Como medir a tensão arterial e quando é necessário

La tensão arterial é um importante indicador do nosso estado de saúde. A monitorização é considerada um controlo de rotina. Esta, de facto, combinada com um exame médico, permite verificar se os valores, máximos e mínimos, se encontram no intervalo normal. Mas, acima de tudo, estabelece que o tensão arterial l Mas como é que se mede a tensão arterial? Com que instrumentos? E qual é considerada a melhor altura para o fazer?

COMO MEDIR A PRESSÃO

A medição da tensão arterial deve, em geral, ser efectuada por um médico que possa fornecer informações mais pormenorizadas sobre os valores. No entanto, é boa prática aprender a utilizar instrumentos para medir a tensão arterial mesmo em casa . - I valores de pressão são de facto fáceis de compreender e podem mesmo ser identificados pela própria pessoa. A norma pretende que os pressão sistólica foi inferior a 140 mm Hg e o pressão diastólica em 80 mm Hg . - Medição da tensão arterial é uma operação que deve ser efectuada estender o braço num avião, mesmo ao nível do peito e, portanto, também ao nível do coração - O doente deve estar calmo não deve ter feito uma refeição grande durante, pelo menos, meia hora e, nos 3-4 minutos anteriores à medição, não deve ter tido qualquer atividade - Mas quais são os instrumentos para medir a tensão arterial e como pode fazê-lo em casa? LER TAMBÉM: Porque é que o fígado produz demasiado colesterol

INSTRUMENTOS PARA MEDIR A PRESSÃO

O instrumento para medir a tensão arterial chama-se esfigmomanómetro O dispositivo está equipado com um bracelete de lona que permite o ajustamento à volta do braço; - No interior, existe um tubo interior que é accionada por uma bomba, ligada por um tubo ao instrumento para permitir ao médico ou à própria pessoa insuflar ou esvaziar o tubo interior; - Além disso, o esfigmomanómetro de mercúrio está equipado com um coluna graduada comunicação do valores da tensão arterial do paciente. - Atualmente o monitor de tensão arterial mais fiável utilizado pelos médicos Mas há também vários alternativas automáticas e electrónicas que, embora não sejam considerados dos mais exactos, podem ser úteis para a auto-medição em casa . LER TAMBÉM: Tensão arterial elevada: causas, remédios e prevenção

COMO MEDIR A TENSÃO ARTERIAL POR SI PRÓPRIO

Partindo do princípio que, tanto no médico como em casa, devem ser seguidas directrizes básicas, nomeadamente
  • Olhar fixo sentado
  • Ser calmo
  • Relaxamento das pernas e dos pés
  • Estender o braço sobre uma superfície horizontal e para ALTURA DO CORAÇÃO
  • Ficar permanecer imóvel e em silêncio durante pelo menos 2-3 minutos antes da medição

La medição da tensão arterial é uma operação que deve ser efectuada de acordo com um critério preciso.

Antes de mais, é melhor medir a pressão mal acordado e pouco antes do jantar Em segundo lugar, é bom seguir uma plano de auto-medição da pressão .

Para ter uma ideia, como recomendam vários médicos, é preferível efetuar medições programadas durante uma semana, nomeadamente duas medições de manhã e duas à noite.

Uma vez terminado o ciclo semanal de medições, deve ser calculada a média dos valores obtidos, mas descartando os do primeiro dia. Se a média das medições efectuadas no domicílio indicar valores normais de tensão arterial, não será necessário tomar qualquer outra medida.

Se, por outro lado, os valores médios excederem 135 mm Hg para a sistólica e o 85 mm Hg para a diastólica, deve consultar um médico, pois estará na presença do hipertensão .

LER TAMBÉM: Hipertensão arterial: prevenção diária e nutrição

APLICAÇÃO PARA MEDIR A TENSÃO ARTERIAL

Existem vários Aplicação de tensão arterial No entanto, as aplicações para smartphones concebidas para este fim não são fiáveis As aplicações que podem medir a tensão arterial de forma mais fiável são apenas aquelas que permitem associar dispositivos médicos inteligentes. Estes instrumentos são aprovado pelo mundo médico-científico e são especialmente criados para medir a tensão arterial Em todos os outros casos, as leituras da tensão arterial com o dedo ou com o batimento cardíaco devem ser consideradas pouco fiáveis e mesmo perigosas A razão é que podem levar o doente a relaxar devido a medições normais mas erradas, atrasando efetivamente um diagnóstico eficaz por um médico competente.

QUANDO MEDIR A TENSÃO ARTERIAL

A melhor altura para medir a tensão arterial é quando se está mais calmo e relaxar Especificamente, em de manhã, logo que acorda ou à noite, pouco antes do jantar .

Para obter valores fiáveis De facto, é preciso ter em conta que o organismo não deve estar fatigado. Ao mesmo tempo, a pessoa não deve ter comido uma refeição completa e, mesmo que queira, é melhor esperar pelo menos meia hora depois de comer.

VALORES NORMAIS DE PRESSÃO

A tensão arterial tem alguns valores de referência que podem ser considerados normais e outros que devem ser mantidos sob controlo. Sociedade Italiana de Hipertensão , SIIA O fabricante do equipamento de proteção individual, o seu representante, colocou no local os valores de pressão normal, óptima e acima da gama da seguinte forma: - - -
Ótimo <120 80
Na norma 130 <85
Normal - elevado 130 - 139 85 - 89
Hipertensão (limítrofe) 140 - 149 90 - 94
Hipertensão de grau 1 (ligeira) 150 - 159 95 - 99

PARA MAIS:

  • Pressão arterial: como aumentá-la e prevenção
  • Caminhar em conjunto diminui o risco de AVC e depressão e melhora o nosso humor
  • Tensão arterial elevada - como baixá-la naturalmente
Rolar para o topo