Como é que os peixes se movem na água

COMO OS PEIXES SE MOVEM

Como é que os peixes se movem? O que é que eles usam, apenas as barbatanas? São perguntas que ouvimos frequentemente das crianças, mas que também preocupam os adultos. E nem sempre somos capazes de dar respostas convincentes. Somos ajudados por um livro verdadeiramente extraordinário, intitulado O Livro do Mar (Edições Electa-Mondadori), onde Yuval Zommer conta, através de desenhos, placas e narrações especialmente concebidas para as crianças, tudo o que precisamos de saber sobre os animais marinhos. Diz Zommer: "A partir daqui, começando com histórias e ilustrações, esperamos que as crianças, ao entrarem em contacto com animais e plantas, desenvolvam rapidamente a sua própria sensibilidade para cuidar e respeitar o ambiente".

LEIA TAMBÉM: Peixes dourados, nunca os liberte em rios ou lagos, eles destroem o ambiente e causam enormes danos

COMO OS PEIXES NADAM

Voltando ao movimento dos peixes, Zommer conta como os animais marinhos se movimentam de várias maneiras. Alguns usam o barbatanas outros são impulsionados pela água e oscilar gentilmente.

De um modo geral, os peixes nadam em cardume por uma razão fundamental: poupar energia. E a forma mais eficaz de o fazer, como descobriu um estudo do Instituto Max Planck de Comportamento Animal, é o "efeito turbilhão". Na prática: o peixe que nada à frente do outro cria um turbilhão, um vórtice de ar, através do movimento da barbatana caudal. O que vem atrás aproveitapara serem empurrados, poupando assim a energia necessária para se deslocarem.

MOVIMENTO DOS PEIXES

Em geral, a velocidade depende do corpo e da técnica de natação, mas existem cinco tipos mais comuns de movimentos dos animais marinhos.

O impulso das barbatanas. Os peixes deslocam-se graças às contracções dos músculos e ao impulso da barbatana caudal. As outras barbatanas funcionam como leme. O cavalo-marinho é o único peixe que nada verticalmente, muito lentamente e com barbatanas pequenas.

Serpentes marinhas. As serpentes marinhas e as enguias, de facto, nadam e depois avançam na água, movendo o corpo em rápidos solavancos em forma de S.

Estilo golfinho. Não é por acaso que no desporto da natação existe também o estilo golfinho: é retirado dos movimentos no mar de certos animais que o habitam. Os golfinhos, as focas, as baleias e as tartarugas movem-se precisamente com o estilo golfinho. O que significa isto? Estão equipados com barbatanas muito largas, semelhantes a remos, e são perfeitos para nadar com muita energia e boa velocidade.

O movimento de sucção. Os mestres neste tipo de movimento são as medusas, que sugam a água e, com este movimento de boca e respiração, conseguem impulsionar-se para a frente.

Motor a jato. O polvo, por seu lado, move-se graças à água que aspira e que depois ejecta através de um tubo chamado "sifão". Desta forma e com este exercício, avança muito rapidamente e consegue escapar aos caçadores arrastando os seus tentáculos.

EM QUE DIRECÇÃO NADAM OS PEIXES?

Os peixes nadam, na sua maioria, em linhas horizontais, quando se deslocam em linhas verticais pode ser sinal de algum problema ambiental. Se a barbatana caudal é o órgão de movimento, a barbatana dorsal, ao longo do corpo, permite ao peixe não se virar e manter o equilíbrio durante a natação,através das guelras, que se abrem e fecham ritmicamente.

OS PEIXES FALAM?

Foi descoberto, sobretudo graças à investigação do cientista Shahriman Ghazali, da Universidade de Auckland, que os peixes têm uma linguagem própria. Falam. Com grunhidos, chilreios e estalos. E falam de quê? De comida, de perigos, de acontecimentos no seu território e até de sexo. Por exemplo, um zumbido bastante contínuo, semelhante ao ruído do frigorífico,À luz desta investigação, que cada vez mais se aprofunda na linguagem dos peixes, podemos agora considerar obsoleto o velho ditado "és burro como um peixe".

O QUE É QUE SIGNIFICA QUANDO OS PEIXES ESTÃO À SUPERFÍCIE?

Se o peixe vier à superfície, pode haver dois problemas: o oxigénio escasseia e o CO2 na água aumenta: este fenómeno é comum nos aquários, quando se vêem peixes dourados a subir à superfície. Houve um aumento excessivo de nitritos e o peixe precisa de respirar melhor. Se, por outro lado, o peixe ficar preso no fundo, significa que há problemas de bexiga,algum órgão aumentou de tamanho, ou há uma infeção em curso.

HISTÓRIAS DE PEIXES EXTRAORDINÁRIOS :

  1. Os golfinhos falam como os humanos, em termos de tempo, pausas e voz (vídeo)
  2. Ellie, a criança deficiente que aprendeu a nadar graças a Winter, um golfinho sem cauda
  3. A toninha, o golfinho mais pequeno do mundo, está a desaparecer e a culpa é da pesca ilegal (foto)
  4. Salvar baleias da extinção com drones: o projeto Ocean Alliance (Foto e Vídeo)
Rolar para o topo