Erros a evitar durante o duche

    ERROS A EVITAR NO DUCHE

    O duche é, sem dúvida, um momento diário importante para a higiene pessoal: Sabia, no entanto, que este simples ato pode esconder algumas armadilhas para a nossa saúde? O uso excessivo de gel de banho e sabonete não só pode arruinar a pele como também pode expor-nos a mais infecções. O duche excessivo destrói a flora natural da pele que nos protege de irritações e infecções. E quando tomar duche, evite lavar o cabelo todos os dias Só corre o risco de os estragar e de os tornar mais frágeis.

    Mas vejamos em pormenor quais são os erros mais frequentes a evitar quando se toma um duche.

    LER TAMBÉM: Lavar bem as mãos, um gesto simples mas essencial para evitar problemas de saúde

    QUE ERROS SÃO COMETIDOS NO DUCHE

    DEMASIADO SABÃO OU GEL DE DUCHE

    Usar demasiado sabão, especialmente produtos que contêm químicos, pode matar as bactérias "boas" e enfraquecer as defesas da pele, tornando-a mais frágil. Ao comprar produtos, prefira sempre os formulados com ingredientes naturais e sem perfume.

    ÁGUA DEMASIADO QUENTE

    O jato de água, quando excessivamente quente, remove os óleos naturais da pele. É essencial manter a água morna, especialmente no caso de pele muito delicada ou seca.

    QUANTO TEMPO FICAR NO DUCHE

    Tomar um duche é, sem dúvida, um momento agradável para dedicar ao nosso corpo. No entanto, ultrapassar 10 minutos só prejudica a nossa pele, pois tende a desidratá-la.

    DESPERDÍCIO DE ÁGUA

    Não se esqueça que passar demasiado tempo desnecessário no duche é um enorme desperdício de água, além de aumentar os custos da fatura.

    ESPONJAS, LUVAS E ESCOVAS ESFOLIANTES

    Evite utilizar esponjas e luvas esfoliantes durante mais de 8 semanas: é verdade que removem as células mortas e dão um brilho à pele, mas, ao mesmo tempo, podem transformar-se num paraíso para bactérias e bolores. Por isso, lembre-se de lavar bem as suas esponjas regularmente e, quando não as estiver a utilizar, deixe-as secar fora do duche.

    PARA MAIS: Como reciclar a água do duche

    UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE PRODUTOS ESFOLIANTES

    O esfoliante mantém a pele suave, lisa, radiante e aveludada: no entanto, não utilize produtos esfoliantes todos os dias, pois podem irritar a pele e causar comichão e ardor.

    DEIXAR A MÁQUINA DE BARBEAR NO DUCHE

    O bolor pode estragar as lâminas e causar irritação na pele. Mude-o pelo menos uma vez por mês.

    LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS

    Tomar banho todos os dias não obriga a lavar também o cabelo diariamente. Para o manter saudável e forte, sobretudo se for muito fino e delicado, é essencial lavá-lo no máximo duas vezes por semana. Quanto aos produtos a utilizar para lavar e cuidar do cabelo, escolha sempre champôs, amaciadores e máscaras formulados com ingredientes naturais, sem parabenos e outrosquímicos que os possam danificar.

    LAVAR A CARA NO DUCHE

    Evite utilizar o jato de água do chuveiro para lavar o rosto: a água demasiado quente pode irritar a pele, sobretudo se esta for muito delicada. Utilize também produtos especificamente adaptados ao seu tipo de pele.

    NÃO APLICAR CREME HIDRATANTE

    Quando terminar o duche, retire o excesso de água com uma toalha e aplique imediatamente um creme hidratante: a pele seca e gretada expõe a pele a um maior risco de infeção.

    Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

    PRODUTOS NATURAIS PARA O CUIDADO DO CORPO:

    • Como preparar champô e amaciador em casa
    • Mãos secas ou gretadas, creme caseiro com manteiga de karité e óleo de amêndoas
    • Creme hidratante para o rosto com cera de abelha: como prepará-lo em casa para uma pele aveludada
    Rolar para o topo