- COMO CULTIVAR ABÓBORA
- AO CULTIVAR ABÓBORA
- TERRENOS
- CLIMA
- SEMENTE
- REGA
- COLECÇÃO
- APANHAR FLORES DE ABÓBORA
- COMO CULTIVAR ABÓBORA EM VASOS
- DOENÇAS DA ABÓBORA
- RECEITAS COM ABÓBORA
COMO CULTIVAR ABÓBORA
Rico em propriedades essenciais para a nossa saúde e muito versátil na culinária, a abóbora Pertencente à família das Cucurbitáceas, originária da América Central e presente em numerosas variedades, a abóbora é um legume baixo teor de calorias mas rico em água, carotenos, vitaminas A e C, fibras e minerais importantes como o fósforo, o potássio e o magnésio Um alimento que deve ser levado à mesa com frequência, sem esquecer as suas sementes: não só um lanche saudável fora da refeição e um ingrediente perfeito para saladas ou para adicionar à massa de pão, mas também uma importante fonte de proteínas, ómega 3 e ferro.
Cultivar abóboras na sua própria horta não é nada difícil: o importante é escolher o período correto e proporcionar à planta as melhores condições, como um solo bem drenado e exposto ao sol.
LER TAMBÉM: Pesticidas naturais para o jardim, eis os pesticidas eficazes e pouco dispendiosos da alfazema e da salva
Aqui, então, passo a passo, como cultivar abóbora :
AO CULTIVAR ABÓBORA
É necessário plantar as abóboras quando já não há risco de geada. Final da primavera o início do verão são as melhores épocas (a melhor temperatura é entre 18 e 24 graus), mas atenção: para obter abóboras maduras para o Dia das Bruxas, tem de as plantar no final de julho; se o fizer mais cedo, terá de as colher em setembro e armazená-las durante mais de um mês.
TERRENOS
É bom saber que a abóbora é um legume que requer espaço para o seu cultivo: a planta cresce ramificando-se pelo solo e os seus rebentos podem ter até 10 cm de comprimento.
É também essencial que o solo seja bem fertilizado, ou seja, rico em substâncias orgânicas; uma boa solução é utilizar macerado de urtiga e estrume maduro. Em seguida, certifique-se de que é macio e bem drenado. Remova todas as ervas daninhas do solo e solte-o com um ancinho. Deve também verificar se não há baratas perto da planta, que se alimentam doColocar os frutos numa prateleira de madeira pode ser um truque inteligente para evitar que atraiam insectos.
CLIMA
O local escolhido deve ser iluminado pelo sol durante todo o dia, porque as abóboras precisam de muita luz para crescerem e adquirirem a sua cor brilhante típica.
SEMENTE
Se vive em regiões particularmente frias, considere iniciar o cultivo da abóbora assim que as temperaturas estabilizarem nos 10-12 graus Celsius. Em alternativa, guarde as sementes em alguns vasos dentro de casa e, depois de terminado o período de dias particularmente frios e gelados, proceda ao transplante para o solo.
Se, pelo contrário, vive em regiões onde o clima é mais ameno e não há risco de geadas, enterre as sementes entre abril e maio. Coloque 3-4 sementes em buracos com cerca de 3-4 cm de profundidade. Assim que as plântulas começarem a brotar, proceda ao desbaste: mantenha as plântulas mais fortes e robustas e retire as mais fracas.
A primeira coisa a fazer é cavar grandes buracos e enchê-los com composto alguns dias antes da plantação para preparar o solo para a plantação.
As sementes de abóbora a plantar devem ser escolhidas com cuidado: no que diz respeito às abóboras de inverno, os tipos mais comuns são as abóboras grandes (as utilizadas no Halloween, cuja polpa não é muito saborosa), as abóboras pequenas (frequentemente utilizadas como ornamentos) e as abóboras de sobremesa (cultivadas para fins alimentares).
REGA
As abóboras devem ser regadas de manhã e quando o solo está seco. É também importante evitar regar as folhas: a humidade favorece o desenvolvimento de um fungo chamado "ferrugem branca" que mata a planta. Quanto mais as abóboras crescem, mais a quantidade de água deve ser limitada: antes da colheita, é melhor deixar de as regar completamente.
COLECÇÃO
Geralmente, as abóboras são colhidas de setembro a novembro. As abóboras podem ser colhidas quando a parte exterior está cor de laranja, enquanto o pedúnculo e as folhas começam a secar. Se a abóbora estiver mole, não a colha: apodrecerá rapidamente. O pedúnculo deve ser cortado com uma tesoura (e não arrancado), deixando alguns centímetrosPor último, as abóboras devem ser armazenadas num local seco e ensolarado e não necessitam de refrigeração.
APANHAR FLORES DE ABÓBORA
Excelentes em massa e perfeitas para a preparação de uma deliciosa omelete e risoto, as flores de abóbora podem ser colhidas tendo em conta que não impedem a polinização. O nosso conselho é não colher de manhã mas depois do meio-dia e colher apenas as flores masculinas.
LER MAIS: Inseticidas naturais, como prepará-los facilmente com ingredientes que temos em casa
COMO CULTIVAR ABÓBORA EM VASOS
Se vive na cidade e não tem um jardim, pode também cultivar abóboras na sua varanda ou terraço, utilizando um vaso suficientemente grande. Obviamente, não serão as abóboras grandes, mas as mais pequenas, sempre cor de laranja, utilizadas como ornamentos. Eis como cultivá-las da melhor forma possível.
- Escolha um vaso de tamanho adequado em largura e profundidade para cada cabaça, a fim de favorecer o seu crescimento.
- Iniciar a sementeira na primavera introduzir as sementes à mão a uma profundidade de 3 a 4 centímetros e cobri-las com mais um punhado de terra.
- É necessário para as plantas de abóbora rega frequente e abundante No entanto, não se deve deixar levar e transformar a terra do vaso numa poça; essa seria a melhor maneira de favorecer o aparecimento de fungos, que são letais para as abóboras.
- As plantas de cabaça ornamental são trepadeiras e, por conseguinte, precisam de um apoio para se apoiarem: as estacas de madeira são muito úteis para favorecer o seu crescimento.
DOENÇAS DA ABÓBORA
As principais doenças e os parasitas mais perigosos da abóbora são:- Aleurodídeos Quando as folhas ficam amarelas devido à presença de pequenas moscas brancas
- Caracóis. Comem as folhas e destroem-nas
- Oídio As folhas ficam cobertas de manchas brancas pulverulentas
- Molde. As folhas, os caules e os frutos ficam cobertos de manchas moles
- Pulgões. Danos na planta e nos frutos
RECEITAS COM ABÓBORA
A abóbora é um ótimo ingrediente para primeiros pratos, pratos principais vegetarianos e sobremesas muito especiais. Aqui estão algumas receitas retiradas do site Do Not Waste.- Lasanha com abóbora . Com caldo de legumes e queijo ralado: as crianças adoram.
- Abóbora frita. É preparado em forma de palitos, como batatas fritas, e servido com diferentes tipos de molho.
- Sopa de grão-de-bico e abóbora . Uma das sopas mais saudáveis e mais saborosas ao mesmo tempo.
- Hambúrguer de abóbora . Excelente alternativa à carne.
- Biscoitos com abóbora . Ideal para o pequeno-almoço e para acompanhar uma chávena de chá à tarde.
DESCOBRIR TAMBÉM COMO CULTIVAR:
- Beringelas
- Tomates
- Aboborinhas
- Cenouras
- Cogumelos
- Couve-flor
- Couves-de-bruxelas
- Cebolas
- Alho
- Alface
- Espinafres