Cozinhar por indução: como funciona e quanto se poupa

Do ponto de vista culinário, nada muda, mas muitas coisas podem mudar no que diz respeito à consumo enérgico As placas de indução são uma boa alternativa aos fogões a gás em tempos de contas de eletricidade elevadas e têm uma caraterística fundamental contra o desperdício: não perdem calor.

FOGÃO DE INDUÇÃO

Com o placa de indução não é alimentado a gás mas sim a eletricidade, a água ferve em metade do tempo e todos os tempos de preparação dos alimentos são reduzidos. Além disso, os riscos e os custos das fugas de gás são reduzidos a zero e a parte vitrocerâmica que envolve a zona de cozedura permanece fria. LEIA TAMBÉM: Como poupar dinheiro na fatura do gás

COMO FUNCIONA A COZEDURA POR INDUÇÃO

O placa de indução caracteriza-se pela presença de uma bobina, colocada exatamente por baixo de cada fogo. Quando um fogão é aceso, a corrente eléctrica passa através das bobinas criando uma campo magnético O calor exercido não cria uma chama, pelo contrário, torna-se uma fonte de aquecimento impercetível a olho nu, exceto pela cor vermelha com que o fogo do fogão em funcionamento é colorido. A temperatura é atingida em menos tempo do que com um fogão a gás e é apenas a zona de cozedura e o que é colocado por cima dela que aquece.

QUANTO SE PODE POUPAR COM A COZEDURA POR INDUÇÃO

A primeira poupança com uma placa de indução está relacionada com a eficiência: a eficiência de uma placa de indução é de 92% em comparação com a eficiência do gás, que se situa entre 40 e 50%, o que se deve ao facto de a placa de indução não ter perdas de calor. LEIA TAMBÉM: Em Veneto, a casa que custa 50 cêntimos por dia de gás e eletricidade

QUANTO CUSTA UM FOGÃO DE INDUÇÃO

A diferença de preço em relação a uma placa de fogão a gás é mínima, sobretudo se tivermos em conta os poupança de energia e, portanto, quanto pode ser amortizado na fatura no final do mês. A placa de indução é geralmente vendida na sua versão padrão Nada de exagerado se pensarmos no custo de um equivalente a gás, cerca de 200 euros, o que, com o tempo, sobretudo com a subida do preço do gás, irá certamente aumentar a fatura dos serviços públicos.

TIPOS DE PLACAS DE INDUÇÃO

A cozedura por indução é a mais recente fronteira da fogão elétrico Desde o início, estes modelos sofreram várias evoluções para atingir um nível de eficácia respeitável. Eis as principais diferenças:
  • Placa de fogão radiante Uma das versões mais antigas e também a menos eficiente, é cada vez menos utilizada e aquece lentamente com uma grande margem de perda de calor.
  • Fogão elétrico de vitrocerâmica Gera calor e transmite-o de uma placa para outra: primeiro, o calor é transferido para a placa vitrocerâmica, que por sua vez o transfere para a panela e o seu conteúdo.
  • Fogão de halogéneo Graças à tecnologia de infravermelhos, as lâmpadas de halogéneo geram calor de forma direta, permitindo tempos de cozedura relativamente curtos.
  • Placa de indução Os modelos de última geração permitem aquecer os alimentos no mais curto espaço de tempo possível com uma eficiência energética de 90 por cento.

LEIA TAMBÉM: Como poupar eletricidade

DESVANTAGENS DA COZEDURA POR INDUÇÃO

Comecemos por dizer que as vantagens superam claramente as desvantagens, mas há que ter em conta que, como já foi referido, o custo inicial é ligeiramente superior e só após a compra e ao longo do tempo é que se poderá fazer uma verdadeira comparação com os fogões a gás.

É também evidente que em países como França ou o Suíça as casas são, na prática, completamente electrificado Além disso, em vários contextos, as ligações de gás metano nem sequer estão previstas, tanto por razões ambientais como por razões de desenvolvimento direto nesse sentido.

A Itália continua a sofrer de facturas de eletricidade elevadas em relação à média europeia, sobretudo devido à falta de centrais eléctricas para a produção de energia Por este motivo, os custos de consumo de eletricidade ainda não são comparáveis aos das zonas mais baratas e funcionais situadas para lá dos Alpes.

Por último, convém recordar que, para uma placa de indução, é necessário adquirir vasos específicos Especificamente, o fundo deve ser em ferro para evitar a sua deterioração ao longo do tempo.

TAMBÉM PODE INTERESSAR-LHE:

  • Desperdício de gás devido a fugas na rede
  • Como escolher o fornecedor de gás mais conveniente
  • Panelas de pressão economizadoras de gás
  • Como utilizar menos gás na cozinha
Rolar para o topo