Gaiteiros: de onde vêm e o que representam

O gaiteiros Pertencem a uma tradição muito antiga e são conhecidos principalmente pela gaita de foles, mas também por se ter tornado um músico de renome. símbolo do Natal Mas quais são as suas origens, porque é que ainda brincam nas ruas do centro da cidade e o que é que representam?

ONDE NASCERAM OS GAITEIROS

É da gaita de foles que nascem os gaiteiros, pastores de montanha que, vestindo calças curtas e um manto escuro, percorrem as ruas do centro da cidade todos os Natais e enfeitam os dias de dezembro com harmonia.

A história dos gaiteiros, tal como os conhecemos atualmente, remonta ao século XVIII, quando Santo Afonso de Ligório, teólogo e doutor da igreja napolitana, compôs o conhecido hino Tu desces das estrelas adaptando a melodia às que se ouvem nas gaitas de foles tocadas pelos pastores em Abruzzo .

Por conseguinte, é desejável que Abruzzo seja o região-mãe dos gaiteiros onde a transumância e as pastagens são um símbolo local.

LEIA TAMBÉM: Mercados de Natal: os mais bonitos de Itália

QUANDO OS GAITEIROS VIEREM

Hoje em dia, os gaiteiros enchem os becos e as ruelas das aldeias italianas durante as férias de Natal, nomeadamente, o tocador de gaita de foles anuncia a vinda do Senhor É também por isso que o pastor com a gaita de foles está também representado na presépios .

Os gaiteiros de Nápoles começaram a chegar à cidade a partir de 25 de novembro, marcando cada dia do calendário do advento até 24 de dezembro.

Com particular ênfase, os músicos concentraram-se nos dias do Novena da Imaculada Conceição ou seja, o período anterior à Anunciação da conceção da Virgem Maria.

Segundo a tradição, os músicos vão de limiar em limiar para anunciar a iminência da chegada do Menino Jesus .

No entanto, na Antiguidade, o feriado coincidia com a Solstício de inverno , um dia dedicado à divindade solar pagã Sol Invictus Nesse dia, a gaita de foles ecoou para dar as boas-vindas ao renascimento do sol A celebração na época cristã foi absorvida e cristianizada para dar origem à Natal .

PORQUE É QUE SE CHAMA GAITA-DE-FOLES

O instrumento tocado pelos gaiteiros tem uma origem etimológica particular: na Antiguidade e em referências poéticas, é encontrado sob o nome de sampógna A raiz latina é sinfonia que vem do grego, συμϕωνία, que significa concerto, acorde ou mesmo sinfonia.

A gaita de foles, no entanto, era utilizada em Itália pelos pastores que durante o transumância Assim, pelo menos originalmente, o instrumento tinha um papel mais próximo do entretenimento público, embora no nosso país se tenha tornado caraterístico para chamar os pastos.

LEIA TAMBÉM: Árvore de Natal em croché: a mais bonita de Itália

ORIGENS DA GAITA-DE-FOLES

As origens da gaita de foles estão enraizadas no Cultura helénica Na mitologia grega, era de facto o deus Pan para ser representado com a flauta do mesmo nome.

O instrumento musical assemelhava-se mais a uma gaita de foles, um símbolo que representa, num sentido metafórico, a união de dois elementos distintos que se atraem mutuamente: o feminino e o masculino.

La deuses da montanha e da vida rural sob a forma de fauno com chifres pontiagudos e patas de bode, simbolizava o protetor das pastagens e animais de estimação.

O instrumento, fabricado a partir de palhetas obtidas da oliveira ou do buxo, era enxertado num saco de couro, ou seja, numa câmara de ar para insuflação. Esta foi a origem da gaita de foles, que se encontra também durante o Império Romano e no mundo dos latinos sob o nome de utricularis .

Veio do Oriente e conquistou a Roma antiga, a tal ponto que convenceu o imperador Nero Segundo uma lenda, foi o próprio imperador que se tornou um dos primeiros flautistas em Itália.

DIFERENÇA ENTRE GAITAS DE FOLES E GAITAS DE FOLES

Embora possam parecer idênticos, na realidade os gaita de foles e o gaitas de foles Hoje em dia, nas ruas, é possível ver gaiteiros que também tocam gaita de foles, mas não era esse o caso originalmente.

Ao contrário da gaita de foles, a gaita de foles está equipada com duas palhetas melódicas que podem ter uma palheta simples ou dupla no seu interior. As duas palhetas são tocadas com duas mãos diferentes. A palheta melódica simples das gaitas de foles, por outro lado, é tocada com duas mãos. Ambos os instrumentos têm palhetas enxertadas numa saco de pele de carneiro .

TAMBÉM PODE INTERESSAR-LHE:

  • Poinsétia: como cultivá-la durante todo o ano
  • Presentes de Natal para a casa: 10 ideias imperdíveis
  • Decorações de Natal: as melhores decorações "faça você mesmo
Rolar para o topo