Cozinha circular, todos os segredos e as melhores receitas. Zero desperdício, grandes poupanças e muita diversão na cozinha (foto)

COZINHA CIRCULAR

Há escassez de alimentos numa parte não negligenciável do mundo, o objetivo da Agenda de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de erradicar a fome até 2030 está a recuar e, entretanto, continuamos, embora em menor grau do que no passado, a desperdício de alimentos Daí as enormes oportunidades oferecidas pelo cozinha circular .

LEIA TAMBÉM: A nossa secção "Restos de cozinha" com muitas receitas saborosas

O QUE É A COZINHA CIRCULAR

Antes de mais, o que é a cozinha circular Simples: reutilizar materiais primeiro onde sobram e, por conseguinte, não as desperdiçam; utilizar os mesmos ingredientes de formas diferentes Somando tudo, é bem-vindo ao estilo de vida, em casa e fora dela, Não Desperdice.

Um estilo de vida que, na cozinha, se traduz também em criatividade, se falarmos do que fazemos nas nossas casas, e em bons resultados económicos, se considerarmos os custos que os proprietários de restaurantes, tascas e bares que também servem pratos variados têm de enfrentar. A começar pelo pessoal, que, se não formos malandros e o mantivermos "fora da contabilidade", só por si vale 70% dos custospara a gestão de um clube.

Mas vejamos mais de perto, com o cozinha circular como podem ser utilizados, reciclar e retrabalhar de forma criativa, alguns restos ... ou então destinada a engrossar a já volumosa montanha de lixo que nos rodeia. Com uma ressalva prévia: a cozinha circular é uma pequena e vantajosa revolução na economia doméstica porque induz as pessoas a fazerem boas compras, a escolherem os produtos certos e a favorecerem as compras sem quilómetros.

LEIA MAIS: Não faça um escândalo em casa, não desperdice comida! Tudo é explicado de forma simples no nosso livro-manifesto

RECEITAS DE COZINHA CIRCULAR

Então, aprenda um pouco mini-receitas como as que propomos aqui, de economia circular, significa melhorar a competência e a poupança de cada um com a lista de compras:

  • Se tem o hábito de comprar laranjas A partir das cascas, pode fazer-se fruta cristalizada ou, se as secar, pode fazer-se especiarias para perfumar os seus bolos.
  • Com o folhas de alcachofra pode fazer excelentes chás de ervas que protegem o fígado; basta fervê-los durante 10 minutos.
  • I sementes de maçã podem tornar-se ingredientes para fazer bons licores, enquanto os seus pecíolos são utilizadas para fazer chás de ervas purificantes para o corpo.

  • Não deite fora o resíduos vegetais porque se podem fazer pestos ou cremes para temperar massas. Cortam-se em fatias finas, misturam-se com azeite e já está. Por exemplo, com o folhas de brócolos cozinhado a vapor, depois frito na frigideira e finalmente misturado com alho e malagueta, obtém-se um molho muito saboroso. Também se criam excelentes molhos com as partes verdes das alhos franceses , do funcho com o talos de espargos , i vagens de ervilhas e o talo de alho .
  • Com o cascas de batata do cenouras do abóboras pode fazer bem fichas quer na frigideira, quer no forno, não sem antes os aromatizar com especiarias. Ficarão estaladiços e muito convidativos.
  • Com o cascas de cenoura do aipo , do pepinos e fazer sumos nutritivos com as folhas dos legumes. Colocá-los num extrator e talvez adicionar outros ingredientes de que goste.

  • Com as cascas de legumes e frutas, faça compotas prefira produtos biológicos e utilize todos os ingredientes que quiser.
  • Bom nhoque preparado a partir de resíduos de legumes cozidos: experimente-o com brócolos e couves-flores .
  • Utilize restos de vegetais para encher o seu tartes salgadas que assim se tornam extremamente saborosos e ricos.

  • La casca de abóbora pode ser cozido e consumido juntamente com a polpa, recuperando também as substâncias valiosas e benéficas contidas nesta parte do produto. Em alternativa, pode cortá-lo em fatias finas e transformá-lo em muitas batatas fritas ou assadas. As sementes, por outro lado, podem ser secas para criar snacks que podem ser apreciados em qualquer altura, ou utilizadas para dar ainda mais sabor asaladas e bolos.
  • O alho francês Muitos utilizam apenas o caule branco, mas a parte verde também é deliciosa e, sobretudo, rica em minerais. Corte-a em rodelas, mergulhe os pedaços na massa e depois frite-os: ficarão estaladiços, originais e deliciosos anéis.
  • L' água de cozedura das leguminosas pode ser deixado arrefecer e depois utilizado para regar plantas. Em particular, o grão-de-bico pode ser utilizado para fazer merengues ou bolos especiais

  • I limões são muito versáteis: o sumo pode ser utilizado para aromatizar um bolo, tal como a casca, que também pode ser utilizada para infusões e chás. Os restos podem ser utilizados para fazer um excelente detergente para a loiça.
  • Tal como no caso do alho francês, o folhas de brócolos e de couve-flor São ricos em minerais. Faça uma infusão fervendo-os, depois recupere-os escaldando-os numa panela.
  • Cascas de banana Em vez de as deitar fora, utilize-as para fazer composto para adicionar ao solo das suas plantas domésticas, que crescerão ainda mais fortes, mais saudáveis e mais viçosas.
  • Resíduos vegetais Com os extractos ou centrifugados que sobram, faça rissóis doces crus. Em alternativa, pode adicioná-los à massa de bolos (especialmente bolos de maçã) para os tornar ainda mais saborosos. Os produtos vegetais que sobram podem depois ser utilizados para fazer hambúrgueres vegetais, timbales ou almôndegas.

O QUE SABER SOBRE A COZINHA CIRCULAR

Na cozinha, portanto, nada é deitado fora. É também a partir deste pressuposto que a filosofia seguida durante mais de três anos por A cozinha verde Viajámos muito, de África à Índia, da América à Jamaica", explica Gaia Arrigoni, terapeuta alimentar holística e fundadora da associação juntamente com Paolo Velutti, chefe de cozinha, "e quanto mais viajávamos, mais nos apercebíamos de que tínhamos de mudar.Há dez anos, decidimos virar a nossa vida do avesso: agora estamos de volta a Itália, mas com uma abordagem muito diferente, especialmente na cozinha".

Foi assim que nasceu e se desenvolveu o conceito de cozinha circular: "É uma cozinha em que não há desperdício", explica Arrigoni, "e que se alia ao conceito de alimentação circular Sei de onde vem o produto e sou eu que o cozinho: posso, portanto, segui-lo em todas as fases. Um elemento importante, porque comer bem está diretamente ligado a estar bem".

Uma abordagem que mistura diferentes ensinamentos: do cozinha macrobiótica em Dietética chinesa , de cozinha ayurvédica em receitas de frutas É por isso que os produtos frescos, biológicos, sazonais e 0 km são sempre preferidos. "Muitas vezes, as pessoas deitam fora partes de frutas e legumes que contêm substâncias e propriedades altamente benéficas, pensando que não são boas", acrescenta o especialista, "como as cascas ou os talos, que são ricos em vitaminas e minerais importantes.O objetivo da cozinha circular é, portanto, também utilizar 100 por cento do produto que a natureza oferece sem deitar fora uma única peça.

RECEITAS IMPERDÍVEIS PARA REUTILIZAR TUDO O QUE SOBRA À MESA:

  • Velouté de alcachofra: a receita preciosa de um prato muito especial que utiliza as folhas exteriores e as peles
  • Cozinhar com resíduos: duas receitas saborosas para não desperdiçar folhas de rabanete, pesto e omelete
  • Receitas com funcho: quando o desperdício é transformado num acompanhamento dietético e delicioso (foto)
  • Sopa aveludada de funcho com camarões: a receita de um prato com sabor a limão que recupera os resíduos e os transforma em novos pratos
  • Restos de frango: em vez de os deitar fora, utilize-os para fazer almôndegas, salada, massa com curgetes e até sopa (foto)
Rolar para o topo