Gripe australiana: sintomas, duração e prevenção

L' Gripe australiana ou melhor, o nova gripe sazonal que começou a aparecer na Oceânia, daí o nome, tem os traços típicos de uma gripe comum: cansaço, fraqueza, febre , tosse e dores musculares.

Trata-se, portanto, de um patologia de origem viral que ataca especialmente durante meses de inverno Mas vejamos quais são os sintomas mais agudos, quanto tempo dura e, sobretudo, como preveni-los.

GRIPE AUSTRALIANA

O vírus da gripe, como todos os anos, propaga-se durante os meses mais frios e afrouxa com a chegada da primavera.

A gripe australiana é uma doença transitória, que dura geralmente pouco mais de 3-4 dias e que se manifesta com os sintomas clássicos de uma infeção viral.

L' Instituto Superior de Saúde A ISS também confirmou com a última Relatório InfluNet Em janeiro, a incidência de doenças semelhantes à gripe (ILI) está a diminuir em Itália. Mas vejamos com mais pormenor quais são os sintomas da nova gripe.

LER TAMBÉM: Gripe: remédios naturais e prevenção

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns para as pessoas que contraem a gripe australiana são:

  • Constipações
  • Tosse seca
  • Dor de garganta
  • Fraqueza
  • Cansaço
  • Febre entre 38°C e 40°C
  • Calafrios
  • Lassidão
  • Falta de apetite
  • Náuseas e vómitos (sobretudo nas crianças)

É evidente que pode ser difícil distinguir esta forma de influência de outras Para ser diagnosticada, a gripe australiana deve apresentar pelo menos três sintomas principais:

  • Febre alta
  • 1 doença respiratória (tosse, dor de garganta, congestão nasal, ...)
  • 1 sintoma entre dores ósseas ou musculares, enxaqueca, ...)

Nos casos mais ligeiros, a gripe regride por si só, mesmo sem a administração de medicamentos ou remédios.

CAUSAS

L' Gripe australiana é causada por um vírus que afecta predominantemente o sistema respiratório. Embora seja uma doença viral não invasiva e não preocupante, é bom acompanhar a evolução e verificar se todos os sintomas desaparecem no prazo de 5 a 8 dias.

O vírus tem um elevado potencial de infeção e propaga-se principalmente por via aérea. Tosse , espirros e gotículas de saliva são os vias de transmissão Não subestimar os indivíduos assintomáticos que, sem saberem que são portadores saudáveis, podem contribuir ativamente para a propagação do vírus.

A frequência com que uma pessoa pode contrair a gripe tocando numa superfície onde o vírus está presente é muito menor.

LER TAMBÉM: Dores de cabeça: os diferentes tipos

QUANTO TEMPO DURA A GRIPE AUSTRALIANA

A nova gripe tem uma duração média de uma semana. As condições e os sintomas podem durar mais tempo, como tosse, dor de garganta e congestão nasal. Mas os principais sintomas tendem a desaparecer durante este período. No entanto, foram observadas diferenças na duração e nos sintomas entre adultos e crianças:

ADULTOS

Nos adultos, a febre e a dor são sentidas entre as primeiros 4-7 dias É menos frequente que um adulto desenvolva sintomas relacionados com o sistema gastrointestinal, como náuseas, vómitos ou diarreia.

CRIANÇAS

Nas crianças, a gripe australiana pode durar mais tempo, até 10 dias. Os sintomas surgem subitamente, tal como nos adultos, e manifestam-se com falta de apetite, febre e perturbações gastrointestinais, que são mais frequentes nas crianças pequenas.

PORQUE É QUE O AUSTRALIANO DURA MAIS TEMPO?

A australiana dura mais tempo, não devido às suas características específicas, mas simplesmente devido aos dois anos de pandemia. Máscaras Proteções, vacinas, isolamento: temos vivido sob uma campânula de vidro, com uma espécie de campanha imunitária contra as infeções. Assim, a memória imunitária, segundo os infectivologistas, abrandou, e o regresso das clássicas doenças sazonais apanhou-nos desprevenidos. É claro que as situações mudam de pessoa para pessoa.

ANTIBIÓTICOS CONTRA O AUSTRALIANO?

Embora seja mais longa, a regra sobre os antibióticos também se aplica aos australianos. antibióticos Combatem as bactérias e não os vírus e, por isso, se não houver complicações, não devem ser tomados. E podem ser contraproducentes.

Nos primeiros dias, os antipiréticos são suficientes se quiser realmente tomar medicamentos, mas em qualquer caso consulte o seu médico.

QUANTO TEMPO DURA A CONVALESCENÇA?

Se somarmos o período de doença com o de convalescença, acabamos por precisar de sete a dez dias para ficar de fora. Durante este período é importante dormir muito , beber, comer alimentos quentes (de caldo adequado para a febre) E não sejas imprudente.

GRIPE AUSTRALIANA OU COVID-19?

Os dois vírus têm sintomas semelhantes e muitas vezes comuns, o que torna difícil fazer uma anamnese e, assim, diagnosticar o tipo de infeção viral. Com base nos sintomas, é complexo compreender qual a patologia envolvida, a menos que apareçam sintomas mais frequentes no caso de Covid-19 tais como perturbações olfactivas e gustativas .

Para ter um diagnóstico definitivo, é bom submeter-se a um tampão molecular para excluir coronavírus Em ambos os casos, nas formas ligeiras, a doença também regride por si só, sem necessidade de medicação, mas é aconselhável procurar aconselhamento médico quando os sintomas reaparecem após uma recuperação inicial ou se a dor e as perturbações respiratórias são agudas e prejudicam a respiração.

LER TAMBÉM: Como distinguir a Covid da gripe

PREVENÇÃO

A palavra de ordem é hidratação A alimentação é um excelente aliado e, sobretudo, com o alimentos ricos em água e vitamina C para melhorar a sistema imunitário Os alimentos e bebidas açucarados, bem como as bebidas estimulantes, devem ser reduzidos ao mínimo, especialmente o café, as bebidas energéticas e similares, devido ao seu efeito diurético.

As pessoas em maior risco podem optar pela vacina quadrivalente contra a gripe sazonal, que, note-se, tem um efeito apenas no vírus sazonal do ano e não noutros tipos de infecções virais.

-

Outra forma de prevenção é ser cauteloso. Nos períodos mais frios, quando a gripe é mais prevalente, use máscaras Evitar o contacto com pessoas infectadas e permanecer em casa se contrair o vírus, para não infetar outras pessoas. Ao mesmo tempo, também é bom lavar as mãos frequentemente com sabão na falta deste, também um gel à base de álcool .

Com esta informação, é possível fazer uma boa prevenção e evitar contrair até a atual gripe australiana.

TAMBÉM PODE INTERESSAR-LHE:

  • O que comer com gripe
  • A prevenção do coronavírus é feita através da vacina contra a gripe e de um estilo de vida 0-5-30
  • Gripe: remédios naturais e prevenção
Rolar para o topo