Como utilizar lixívia sem riscos

A lixívia, se tiver mesmo de a usar, pode ser muito eficaz, mas com alguns truques. Por exemplo: separar as peças brancas das de cor, ou a linho delicado (que só deve ser lavado à mão, com lixívia, e nunca na máquina de lavar) do normal.

COMO UTILIZAR A LIXÍVIA

Bleach, para o qual existem vários alternativas naturais que lhe apresentámos, é utilizado com base num pressuposto: não pode ser combinado com outras substâncias: ácidos, amoníaco, peróxido de hidrogénio. Não existe um efeito multiplicador, mas sim o risco de um efeito destrutivo. desinfectantes são úteis, tal como é indispensável lavar as mãos com frequência, mas não se deve exagerar, caso contrário corre-se o risco de desperdiçar a sua função e causar enormes danos. Por isso, tudo depende de nós. E vejamos os aspectos mais importantes, a começar pelas várias misturas, a evitar e a ter em conta com os produtos de higiene. LER TAMBÉM: Bicarbonato, o produto natural mais eficaz para todas as tarefas diárias de limpeza doméstica

NUNCA COM ÁCIDOS

Neste caso, desenvolve-se cloro gasoso sob a forma de vapor, que é tóxico por inalação. De facto, a lixívia não é mais do que hipoclorito de sódio em várias concentrações. Lembre-se de que é um produto corrosivo, que pode danificar a pele e os olhos e que provoca lesões no esófago e no estômago se for ingerido. Quanto aos ácidos, pense nos que se encontram nos removedores de calcário para ocasa de banho e cozinha: são corrosivos e tóxicos.

NUNCA COM AMONÍACO

O amoníaco é geralmente comprado numa solução aquosa de 5 a 10% e é utilizado para limpar vidro, aço e cerâmica, mas também para desengordurar o forno. No entanto, tenha em conta que se trata de um produto tóxico e corrosivo. A lixívia, com o amoníaco, produz cloramina, muito irritante e perigosa.

NUNCA COM PERÓXIDO DE HIDROGÉNIO

Neste caso, o prejuízo para a carteira é mais importante do que a saúde. É puro desperdício: a combinação de peróxido de hidrogénio com lixívia gera oxigénio. E não desinfecta.

SÍMBOLOS DE PERIGO

São simples e claros. Como já vimos, é inútil misturar vários produtos, pois não se tornam mais eficazes e, quando muito, aumentam o risco de toxicidade. É sempre bom ventilar os locais onde os desinfectantes são utilizados e nunca os deixar sem vigilância, tal como os próprios detergentes. Não utilize os recipientes dos desinfectantes, uma vez acabados, para outros líquidos. Leia bem as instruçõesAprenda a reconhecer os símbolos de perigo, que estão bem explicados em www.cnsc.iss.it.

SEPARAÇÃO DE PEÇAS DE VESTUÁRIO

Se utilizar lixívia para lavar na máquina de lavar, tem de separar as peças de roupa. Por um lado, as peças de roupa brancas, para as quais pode utilizar lixívia clássica; por outro lado, as peças de roupa de cor com lixívia de cor. A máquina de lavar deve ser regulada para 40 graus em ambos os casos. Mas para as peças de roupa delicadas, não utilize a máquina de lavar e lave apenas à mão.

DETERGENTES "FAÇA VOCÊ MESMO" PARA A LIMPEZA DOMÉSTICA:

  1. Produtos de limpeza "faça você mesmo" com vinagre: uma solução eficaz e económica para higienizar a casa
  2. Detergentes "faça você mesmo" com ácido cítrico: muitas preparações eficazes, perfeitas para a limpeza doméstica
  3. Como limpar o seu carro de forma ecológica: detergentes "faça você mesmo" e dicas úteis
Rolar para o topo