- FRESCO
- EXPOSIÇÃO E CLIMA
- CUIDADOS COM O SOLO E A CULTURA
- ANÚNCIOS
- SEMENTEIRA E FLORAÇÃO
- COMO CONSERVAR OS BOLBOS DE FRÉSIA?
- PROBLEMAS E SOLUÇÕES
O seu perfume é inconfundível, atrai-nos para a primavera e muda a atmosfera de um ambiente exterior. Mas as flores também têm a sua especificidade que as torna únicas. frésia é uma planta que encontrará sempre nas floristas a partir do final do inverno, mas também pode cultivá-la facilmente na sua varanda, terraço, jardim ou horta.
FRESCO
A frésia é uma planta bulbosa perene, de pequenas dimensões: originária da África do Sul, é atualmente cultivada em todas as regiões de Itália e, em especial, na Ligúria, onde se encontram as principais variedades, mesmo na produção industrial. A planta não ultrapassa geralmente os 30 centímetros de altura; as flores, reunidas em 6-12 espigas delgadas, têm uma forma de sino aberto e uma corola muito grande em comparação comAs cores vão do branco ao azul, do vermelho ao amarelo, do púrpura ao violeta. As folhas são discretas.
LER TAMBÉM: Como cultivar rosas, uma flor maravilhosa que pode decorar varandas e jardins
EXPOSIÇÃO E CLIMA
Tendo em conta a sua origem e proveniência, é normal que a frésia sofra com o frio. Precisa de um clima ameno, de uma exposição solar e de muita luz. Se a cultivar em zonas onde a temperatura desce abaixo dos 10-15 graus, é preferível escolher a solução em vaso, para poder abrigar a planta assim que o frio chegar.
CUIDADOS COM O SOLO E A CULTURA
A frésia prefere um solo leve, macio e rico em húmus. O substrato preferido é a terra, a turfa e a areia. Durante o período de crescimento, fertilizar a cada 10-15 dias.
PARA MAIS: Como cultivar íris e cuidar delas
ANÚNCIOS
A rega deve ser abundante e regular durante os meses quentes, até à floração. O sinal para parar de regar é óbvio: quando as folhas ficam amarelas. Tenha cuidado para não regar em excesso e evite solos encharcados, pois não são produtivos para o bom crescimento das plantas e das flores.
SEMENTEIRA E FLORAÇÃO
A frésia propaga-se por semente A outra possibilidade é a divisão dos bolbos, que se plantam entre agosto e setembro a uma profundidade de 2 a 4 centímetros. A frésia em vaso pode dar uma floração precoce (em janeiro) e em canteiros ou bordaduras uma floração primaveril. Para favorecer a floração, é sempre bom retirar as folhas murchas e as flores secas.
COMO CONSERVAR OS BOLBOS DE FRÉSIA?
Os bolbos de frésia são muito delicados e devem ser armazenados com cuidado. Uma vez desenraizados, devem ser secos ao ar, sem estarem demasiado expostos à luz solar. Em seguida, devem ser verificados para se certificar de que estão finalmente secos, e só então podem ser finalmente limpos, removendo qualquer resto de terra, raízes, caules e folhas. Finalmente, devem ser armazenados num local fresco, não húmido, emnuma caixa de sapatos, numa caixa de fruta de madeira ou mesmo num saco de papel.PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Freesia teme a podridão radicular e o mofo cinzento É também suscetível a uma doença fúngica chamada fusariose, que deve ser combatida com fungicidas.
Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado. Clique aqui!
FLORES PARA DECORAR O JARDIM:
- Caniço florido: como cultivá-lo no jardim e em vasos
- Calêndula: a flor que protege o jardim
- Como cultivar o lírio