- COMO ILUMINAR A SUA CASA SEM DESPERDÍCIO
- LUZ SEM DESPERDÍCIO
- QUANTO CUSTA UMA LÂMPADA ACESA DURANTE TODO O DIA?
- É POSSÍVEL FAZER LUZ SEM ELECTRICIDADE?
- O INTERRUPTOR LIGADO SEM A LÂMPADA CONSOME CORRENTE?
As luzes em casa são muitas vezes uma fonte de enormes desperdício Desperdiçamos dinheiro ao deixar as luzes acesas, sobretudo quando saímos de casa; ou quando transformamos a nossa casa numa árvore de Natal, com muitas luzes, sempre acesas, em todo o lado. E quando temos lâmpadas obsoletas, de elevado consumo, sem o benefício da poupança de energia . mas a casa pode ser bem iluminado sem desperdício e sem a transformar numa catacumba, com alguns truques simples.
LER TAMBÉM: Como poupar com os electrodomésticos
COMO ILUMINAR A SUA CASA SEM DESPERDÍCIO
Um bom ponto de partida é corrigir pequenas hábitos que, apesar de estar errado, continuamos a aplicar desperdiçar energia desnecessariamente Além disso, escolher as lâmpadas e os acessórios de iluminação mais eficientes do ponto de vista energético pode fazer toda a diferença. Por exemplo:
- Desligar as luzes quando não estão a ser utilizadas
- Utilizar o mais possível a luz natural
- Incluir controlos de regulação no sistema de iluminação para ajustar a iluminação artificial da casa de acordo com as diferentes divisões e horas do dia (estes controlos podem ser úteis para compreender quais os aparelhos da casa que consomem mais energia)
- Utilizar aplicações que o orientem na escolha das lâmpadas mais eficientes e o ajudem a contabilizar o consumo e as poupanças
- Instale temporizadores e/ou sensores de movimento em áreas que não são utilizadas com tanta frequência (ao fazê-lo, garantirá que as luzes ficam acesas apenas durante o tempo efetivo em que são necessárias)
- Pintar de branco (ou de cores claras como o creme, o bege, o creme) as paredes e os tectos das divisões pintadas de cores escuras ou que não recebem boa luz natural durante o dia
- Se puder, faça janelas ou clarabóias em locais da casa onde não existem, mas onde seriam úteis
Estes últimos, se bem concebidos em conjunto com o arquiteto ou o engenheiro, podem também ser úteis para aquecer a casa durante o inverno ou, pelo contrário, para a manter mais fresca no verão.
LUZ SEM DESPERDÍCIO
O que posso fazer para reduzir o desperdício de energia? Se esta é a pergunta que está a fazer a si próprio, deve saber que parte da resposta reside na conceção correcta do sistema de iluminação que deve ter em conta, tanto quanto possível, a poupança de energia.
- Uma prática eficaz a ter luz sem desperdício consiste em diferenciação da iluminação no lar Por exemplo, divisões como a sala de estar ou a cozinha podem necessitar de lustres normais ou de candeeiros de teto para a iluminação geral, ao passo que para as divisões destinadas, por exemplo, à leitura ou ao estudo, pode optar por pequenos candeeiros que sejam não só funcionais, mas também decorativos e decorativos, evitando assim o desperdício da iluminação geral do espaço.
- Uma dica tão prática quanto útil é privilegiar o lâmpadas fluorescentes compactas (conhecidas como LFC, as espirais, para ser mais preciso) em relação às lâmpadas de halogéneo e incandescentes, em comparação com as quais são muito mais eficientes (consomem menos 65-80%) e têm uma vida útil mais longa (8-10 anos). Luzes LED Baratas, versáteis e extremamente duradouras: em comparação com as antigas lâmpadas incandescentes, poupam 85% de energia e duram pelo menos 15 anos.
ABORDAGEM: Como poupar energia em casa, todas as dicas para reduzir as suas contas de eletricidade e gás
QUANTO CUSTA UMA LÂMPADA ACESA DURANTE TODO O DIA?
Quanto custa uma lâmpada acesa durante todo o dia? Para responder à pergunta, independentemente da sua eficiência energética, o custo de uma lâmpada depende de quantos watts consome numa hora e, claro, pelo custo do eletricidade Dito isto, se tomarmos como base 0,22 euros/kWh, a utilização de uma lâmpada de 15 W durante 16 horas por dia (excluindo as 8 horas em que teoricamente dormimos) custará o montante resultante desta equação:
15 W x 16 horas = 240W
1000 : 0,22 = 240 : X
Daqui resulta que X é igual a cerca de 0,05 cêntimos, e este é o custo de utilização de uma lâmpada de 15 W ligada durante 16 horas por dia.
É POSSÍVEL FAZER LUZ SEM ELECTRICIDADE?
A resposta é sim, e reside nas boas e velhas velas ou nas lanternas a pilhas. As lanternas a pilhas também podem ser úteis. candeeiros de sol São lâmpadas que, durante o dia, graças ao painel fotovoltaico com que estão equipadas, convertem a energia solar para a bateria recarregável. Estas lâmpadas acendem-se automaticamente graças à energia armazenada.
O INTERRUPTOR LIGADO SEM A LÂMPADA CONSOME CORRENTE?
Neste caso, a resposta é não. Na ausência de uma lâmpada, não há consumo de eletricidade. O que pagamos na fatura é a energia consumida pela lâmpada, e se não houver lâmpada no casquilho, ou se a lâmpada se tiver queimado por azar, não há consumo. o interrutor ligado sem a lâmpada não consome energia.
COMO POUPAR ELECTRICIDADE EM CASA COM OS APARELHOS DOMÉSTICOS:
- Como utilizar corretamente o seu ar condicionado: 10 dicas úteis para poupar energia
- Como utilizar um forno elétrico ou micro-ondas para poupar energia
- Como poupar energia com o seu computador e reduzir os custos da sua fatura