Dermatite seborreica: sintomas, remédios e prevenção

REMÉDIOS PARA A DERMATITE SEBORREICA

Cerca de três milhões de italianos sofrem desta doença, que afecta principalmente a população masculina, mas não exclui as mulheres. dermatite seborreica Não é uma doença perigosa para a saúde, mas geralmente causa algum desconforto estético em quem a sofre. Felizmente, no entanto, muito pode ser feito para a manter afastada, começando com uma série de bons hábitos na vida quotidiana.

LER TAMBÉM: Dermatite por frio, evite-a bebendo muita água e vestindo roupa com tecidos não sintéticos. À mesa, abunde em cenouras e espinafres

O QUE É A DERMATITE SEBORREICA

Como o seu nome indica, a dermatite seborreica ocorre em regiões do corpo particularmente ricas em glândulas sebáceas. As zonas propensas ao aparecimento da doença incluem couro cabeludo , sobrancelhas , lados do nariz e auricular Os sintomas da doença também podem ocorrer em zonas como as partes íntimas, as virilhas e os seios, embora com menor frequência. Além disso, nos homens, a dermatite seborreica pode afetar a pele do peito.

SINTOMAS DA DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica é uma dermatite com uma crónico-recorrente Ou seja, uma vez surgida, tende a alternar entre fases de melhoria e períodos em que a sintomatologia reaparece de forma mais ou menos grave. A tendência está também ligada aos ritmos sazonais. Em muitos doentes, a dermatite seborreica alivia nos meses de verão, regressando no inverno, sob a ação de agentes externos como humidade , frio , flutuações de temperatura entre ambientes exteriores e interiores, poluição atmosférica e pó fino .

La sintomatologia caraterística do dermatite seborreica inclui:

  • Inflamação e vermelhidão da pele
  • Presença de escamas brancas ou amareladas
  • Pele oleosa
  • Comichão
  • Em alguns casos, dor na zona afetada.

Quando o estado inflamatório ocorre no couro cabeludo, uma queda de cabelo devido à produção excessiva de sebo.

COMO TRATAR A DERMATITE SEBORREICA

O tratamento dermatológico A terapia clássica envolve a utilização de vários ingredientes activos, contidos tanto em cremes específicos como em champôs. Entre as substâncias mais utilizadas encontram-se os antifúngicos, o piritionato de zinco, o alcatrão de hulha, o sulfureto de selénio e as preparações à base de ácido salicílico e enxofre. As terapias tradicionais envolvem também a utilização de cortisona.

PARA MAIS: Dermatite do suor, como evitá-la e como tratá-la com remédios naturais

REMÉDIOS PARA A DERMATITE SEBORREICA

No entanto, o tratamento prescrito pelo dermatologista pode ser acompanhado de uma série de precauções e de remédios naturais que permitem manter a dermatite seborreica sob controlo, contrariando possíveis recaídas. Eis alguns bons hábitos a seguir diariamente:

  • Comer bem

Para combater a dermatite seborreica, preste atenção aos alimentos que consome. Dê bastante espaço às frutas e legumes frescos da época, alimentos ricos em todos os nutrientes essenciais para manter a sua pele saudável. Não se esqueça dos alimentos que contêm biotina. Esta valiosa substância, pertencente ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, encontra-se em alimentos como a gema de ovo, o peixe,leite, arroz integral, soja, nozes, aveia, alface, brócolos, espinafres, couve-flor, ervilhas, lentilhas e cogumelos. Se necessário, a conselho do seu dermatologista, pode considerar a toma de biotina através de suplementos específicos.

  • Ácidos gordos ómega 3 e 6

Na lista de substâncias úteis para manter a dermatite seborreica afastada, também não devemos esquecer ácidos gordos ómega 3 e 6 Uma boa dieta contra esta doença de pele implica também a eliminação ou, pelo menos, a limitação de certos alimentos. Tente não consumir alimentos gordurosos e fritos, bem como alimentos fermentados, como pizzas, pães, bolos e snacks pré-embalados. Por fim, evite alimentos picantes, condimentados e apimentados: provocam vasodilatação e podem aumentar o estado da pele.inflamatório.

  • Hidratar a pele

Uma pele bem saciada por dentro e por fora é igual a uma pele saudável. Beba pelo menos dois litros de água por dia e combine-os com sumos de frutas e legumes frescos. Aplique diariamente cremes ou séruns hidratantes e protectores, a escolher de acordo com os conselhos do seu dermatologista.

  • Cuidado com a roupa

Para evitar o sobreaquecimento da pele, que leva a uma transpiração excessiva, use roupas feitas de fibras naturais e respiráveis, como o algodão e o linho. Tenha o cuidado de não colocar a sua pele em contacto com roupas sintéticas. Opte também por roupas confortáveis e largas para evitar fricções que podem irritar ainda mais a pele.

  • Cuidar da higiene pessoal

A limpeza da pele afetada pela dermatite seborreica deve ser feita com produtos suaves, especificamente concebidos para a doença. Evite os produtos de limpeza agressivos e com excesso de espuma, uma vez que enfraquecem o filme hidrolipídico, a barreira natural da nossa pele contra os agentes externos, provocando secura e agravando o quadro já de si delicado. Para lavar, utilize sempre água morna: aAs temperaturas exageradamente quentes podem secar a pele, agravando o estado de irritação.

  • Manter o stress à distância

A ansiedade prolongada, a fadiga física e as tensões emocionais têm um efeito negativo nas defesas imunitárias do organismo. Além disso, aceleram as funções do organismo, o que resulta num aumento da produção de sebo.

  • Não arranhar

Apesar de uma sensação momentânea de alívio, cai-se numa espécie de círculo vicioso: quanto mais se coça, mais se sente necessidade de coçar. O risco é coçar e ferir a pele, abrindo caminho a infecções incómodas que agravam a inflamação.

  • Tirar partido da ação do sol

Os raios UV têm um efeito anti-sético, o que facilita a regressão das lesões da dermatite seborreica. Muitas pessoas sentem uma melhoria da doença durante o verão. Em alguns casos, verifica-se mesmo um desaparecimento completo dos sintomas. No entanto, tenha cuidado. Para beneficiar da ação positiva da exposição, o sol deve ser tomado com a devida precaução.Respeite as regras básicas para proteger a sua pele, pedindo conselhos ao seu dermatologista para escolher o fator de proteção mais adequado ao seu estado de pele.

PREVENÇÃO DA DERMATITE SEBORREICA

Uma boa prevenção contra a dermatite seborreica varia em função da idade da pessoa afetada. No caso de um recém-nascido, se a zona afetada for a zona da fralda, é aconselhável consultar o pediatra para verificar se existem alergias específicas. Para as crianças e adolescentes, a utilização de um champô anti-caspa Os médicos recomendam que se evite lavar e dar banho às crianças com demasiada frequência, uma vez que o uso excessivo de sabonetes e champôs retira à pele as suas camadas protectoras. Outra forma útil de prevenção é evitar arranhar É preferível utilizar um creme natural à base de sulfureto de selénio para eliminar a irritante sensação de comichão.

Em geral, a dermatite seborreica é considerada uma doença crónica Por isso, é preciso saber viver com ela, sobretudo na idade adulta, e evitar o seu agravamento, utilizando a arma da prevenção.

  • O sol é um aliado precioso para quem sofre desta doença, mas deve ser tomado nas horas certas: de manhã cedo até ao meio-dia e à tarde depois das cinco horas.
  • Em vez disso, evite lâmpadas e camas de bronzeamento podem desencadear a dermatite seborreica.
  • Adquirir o hábito de utilizar champôs e sabonetes que contenham ácido salicílico. Em particular, o champô deve permanecer no local durante pelo menos cinco minutos, para que possa exercer a sua ação terapêutica e de limpeza.
  • Se tiver utilizado uma máscara durante muito tempo, depois de a retirar, lave bem o rosto com água fria para baixar a temperatura local.
  • Usado cremes hidratantes.
  • Lembre-se que, com o passar dos anos, a situação melhora naturalmente e o risco de recaída diminui. As glândulas sebáceas diminuem de volume e segregam menos.

A DERMATITE SEBORREICA PODE SER ELIMINADA PARA SEMPRE?

Como a maioria dos problemas relacionados com a dermatologia, a dermatite seborreica dificilmente pode ser eliminado para sempre Certamente que uma boa prevenção, com as indicações que demos, e uma boa terapia, mesmo que seja apenas com remédios naturais, se funcionarem, ajudam a garantir que o problema não se repita. Em qualquer caso, lembre-se que os produtos que se mostraram mais eficazes contra a dermatite seborreica são aqueles à base de piritiona de zinco e sulfureto de selénio.

ALIMENTOS A EVITAR NA DERMATITE SEBORREICA

Existem alimentos que as pessoas expostas ao risco de dermatite seborreica devem absolutamente reduzir ou evitar Alimentos fermentados: pão , piza , pães e snacks embalados . Leite , produtos lácteos e derivados: podem agravar a irritação da pele. Fritos e carnes vermelhas que contém uma elevada percentagem de gorduras saturadas que podem afetar a irritação da pele. Alimentos picantes e apimentados Dilatam os vasos capilares e podem contribuir para a formação de manchas na pele. Bebidas alcoólicas que têm calorias que se somam àquelas que o corpo não consegue eliminar.

ALIMENTOS A TOMAR PARA A DERMATITE SEBORREICA

Pelo contrário, há certos alimentos que são muito bons para a pele, Em primeiro lugar, porque contêm água. Fruta , vegetal e vegetais Todos os alimentos ricos em proteínas e em Omega 3, a começar pelo peixe. Os alimentos que contêm biotina, uma vitamina capaz de ajudar o metabolismo, incluem o arroz, os cereais integrais, o fígado, as cenouras e a couve.

DERMATITE SEBORREICA: ONDE ATACA

Nas zonas afectadas pela dermatite seborreica, a pele fica avermelhada e coberta por escamas esbranquiçadas e gordurosas, acompanhadas de comichão e até de algumas lesões descamativas. Mas quais são as zonas do rosto mais afectadas pela dermatite seborreica?

  • O couro cabeludo, com a formação de caspa
  • O sulco nasolabial, entre o nariz e os lábios
  • Sobrancelhas
  • Bochechas
  • A área onde o barba

REMÉDIOS NATURAIS PARA O CUIDADO DA PELE E DO CABELO:

  1. Estrias: as causas de uma mancha de pele generalizada e os remédios naturais para combater o problema, a começar pelo desporto e pela alimentação
  2. Limpeza facial: da massagem aos cremes certos, passos simples para tornar a sua pele saudável, radiante e bonita
  3. Champô e amaciador "faça você mesmo": preparações e dicas para o cuidado do cabelo
Rolar para o topo