seu pico é por volta da nona semana.

QUANTO TEMPO

As náuseas durante a gravidez desaparecem geralmente entre a 18ª e a 20ª semana, mas nem sempre é esse o caso. 15 a 20% das mulheres sofrem de náuseas e vómitos até ao terceiro trimestre e 5% até ao parto. Se as náuseas e os vómitos ocorrerem depois destes períodos, é aconselhável investigar com o seu médico os possíveis factores desencadeantes, mesmo que não sejam secundários: gastroenterite esistema gastrointestinal; meningite, labirintite doenças endócrinas e metabólicas.

REMÉDIOS

Para controlar as náuseas, é sempre bom consultar o seu médico. Em todo o caso, como não pode tomar medicamentos durante os nove meses de gravidez, eis alguns dicas úteis que lhe permitirá aliviar as náuseas de uma forma natural :

  • Uma vez que a sensação de náusea, como já dissemos, é determinada por alterações hormonais, que por sua vez afectam a aceleração do metabolismo dos hidratos de carbono, gerando quedas de açúcar e, consequentemente, náuseas e tonturas, nunca deixe de incluir na sua dieta diária alimentos que contenham hidratos de carbono, tais como pão , massa , cereais , batatas e arroz .
  • Tentar nunca estar de estômago vazio, evitar alimentos fritos, gordos e condimentados, ter sempre à mão bolachas e biscoitos e preferir refeições ligeiras sem nunca exceder as quantidades: é preferível comer muitas refeições pequenas do que uma refeição particularmente substancial e difícil de digerir. Mesmo pequenos pedaços de banana podem ser bons aliados contra as náuseas.
  • Os alimentos anti-náuseas também incluem gengibre Pode optar por consumir a raiz fresca mastigando-a crua sem exceder uma dose diária de 1-2 gramas ou utilizar o gengibre num chá de ervas com mel e limão. Os gelados de gengibre também são excelentes para aliviar as náuseas.
  • E por falar em gelados foi uma mãe britânica que lutava contra as náuseas que criou o Lillipops Sabe-se que o gelo hidrata sem aumentar a sensação de náusea, como a água faria quando chegasse ao estômago. Denise Soden, uma mãe britânica que luta contra náuseas terríveis, só consegue tolerar gelo e o alívio aumenta quando ela insere ingredientes naturais nele.Esta intuição levou à criação dos Lillipops, que hoje em dia têm cinco sabores: toranja e tangerina, limão e menta, camomila e laranja, lima e baunilha e gengibre. Os Lillipops foram lançados pela AOGOI (Associação Italiana de Obstetras e Ginecologistas Hospitalares), que certificou a sua eficácia em 95 por cento dos casos e foi aprovada por associações científicas de especialistas de toda a Europa.
  • Mastigar um rodela de limão , de mandarim ou de toranja Estes citrinos também podem ser utilizados para preparar infusões e decocções.ù
  • Também o chás de ervas em camomila , para o hortelã e o funcho Em alturas em que as náuseas são fortes, basta cheirar algumas folhas de hortelã para aliviar o desconforto. Em alternativa, adicione algumas folhas de hortelã ao chá verde.
  • Os japoneses combatem as náuseas (incluindo as causadas por enjoos ou devido a má digestão) dissolvendo na boca o Comprimidos de Umeboshi (O Umeboshi é uma ameixa pequena, semelhante a um alperce, rica em ácidos orgânicos e fortemente alcalinizante.
  • Le amêndoas ricos em vitamina E, não só são um excelente petisco anti-náuseas como também favorecem o desenvolvimento do feto.
  • Outra solução contra as náuseas é a ingestão de magnésio porque equilibra as hormonas e relaxa o corpo e a mente, reduzindo também a fadiga e o stress. É claro que o magnésio só deve ser tomado sob rigorosa supervisão médica.
  • Outro remédio da avó é mastigar uma rodela de limão , mandarim o toranja Em alternativa, pode tentar utilizar estes citrinos para preparar infusões e decocções.
  • Beber muito água mas longe das refeições.
  • Por fim, faça algum movimento depois de comer, nem que seja um simples passeio para facilitar a digestão e, logo que possível, aproveitar para descansar.

PORQUE É QUE AS NÁUSEAS NA GRAVIDEZ PODEM SER UM BOM SINAL?

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Hospital for Sick Children, Toronto numa amostra de 850.000 mulheres, chegou à conclusão de que as náuseas na gravidez até são um bom sinal, pois reduzem o risco de nascimento de uma criança com baixo peso e baixa estatura. Pelo contrário, a probabilidade de aborto é três vezes maior no caso das mulheres que não tiveram náuseas e vómitos durante a gravidez. O risco de defeitos congénitos é reduzido em 30 por cento .

GRAVIDEZ, REMÉDIOS E DICAS ÚTEIS :

  1. Exercício durante a gravidez: como reduzir a duração do trabalho de parto praticando o desporto certo
  2. Exercícios respiratórios na gravidez: como aprender a superar as dores
  3. Ioga na gravidez: como preparar o corpo da mulher para o parto
Rolar para o topo