- COMO CULTIVAR SALSA EM VASOS
- PROPRIEDADES DA SALSA
- BENEFÍCIOS DA SALSA
- COMO CULTIVAR SALSA
- SEMEADURA DE SALSA
- COM QUE FREQUÊNCIA SE REGA A SALSA?
- COLHEITA DE SALSA
- COMO UTILIZAR A SALSA
COMO CULTIVAR SALSA EM VASOS
O salsa (Petroselinum hortense ou Petroselinum sativum) pertence à família das Apiaceae e é cultivada em quase todas as hortas desde a antiguidade. Os antigos Gregos por exemplo, utilizavam-na para fins medicinais e decorativos: as coroas dos vencedores dos jogos do Istmo e de Nemean eram feitas de salsa tecida. Romanos foram os primeiros a utilizá-lo na cozinha, mas apenas para eliminar maus cheiros ou como medicamento para intoxicações.
Nomeadamente, A salsa é uma planta bienal quando cultivada, perene na natureza, pode ser semeado durante todo o ano e colhido dois a três meses mais tarde Pode ser armazenada em recipientes herméticos depois de secar as folhas. Em alternativa, pode congelá-la depois de a lavar e secar bem. Para a manter sempre fresca e à mão, pode cultivar uma muda de salsa e deixá-la crescer luxuriantemente num vaso na sua varanda ou no jardim.
LER TAMBÉM: Como cultivar pepinos em vasos, no jardim e no terraço: um guia com todas as informações
PROPRIEDADES DA SALSA
As folhas frescas de salsa contêm ferro, cálcio, fósforo, vitamina K e vitaminas A e C em quantidades superiores às encontradas nas laranjas. Esta erva aromática tem um efeito positivo nas funções do fígado Ajuda a purificar o organismo, estimula a digestão, elimina pequenos cálculos renais e é anti-anémico graças à presença do ferro . também está a ser considerado diurético e depurativo a salsa é particularmente indicada para o reumatismo, os edemas e a retenção urinária.
BENEFÍCIOS DA SALSA
Mas não é tudo: a salsa também é rica em flavonóides antioxidantes e tem efeitos purificantes, anti-sépticos e antiespasmódicos. É também rico em beta-caroteno uma substância antioxidante que é particularmente benéfico para a saúde da pele e dos olhos. O elevado teor de vitamina C tem um efeito protetor e antioxidante, contrariando a ação de radicais livres Com o uso diário mas moderado de salsa, o sistema imunitário é reforçado.
PARA MAIS: Trabalhos a efetuar na horta durante o mês de abril e flores a cultivar no jardim
COMO CULTIVAR SALSA
A salsa é uma planta perfeita para ser cultivada em vasos: lembre-se, no entanto, que as suas raízes são profundas, por isso é uma boa ideia comprar um vaso grande e profundo. Não tem condições especiais de crescimento, suporta climas temperados e cresce bem mesmo num peitoril de janela. Coloque o vaso numa área preferencialmente solarenga (mas à meia-sombra quando é verão)para favorecer e acelerar o processo de crescimento, que pode variar, consoante a temperatura, de 10 dias a três semanas.
SEMEADURA DE SALSA
Espalhe as sementes de salsa uniformemente no vaso: elas germinam lentamente e demoram cerca de um mês. Para conseguir uma germinação mais rápida, mergulhe-as durante a noite em água antes de as plantar e depois enterre-as a 1 cm de profundidade. Após 4 a 5 semanas, as primeiras pequenas folhas começarão a brotar. sementeira pode obter numerosas mudas de salsa investindo apenas alguns euros.
COM QUE FREQUÊNCIA SE REGA A SALSA?
A salsa precisa de água, mas é inútil exagerar no desperdício. A planta deve ser regada com a método de aspersão periodicamente, e sem esperar que a terra seque entre uma rega e outra. Caso contrário, corre o risco de ver a sua planta queimar. Pelo contrário, se regar em excesso, vai provocar uma estagnação prejudicial na base da planta. A monda, com a ajuda de um simples ancinho, deve ser feita de dois em dois meses para eliminar as ervas daninhas.COLHEITA DE SALSA
A salsa cultivada em outubro será colhida em março e, como a planta é bienal Em junho, deve ser podada para permitir o crescimento das novas folhas. Regar as plântulas frequentemente, todos os dias, em pequenas doses: o solo deve estar sempre húmido As plântulas, uma vez cortadas, voltam a crescer e produzem folhas novas e frescas, prontas para temperar os pratos.
COMO UTILIZAR A SALSA
Existem dois tipos de salsa: a folha larga e folha encaracolado mais doce e menos utilizado, especialmente indicado para a decoração de pratos. infusão A base de salsa é excelente para dar brilho ao cabelo: utilize-a após a lavagem. Por fim, a chá de ervas A salsa ajuda a acalmar os nervos e alivia as dores. Beber uma chávena 2-3 vezes por dia, sem açúcar e sempre a conselho do médico .
Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!
ERVAS PARA CULTIVAR NO JARDIM :
- Manjericão, como cultivá-lo em vasos na varanda. Valioso na cozinha, mas também para a saúde
- Como cultivar o alecrim em casa, em vasos na varanda ou na horta
- Como cultivar salva em vasos na varanda: cuidado com o alagamento