- 10 MANEIRAS DE SER GENTIL COM OS OUTROS
- COMO É QUE ALGUÉM SE TORNA UMA PESSOA SIMPÁTICA?
- QUEM É UMA PESSOA SIMPÁTICA?
- COMO DEMONSTRAR BONDADE
- AS PALAVRAS PARA SER GENTIL
La bondade é conquistada e depois não é desperdiçada. Com pequenos gestos Marcus Aurelius, filósofo e imperador romano, chamou-lhe "a maior alegria da humanidade", e os romanos já conheciam os benefícios da bondade para a saúde, o corpo e a psique. Para ser bondoso, hoje como ontem, há certos passos fundamentais, que dizem respeito à nossa abordagem aos outros, tais como renunciar a qualquer forma deagressão.
10 MANEIRAS DE SER GENTIL COM OS OUTROS
Para atingir o objetivo da bondade, quanto mais cedo começar, mais cedo obterá os resultados certos. dez etapas intermédias todos para serem tocados, um a um.
- Aberto com os outros
A abordagem inicial, mesmo com uma pessoa que não conhecemos, deve ser inspirada desde o primeiro momento pela linguagem da gentileza: cumprimentar (recordar o nome da pessoa é um sinal tangível da nossa atenção), agradecer (obrigado é uma palavra-chave no dicionário da gentileza) e sorrir (um gesto empático, que se traduz numa procura de estados de espírito partilhados).
- Diversidade é riqueza
O pensamento único nunca fez bem aos indivíduos, aos povos e à humanidade. A diversidade de opiniões e convicções religiosas, políticas e sociais deve ser aceite e considerada como um recurso e não como um problema, para não falar, evidentemente, da diversidade de raças, de estatuto económico e de orientação sexual. A diversidade não impede que se tenha também opiniõesSó os tolos não o fazem e desperdiçam a riqueza da diversidade.
- Sem agressão
A grosseria é um desperdício puro, tal como o ressentimento: uma energia que se evapora e que nos coloca em contradições irreversíveis com os outros. Se tivermos de nos defender, façamo-lo com temperança, boas maneiras e força de convicção. Todos os caminhos que conduzem à bondade.
LER TAMBÉM: Perdão, como conceder o perdão e porque é importante
COMO É QUE ALGUÉM SE TORNA UMA PESSOA SIMPÁTICA?
Tornar-se uma pessoa amável exige um comportamento baseado no pressuposto de viver bem com os outros, nomeadamente para não acabar na areia movediça da solidão. Daí certas atitudes.
- Escuta e paciência
Plutarco dizia: não é por acaso que temos dois ouvidos e uma boca. Temos de falar menos e ouvir mais. Sempre, mesmo quando se trata de palavras com as quais não concordamos. Quanto à paciência, é um método estratégico das pessoas bondosas. Elas sabem levar o seu tempo.
- Dar crédito aos outros
Sem hipocrisia, com ligeireza e sempre com um sorriso de satisfação, uma pessoa torna-se simpática quando é capaz de reconhecer os méritos dos outros, sem se sentir inferior. Não seja mesquinho com os elogios, neste caso, e esteja também disposto a ouvir o que a pessoa a quem está a dar crédito tem para dizer.
- Comunicar sem ciúmes
Não se enraíze no seu conhecimento: espalhe-o. Não tenha ciúmes do seu conhecimento e incentive sempre a sua curiosidade: é um motor da vida que, entre outras coisas, ajuda a manter a sua mente fresca e treinada. Comunique, partilhe e passe-o adiante.
PARA MAIS: Feliz com as pequenas coisas, como estes dez gestos simples que trazem grandes prazeres
QUEM É UMA PESSOA SIMPÁTICA?
Uma pessoa bondosa é amável e tem uma sentido muito elevado de dever cívico Sente a responsabilidade de proteger e não desperdiçar a beleza que nos rodeia e ajusta-se em conformidade, de uma forma totalmente natural.
- Proteger o planeta
Parece um conceito demasiado amplo e abstrato. Pelo contrário, não se pode ser bondoso sem cultivar diariamente este verdadeiro mandamento da vida, mesmo com os gestos mais simples. Como se traduz na prática? Não poluir, não deitar lixo para o chão, reduzir o desperdício. E lembrar, sempre que possível, os três Rs: Reciclar, Reutilizar e Reparar.
- Respeitar os animais e as plantas
Outro aspeto fundamental, ligado à sustentabilidade, é a bondade. Quem é bondoso é capaz de o demonstrar não só para com os seus vizinhos, mas também na forma como trata os animais, cuida das plantas ou cultiva uma horta. Não é preciso ser um polegar verde para respeitar a vegetação, tal como não é preciso ser um campeão do clube dos animais para não os maltratar.
COMO DEMONSTRAR BONDADE
Para demonstrar bondade Num autocarro, a pessoa simpática não se esquece de dar prioridade a uma mulher ou a um idoso. O mesmo acontece ao atravessar uma porta.
- Partilhar a riqueza
Uma pessoa bondosa e abastada nunca se esquece de partilhar a sua riqueza e de a colocar também à disposição dos outros. Aliás, usufruir apenas do seu dinheiro é uma coisa muito triste e contraproducente. Pelo contrário, ver os outros felizes por causa do que podemos partilhar com eles faz-nos felizes também. A bondade tem sempre um efeito contagioso.
- Cultivar amigos
Quem é bondoso, por natureza, sabe o valor de uma amizade e o quanto ela deve ser cultivada. Com continuidade e humildade. Dedicando tempo aos outros, nem sempre com pressa se temos a oportunidade de estar com os amigos. Ouvindo-os. E nunca esperando algo em troca.
AS PALAVRAS PARA SER GENTIL
O vocabulário da gentileza tem as suas palavras-chave. Aquelas que podemos utilizar em abundância e sempre que as circunstâncias o exijam. Quais são as mais importantes? Em primeiro lugar, obrigado, de nada e desculpe. Não se esqueça da última: temos sempre dificuldade em pronunciá-la. Depois, há Como é que está? e Posso ajudar-vos? E ainda: quando pedimos algo, e queremos fazê-lo de forma simpática, não nos esqueçamos de preceder o nosso pedido com um simples díptico. Por favor.
VALORES A NÃO DESPERDIÇAR:
- Otimismo para viver com saúde e por muito mais tempo. Aqueles que pensam positivamente facilmente ultrapassam o seu 85º aniversário
- A fragilidade, a força de uma virtude que escondemos, não a desperdicemos e procuremos partilhá-la
- A temperança, ajuda-nos a fazer tudo com moderação, a não desperdiçar os nossos desejos e prazeres