Lavar o gato: certo ou errado?

Em primeiro lugar, escove o gato com frequência, pelo menos uma vez por semana. E utilize métodos clássicos e naturais: basta um pano humedecido com água morna e vinagre de vinho. Uma boa esfregadela e depois a escovagem: o gato ficará limpo e não terá desperdiçado dinheiro em produtos industriais inúteis que, muitas vezes, também têm contra-indicações significativas .

COMO LAVAR UM GATO

O gato é um animal muito limpo. A sua duração média de vida é de cerca de 10 anos, mas não é raro que atinja os 15 e até os 20, e este período de tempo é consumido pelos gatos, para além das refeições, para três funções: jogar , dormir e limpeza No total, um gato passa um terço do seu dia a lamber e a alisar o pelo. Muito tempo, portanto, e também consumido com muito cuidado. Embora o gato esteja muito cansado, note-se que antes de adormecer nunca desiste da sua meticulosa escovagem. Além disso, o gato, graças a um pescoço que consegue esticar-se bem, alcança qualquer parte do corpo, os seus dentes e a sua língua sãocapaz de eliminar todos os vestígios de sujidade, detritos, poeiras, parasitas ou resíduos.

LER TAMBÉM: Comida caseira para gatos, duas receitas para preparar tigelas saborosas e nutritivas

COMO MANTER UM GATO LIMPO

O gato preocupa-se tanto com a sua limpeza que o encontrará sempre brilhante e fofo quando terminar. E um gatinho já com apenas três semanas de idade é capaz de usar a sua língua muito bem para proceder à sua limpeza. cuidados diários Graças a estas operações, o gato também faz exercício, melhora a circulação e absorve a vitamina D produzida no pelo pela ação do sol. Tendo esclarecido a extrema limpeza dos gatos e a forma constante e diária como a cultivam, vejamos agora como deve ser manter um gato limpo como lavá-lo, de forma eficaz e sem o fazer sofrer.

QUANDO ESCOVAR O GATO

O gato deve ser escovado pelo menos uma vez por semana e, se possível, também todos os dias, especialmente se for uma raça de pelo comprido. A escovagem é também uma forma de vigiar a saúde do gato, apercebe-se ao vivo de que tudo está bem, de que não há pequenas feridas ou parasitas que tenham escapado à escovagem do seu gato. E o gato aceita com grande prazerAo ser escovado, ele encara este gesto de higiene como um carinho e sente-se muito gratificado com a sua mão. Pelo contrário, é importante lembrar que a escova deve ser sempre utilizada começando pela cabeça e depois prosseguindo com o resto do corpo, e nunca o contrário. E não deve aplicar demasiada pressão, pois corre o risco de causar desconforto ou, pior ainda, dor, ao gato. Se o animal nãomostra desde o primeiro momento um grande desejo de ser escovado, comece com sessões curtas e depois passe a sessões mais longas.

O MÉTODO DA FRICÇÃO

Evite tanto quanto possível os produtos químicos, que são caros e têm várias contra-indicações. Em vez disso, tente fazer funcionar um método antigo e natural. Pegue num pano e humedeça-o com água morna e vinagre de vinho, depois limpe o pelo do animal, tal como se o estivesse a escovar. No final, verá que o gato terá um pelo brilhante, macio e perfeitamente limpo.

COMO DAR BANHO AO GATO

Nem todos os gatos gostam de água, muitos detestam-na, e por isso devem ser habituados a serem lavados desde muito cedo, por exemplo a partir do terceiro mês de vida. Para introduzir o gato no banho, tente tornar o ambiente o mais acolhedor possível. Banho quente (que não se torne uma sauna), bem aquecido e sem correntes de ar. Água com uma temperatura até 38 graus.O que deve usar como champô? Definitivamente, não é champô para homens e mulheres, que torna a pele do gato seca e pode até ser tóxico, nem champô para cães. Nas lojas de animais, pode encontrar diferentes tipos de champô especificamente para gatos. Mas se quiser o meu conselho, mesmo neste caso, tente concentrar-se em produtos e substâncias naturais: argilaverde, aloé vera, óleo da árvore do chá, calêndula, camomila, sumo de limão misturado com água, vinagre de cidra de maçã. Absolutamente proibido, como champô para homens, sabonetes para homens.

COMO SECAR O GATO

Durante a lavagem, proteja o espaço com alguns tapetes no chão e tenha em conta que vai sair muita água da banheira. Por isso, é melhor tomar algumas precauções para evitar escorregar. Tente distrair o gato, talvez até com alguns brinquedos para manter na água, como acontece no banho de crianças muito pequenas. E, em todo o caso, não o deixe perder muitas carícias para o deixar o mais confortável possível.Uma vez terminada a lavagem, enxaguar abundantemente, de preferência com um pequeno duche na banheira. E depois secar imediatamente o animal: o frio e as correntes de ar podem ser muito perigosos. Para o secar, basta passar um pano que deve ser esfregado com energia e suavidade, e depois passar para o secador de cabelo clássico. O importante é que haja umadistância correcta entre a saída de ar quente e o corpo do gato para evitar que este se escalde.

A ALTERNATIVA AO BANHO

Se não conseguir dar banho ao seu gato, o que pode acontecer dada a sua difícil relação com a água, não exagere nas tentativas e opte pelas alternativas mais simples e naturais: use um pano húmido, limpo, claro, uma toalha, uma luva de pano, ligeiramente humedecido com água morna, ou opte pela solução dos toalhetes húmidos para bebés. Movimentodeve ser muito suave e delicado: aprenda com eles, com os gatos, observando o que eles fazem ao lamberem-se quando se limpam. Pense nisso como uma massagem e não como uma operação de higiene. Existem também alguns tipos de champô seco no mercado, que são desaconselhados tanto pelo seu custo, que é realmente excessivo, como pela sua falta de utilidade. Em qualquer caso, se utilizar estes produtos, o que resta doa espuma é removida com uma simples escovagem.

LER MAIS: Uma casa habitada por cães e gatos, como mantê-la limpa e arrumada em 10 passos simples

LIMPEZA DOS OLHOS

Intervenha quando se aperceber que os olhos do seu gato se tornaram lacrimejantes, o que não é normal. Depois de ter consultado o seu veterinário, mesmo que seja apenas por telefone, proceda a uma limpeza natural dos olhos. Uma gaze limpa ou um pano húmido serão suficientes. E tenha em conta, no que diz respeito à perfeita limpeza que os gatos fazem sozinhos, que alguns gatos podem escapar a esta função.o gato é incapaz de se retirar.

COMO É QUE SE LIMPAM AS ORELHAS DE UM GATO?

Mais uma vez, nada de obsessão higiénica: trata-se de uma zona do corpo muito delicada e sensível e uma intervenção incorrecta, sobretudo se desnecessária, pode causar muitos danos. As orelhas devem ser limpas quando se notam claramente depósitos amarelados ou acastanhados: nem sempre, no entanto. E devem ser limpas com muita delicadeza, utilizando uma simples gaze. Se o seu gato forSe ele coça a orelha com insistência ou inclina a cabeça, não se trata necessariamente de um problema de higiene. Por isso, vá ao seu veterinário e ouça com atenção o que ele lhe diz.

COM QUE SE LIMPAM OS DENTES DE UM GATO?

Os dentes dos gatos adultos começam a surgir aos quatro meses, mas não tente fazer coisas impossíveis. Os dentes dos gatos não são tão fáceis de limpar como os dos humanos. Então não é preciso fazer nada? Não necessariamente. No entanto, verifique regularmente a cor dos dentes, certifique-se de que está tudo normal e verifique se há tártaro. Se houver algo que o preocupe, consulte sempre oEm vez disso, pode fazer coisas importantes para a boa prevenção dos dentes e da boca do gato. Duas em particular: alimentar o animal com ração e não se esqueça de lhe dar sempre uma tigela de água fresca.

COMO LIMPAR AS UNHAS DOS GATOS

Neste caso, não se trata apenas de uma questão de higiene. Arranhar objectos, qualquer objeto, é um comportamento natural do gato. E desde que seja uma árvore, não há problema, mas se estivermos a falar de um sofá, de uma poltrona ou de uma cama, pode haver muitos problemas. Eduque o seu gato a evitá-los: basta dizer "Não, não fazes isso", seguido de um bater de palmas. Depois, coloque-osE, finalmente, se quiser tentar cortar as unhas, utilize um simples corta-unhas. Mas tenha muita paciência: uma coisa é tentar cortar as unhas de um gato, outra é conseguir.

COMO NÃO SER ARRANHADO

O gato é um animal sensível, sabe que deve estar limpo e não sente necessidade da sua intervenção. Tenha isso em conta. Seja delicado, para evitar a sua reação e para não o arranhar, e comece sempre por uma escovagem suave. O gato ficará à vontade. Comece a lavá-lo não antes dos seis meses, e Habitua-o à limpeza a seco Haverá um tempo e uma maneira de pensar em dar-lhe banho, que nunca deve tornar-se uma tortura.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

TODAS AS VANTAGENS DE VIVER COM CÃES E GATOS:

  • Os benefícios dos animais para as crianças autistas: a extraordinária amizade entre Iris e Thula
  • Para o coração, para a tensão arterial e para o humor, os animais de estimação substituem os medicamentos
  • Trazer animais de estimação para o escritório: uma vantagem para os empregados e para a empresa?
Rolar para o topo