Como reciclar as máscaras Covid

Se há um resíduo em que a investigação está a concentrar-se para explorar ao máximo o seu potencial de reciclagem, esse resíduo é sem dúvida as máscaras faciais. E isto por duas razões: o enorme consumo, 180 milhões de peças por hora em todo o mundo, e a quantidade de material, principalmente polipropileno, a recuperar. Mas como reciclar as máscaras faciais?

COMO RECICLAR MÁSCARAS

As experiências estão numa fase avançada, a tecnologia continua a progredir e as máscaras estão a tornar-se cada vez mais um destaque das novas economia circular. Têm um grande potencial para a construção de estradas, para a criação de novos plásticos muito duráveis, para a captação de poeiras e até para a realização de obras de arte.

MÁSCARAS PARA CONSTRUIR ESTRADAS E FAZER ASFALTO

Na Austrália, o Instituto Real de Tecnologia de Melbourne encontrou uma solução completamente inovadora: utilizar o máscaras para criar novas estradas Por cada quilómetro de asfalto, são necessários cerca de três milhões de máscaras, o que significa que podem ser eliminados de forma inteligente A Itália não ficou inativa e, graças à investigação científica, encontrou novas soluções eco-sustentáveis. De facto, o plano prevê que, para além da reciclagem de máscaras cirúrgicas, FFP2 e FFP3, possam ser eliminadas batas e outros dispositivos utilizados durante a pandemia de Covid-19. Supra EPI de utilização única Asfalto reforçado, é um projeto ambicioso que procura identificar um método específico no como reciclar máscaras batas e materiais descartáveis em tecido não tecido.

LEIA TAMBÉM: Máscaras no mar, já mais do que medusas, e agora 2 mil milhões de peças para eliminar

MÁSCARAS PARA O FABRICO DE VISEIRAS DE PROTECÇÃO E DE ABRE-PORTAS

A empresa francesa Plaxtil promoveu uma alternativa totalmente original, misturando materiais sintéticos com resinas para obter um novo composto plástico. Concretamente, o projeto levou à criação de abridor de portas, ou seja, ferramentas especificamente concebidas para abrir portas sem contacto direto com puxadores e viseiras de proteção ainda em uso para combater a propagação do vírus.

MÁSCARAS DE TUBOS E MOBILIÁRIO EXTERIOR

Os Estados Unidos emergem com a multinacional TerraCycle A empresa recolhe dispositivos de segurança anti Covid, tais como:
  • Máscaras
  • Luvas descartáveis
  • Viseiras de proteção

Em seguida, efectuam uma espécie de quarentena de três dias nos resíduos e separam os diferentes materiais. Finalmente, os Polipropileno O plástico, um poluente que compõe mais de 90% das máscaras que usamos, é processado de tal forma que se torna útil para a criação de novos materiais, como mobiliário de exterior, tubos e outros objectos de plástico.

MÁSCARAS QUE SE TRANSFORMAM EM PELLETS

A empresa canadiana Vitacore Em vez disso, procura reutilizar máscaras cirúrgicas e até dispositivos médicos mais pesados para eliminar os resíduos de uma forma amiga do ambiente. Em particular, à questão de como reciclar máscaras, a empresa sediada em Burnaby, Vancouver, respondeu com um plano preciso: transformando todos os materiais recolhidos em pellets Mais especificamente, num material plástico que pode ser utilizado para vários fins.

MÁSCARAS PARA OBJECTOS DE ARTE

Pode parecer inacreditável, mas as máscaras também se tornaram inspiração para os artistas. E como que por magia, transformaram-se em verdadeiras obras de arte, que podem ser expostas em casa. Por exemplo, o talento levou um jovem estudante da Coreia do Sul a criar bancos com três pernas. Mas como? Reciclando bem 10.000 máscaras usadas e não só uma tonelada de inutilizáveis Resultado: arte mais criativa, menos desperdício e menos menos poluição .

LER TAMBÉM: Pandemia e danos ambientais, boom do plástico: temos de eliminar 129 mil milhões de máscaras por mês

MÁSCARAS BIODEGRADÁVEIS

Para além de um desenvolvimento da investigação para resolver o problema do consumo e da poluição das máscaras e dos resíduos gerados para a Covid-19 O mundo também está ativo na frente das soluções biodegradáveis. De facto, continuar a colocar no mercado produtos difíceis de gerir torna tudo mais complexo, para além de poluir e agravar as já difíceis condições do planeta. Por esta razão, algumas realidades estão a encontrar novos materiais que podem reduzir o impacto ambiental e diminuir os resíduos. Na Suíça, por exemplo,o Instituto de Tecnologia de Lausanne está a testar um novo plástico feito de 99% de biomassa Mas o problema que não permite o arranque é ditado pelo custos de produção elevados que, até à data, tornam a maioria das novas ideias inadequadas.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

MÉTODOS ALTERNATIVOS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO:

  • Borras de café para pellets e fertilizantes. E para eliminar resíduos
  • Como reciclar máscaras descartáveis: para que possam ser utilizadas na construção de estradas de asfalto
  • Reciclagem de t-shirts usadas
  • Como reciclar pneus de automóveis
  • Como reciclar os sacos de compras e de plástico
Rolar para o topo