Não às touradas: a viragem animalista de Espanha: todos os financiamentos suspensos

ABOLIÇÃO DAS CORRIDAS DE TOUROS EM ESPANHA

"Nem um único euro de dinheiro público será gasto em estádios", afirma o presidente da Câmara de Madrid Manuela Carmena, anunciou a sua intenção de converter a capital numa "cidade amante dos animais". O mesmo em Valência onde o novo presidente da câmara Joan Ribó bloqueou o financiamento das touradas que se realizam todos os anos no âmbito da "Feria de Julio" e não exclui a possibilidade de as proibir num futuro não muito distante.

LEIA TAMBÉM: Maus tratos a animais, eis o que pode fazer para os ajudar

O MAPA DOS MUNICÍPIOS QUE DISSERAM NÃO À TAUROMAQUIA -

Anúncio Alicante a corrida de touros de verão foi substituída por uma corrida de bicicletas e o município declarou que em breve se realizará um referendo para abolir definitivamente as touradas. Huesca . também em Xàtiva , Sueca , Aldaia , Simat de Valldigna e Benifaió serão realizadas consultas populares sobre o destino das touradas, que, entretanto, continuarão a fazer parte da Comunidade Valenciana, Gandia pôs termo às touradas, classificando-as como "maus tratos a animais" e Denia suspendeu a festa do "bous a la mar", em que um touro é lançado ao mar pela multidão. Llíria reduziu os dias de touradas de 10 para 4 e para Paiporta decidiu afetar o dinheiro das touradas à compra de livros escolares.

E mais uma vez: Saragoça proibiu a festa em que os fogos de artifício são atados aos cornos dos touros, o presidente da câmara de A Corunha Xulio Ferreiro, suspendeu o contrato com a empresa que organizava as touradas, poupando cerca de 50.000 euros que serão afectados a outras actividades, e o município de Palma de Maiorca Entretanto, já foram recolhidas cerca de 130.000 assinaturas que apelam à proibição das corridas de touros em todas as ilhas.

NÃO ÀS TOURADAS EM ESPANHA

Um passo muito importante para a Espanha, para travar e acabar com uma tradição controversa que vê a morte de mais de 10.000 touros todos os anos Uma reviravolta animalista provocada pelos novos autarcas de esquerda ligados ao movimento Podemos, de Pablo Iglesias, que decidiram abandonar definitivamente uma prática agora considerada um legado do passado, decidindo utilizar os recursos do Estado para fins mais adequados,especialmente numa altura de crise como a atual.

ABOLIÇÃO DAS CORRIDAS DE TOUROS NA CATALUNHA

Um ponto de viragem realizado em 2011 pelo Catalunha isso, ao fim de 600 anos, aboliu definitivamente as touradas, recusando as bandarilhas e os matadores em nome do respeito pelos animais .

ABOLIÇÃO DAS TOURADAS NO MÉXICO E NA COLÔMBIA

É claro que continuam a existir muitos apoiantes das touradas e aqueles que desejam opor-se à aprovação de qualquer lei que as proíba. Entretanto, o debate abriu-se também fora de Espanha, nos países onde a tourada é uma tradição histórica, como o México e a Colômbia Em particular, em Bogotá, a capital da Colômbia, realizar-se-á em breve um referendo em que se perguntará aos cidadãos se são a favor ou contra as touradas. Ainda não se sabe ao certo se a iniciativa será vinculativa ou não, mas não deixa de ser um sinal importante na via do respeito pelos animais.

VER A GALERIA

PARA APROVAR: Como ajudar os animais abandonados

Rolar para o topo