- FEIJÃO AZUKI
- O QUE É O FEIJÃO AZUKI
- DE ONDE VEM O FEIJÃO ADZUKI
- PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO FEIJÃO ADZUKI
- COMO COZINHAR FEIJÃO ADZUKI
- RECEITA DE GELADO JAPONÊS COM FEIJÃO ADZUKI
FEIJÃO AZUKI
São originárias da Ásia, onde são cultivadas desde a antiguidade, sobretudo na China e na Coreia, e mais tarde desembarcaram no Japão, o país que hoje mais as consome. São as feijão azuki apelidados de "soja vermelha", apesar de não terem nada a ver com a soja, são também chamados de "rei dos feijões" devido à sua numerosas propriedades nutricionais ricos em proteínas, fibras e sais minerais, vitamina B Em suma, a alternativa exótica ao feijão doméstico que é igualmente saudável e deliciosa. Vamos descobrir as suas origens, propriedades e algumas receitas.
O QUE É O FEIJÃO AZUKI
Leguminosa de origem asiática, o feijão adzuki provém de um pequeno arbusto chamado Vigna Angularis, da família das Fabaceae, muito difundido sobretudo na Ásia Oriental. pequeno, vermelho ou verde, consoante a qualidade doce, de forma oblonga, rico em propriedades nutritivas.
LER TAMBÉM: Hambúrgueres de feijão, a receita para os fazer em casa, com salsa, tomilho, alface e cebola
DE ONDE VEM O FEIJÃO ADZUKI
O feijão Adzuki já era cultivado na China e na Coreia por volta do ano 1000 Mais tarde, foram introduzidas no Japão, onde são atualmente consumidas em grandes quantidades, tal como a soja.
PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO FEIJÃO ADZUKI
Ricas em proteínas vegetais, fibras solúveis e minerais como o potássio, o magnésio, o ferro, o zinco, o cobre e o manganésio, são pobres em gorduras e açúcares, pelo que são recomendadas para diabéticos e pessoas com colesterol elevado. Graças às suas fibras, ajudam as pessoas que sofrem de obstipação e de intestino lento, além de terem propriedades depurativas para o fígado e os rins e propriedades diuréticas. Ferrotorna-os preciosos para as pessoas que sofrem de anemia ou que são deficientes nesse nutriente.
O primeiro, também conhecido como o "rei dos feijões", é especialmente rico em sais minerais, vitamina B, fitoestrogénios, isoflavonóides, oligoelementos, principalmente potássio e ácido fólico, razão pela qual é recomendado para proteger o coração e o sistema nervoso Mas é claro que também contêm fibras e proteínas vegetais, como todas as leguminosas, razão pela qual favorecem o equilíbrio intestinal e são perfeitas nas dietas vegetarianas. O seu teor de isoflavonóides também as torna úteis para reforçar o sistema imunitário.
Por outro lado, a qualidade verde caracteriza-se pela elevado teor proteico fibras, isoflavonóides úteis para o coração e o cérebro, mas também antioxidantes, aos quais se devem as propriedades anti-envelhecimento.
COMO COZINHAR FEIJÃO ADZUKI
O feijão Adzuki, como especialidade exótica, pode ser comprado em lojas de produtos naturais, veganos e biológicos, muito menos provável de ser encontrado nas prateleiras dos supermercados em geral.
A preparação do feijão seco demora algum tempo, como acontece com todas as leguminosas, mas é simples. Basta deixá-lo demolhar 6-8 horas em água fria Depois, cozinhe-os durante meia hora em água a ferver, adicionando um pouco de alga kombu, se desejar. Assim que estiverem cozinhados, podem ser consumidos sozinhos com a adição de um simples molho de azeite ou de molho de soja. Ou utilizados na preparação de outros pratos, desde hambúrgueres vegetarianos a sopas de batata. Também podem ser vertidos em sopas de legumes paraEnriquecê-los ou utilizá-los como acompanhamento de pratos de carne.
Os japoneses também os utilizam para preparar sobremesas, incluindo a chamada compota de Anko. Quer experimentar? Basta moer os feijões e fervê-los juntamente com açúcar em lume brando até obter a consistência de compota de fruta. Esta compota é frequentemente utilizada como recheio de sobremesas ou para gelado enriquecedor .
RECEITA DE GELADO JAPONÊS COM FEIJÃO ADZUKI
Já ouviste falar do gelado de feijão azuki Eis a receita para a sua preparação sugerida por Cozinha .
Ingredientes
- 1 chávena de feijão azuki demolhado durante uma hora
- 1/3 de chávena de açúcar mascavado
- 4 chávenas de água
- 2 colheres de chá de sumo de laranja ou de limão
- 1 chávena de leite
- 1 chávena de natas
- 4 gemas de ovo
- 2/3 chávena de açúcar mascavado
- Essência de baunilha (1 colher de chá)
Preparação
- Cozinha Sugere-se que se misturem os feijões com o açúcar, a água e o sumo de limão numa panela. Depois, ferve-se tudo durante cerca de dez minutos, cozinhando em lume brando durante 3 horas para amolecer os feijões.
- O leite e as natas devem ser levados a ferver em lume médio, adicionando lentamente a gema e cozinhando em lume brando até ficarem cremosos.
- Retire do lume e adicione a essência de baunilha, misture bem e guarde no frigorífico. Quando ambas as partes tiverem arrefecido, devem ser mexidas e guardadas no congelador.
Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!
HAMBÚRGUERES DE VEGETAIS: AS NOSSAS RECEITAS
- Hambúrgueres de tofu, a receita genuína com um toque de gengibre e alecrim
- Hambúrgueres de falafel, a receita de um prato típico do Médio Oriente com o aroma intenso dos coentros e dos cominhos (foto)
- Hambúrguer de reciclagem, a receita ideal para recuperar todos os restos da centrifugadora. Com pão ralado