Hortas urbanas: para que servem e como funcionam

O hortas urbanas são uma forma cada vez mais popular de colaboração entre a administração pública, as associações de cidadãos e, em alguns casos, empresas individuais, sob a bandeira da sustentabilidade e da melhoria dos espaços urbanos.

PARA QUE SERVEM AS HORTAS URBANAS

O hortas urbanas são parcelas de terreno, de dimensões variáveis e geralmente propriedade da administração municipal, cuja gestão é confiada a grupos de cidadãos ou associações, para o cultivo de frutas, legumes e flores.

Há duas vantagens principais: a primeira é que um terreno urbano é retirado do abandono, ou da especulação imobiliária, e passa a ser utilizado apenas como um bem comum, para benefício de toda a comunidade e para aumentar a área verde da zona urbana.

A segunda vantagem é que um loteamento ao melhorar o microclima, é um oásis de biodiversidade, reduzindo as emissões de gases nocivos e aumentando a oxigenação limpa da zona.

LER TAMBÉM: Como cultivar manjericão durante todo o ano

COMO FUNCIONA UMA HORTA URBANA

O município disponibiliza um espaço verde A concessão é limitada no tempo e qualquer pessoa, profissional, associativa ou individual, pode candidatar-se.

Na maior parte dos casos, os concessionários utilizam os terrenos para cultivar frutas, legumes e espécies florais, produtos que servem para satisfazer as necessidades dos concessionários, que poderão tirar partido de um espaço privilegiado numa cidade onde, geralmente, é raro haver uma exploração agrícola.

Várias regiões aderiram à iniciativa e, até à data, as hortas urbanas estão a crescer rapidamente. Para ter acesso a elas, é necessário participar em concursos municipais para a atribuição de lotes, que são publicados periodicamente nos sítios Web oficiais do município de origem.

O QUE É CULTIVADO NAS HORTAS URBANAS?

As áreas verdes preparadas para o cultivo acolhem todo o tipo de culturas, mas podem aproveitar ao máximo o espaço disponível, o que ajuda o ambiente e também melhora a qualidade dos alimentos na mesa. Por exemplo, numa horta urbana pode encontrar fruta biológica , vegetais e legumes biológicos mas também impulsos e outras culturas.

PARA MAIS: Como cultivar curgetes em vasos na varanda, para serem colhidas de maio a setembro

VALOR SOCIAL DAS HORTAS URBANAS

Ao longo dos anos, a ideia de zonas de reconversão da cidade abandonados ou fora de uso, mas também a esperança de criação de novos espaços verdes As hortas urbanas não são simplesmente terrenos, mas um modo de vida e de trabalho. reavaliar e ambientalizar cidades e municípios de todas as dimensões.

O projeto está em constante evolução e conduz a um crescimento cada vez maior de hortas e espaços partilhados, o que permite não só que os subúrbios da cidade recuperem os seus próprios espaços, mas também que partilhar e cultivar produtos agrícolas biológicos e para zero quilómetros .

FRUTOS SÓLIDOS DE P&G E AZZEROCO2

PG juntamente com ZeroCO2 lançou as bases de um projeto muito ambicioso. pomar solidário em cada uma das regiões italianas. Ben 20 parcelas de terreno serão convertidos para cultivo, a fim de serem utilizados de forma a reforçar o território para a inclusão social e laboral .

Os responsáveis pelas hortas urbanas serão cooperativas sociais A isto há que acrescentar que os novos pomares ajudarão a absorver cerca de 45 toneladas de CO2. Um modelo exemplar a seguir para proteger o ambiente e também o futuro do nosso planeta.

O QUE CULTIVAR NO JARDIM OU NA VARANDA:

  1. Como cultivar radicchio e chicória
  2. Como cultivar plantas de citrinos: 10 dicas
  3. Como cultivar salsa no jardim ou em vasos
Rolar para o topo